Por que o conteúdo não pode ficar de fora do seu plano de ação? Listamos 5 vantagens do marketing de conteúdo que você precisa conhecer hoje mesmo!
TOP 5 vantagens do marketing de conteúdo para você aproveitar
A lista de vantagens do marketing de conteúdo inclui: aumento do tráfego de consumidores no site, melhoria na experiência do cliente, redução de custos, geração de leads mais qualificados e ampliação da taxa de conversão.
Uma das formas de comprovar o tamanho do sucesso dessa estratégia é observando seu uso nas empresas.
Nesse cenário, temos números animadores, por exemplo, o relatório do Content Marketing Institute mostra que 73% dos profissionais de marketing B2B e 70% dos profissionais B2C usam o conteúdo como parte de sua estratégia.
Mas, e os clientes? Será que eles realmente consomem o conteúdo produzido pelas empresas?
Relatórios como o Demand Gen Report Content Preferences Study, indicam que sim. Segundo ele, 70% dos consumidores relatam consumir pelo menos três conteúdos antes de fazer uma compra
E, ai, quantos conteúdos de valor você tem para oferecer para esses compradores?
Será que o material que sua empresa está produzindo, é relevante para seus clientes?
Essas são perguntas que você precisa responder, especialmente se está em busca de como planejar o marketing de conteúdo.
Para não restar dúvidas de que essa é uma estratégia que precisa ser introduzida no seu plano de ação, confira, a seguir, as principais vantagens do marketing de conteúdo.
Aproveite também para descobrir o como calcular o ROI e tenha acesso a um passo a passo prático de como realizar um bom planejamento.
Boa leitura!
5 vantagens do marketing de conteúdo que você precisa conhecer
Na lista de vantagens do marketing de conteúdo podemos incluir:
- Ampliação do tráfego do site ou e-commerce
- Otimização das etapas da jornada do cliente
- Geração de mais leads qualificados
- Aumento das vendas nos pontos comerciais
- Redução do custo de investimento
Continue lendo e entenda melhor cada um desses pontos.
1. Amplia o tráfego do site ou e-commerce
Nove em dez brasileiros pesquisam online antes de comprar, é o que revelou uma pesquisa do Google.
Grande parte dessas consultas são feitas em mecanismos de busca como o próprio Google e o Bing, por exemplo.
Logo, estar bem posicionado na lista de resultados que a plataforma oferece ao usuário é um fator primordial para levar essas pessoas para as páginas do seu site ou e-commerce.
Um relatório da First Page Sage mostrou que a primeira posição de um resultado de busca recebe mais cliques do que os resultados de número 3 a 10 combinados!
E se você está pensando que o tráfego se resolve com anúncios, saiba que o mesmo estudo indicou que, o primeiro lugar orgânico de uma pesquisa, conquistado por meio de uma estratégia de SEO, recebe, em média, 19 vezes mais cliques do que o principal resultado patrocinado.
Ou seja, abrir mão das posições de resultados orgânicos, não é uma boa ideia para sua estratégia.
Dentro desse objetivo, o conteúdo é essencial. Quando você cria continuamente material relevante, que responde às perguntas dos usuários, aumenta suas chances de conquistar classificações mais altas na página de resultados.
É claro que o SEO não é só sobre marketing de conteúdo, mas sem ele dificilmente você terá indicadores positivos nesse sentido.
Para que você possa aprofundar um pouco mais neste assunto deixamos uma indicação extra de material: Boas práticas de SEO: 7 para usar na estratégia de marketing digital!
2. Otimiza a jornada do cliente
A maioria de seus clientes não estará pronta para comprar na primeira vez que ouvirem falar de sua empresa.
As pessoas passam por um processo de tomada de decisão antes de se comprometerem com uma compra.
Dependendo do tipo de produto ou serviço que você comercializar, esse ciclo de pesquisa poderá ser maior ou menor.
Por isso, é importante que ao criar sua estratégia, você pense em um funil de conteúdo que atenda a jornada de compra do cliente.
Dessa forma, poderá criar materiais eficientes, que ajudem essas pessoas a avançarem desde a descoberta de um problema até a decisão pela compra da solução que a sua companhia oferece.
3. Gera leads qualificados
O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental na geração de leads qualificados, ao:
- envolver potenciais clientes ao longo de sua jornada de compra;
- criar materiais que atendam as demandas das personas da marca;
- atrair as pessoas certas até suas páginas;
- desenvolver materiais ricos como e-books e planilhas, que estimulam os usuários a compartilharem seus dados pessoais.
Por sua vez, a captação de leads auxilia a empresa a fazer mais vendas, por um custo mais baixo, especialmente se compararmos o valor de campanhas de anúncios pagos, como os anúncios do Facebook Ads.
Isso acontece porque, com o lead em mãos, é possível fazer campanhas de e-mail marketing, nutrindo esses contatos até que estejam prontos para comprar. Esse tipo de ação ajuda, entre outras coisas, a aumentar o ROI de marketing.
4. Aumenta as vendas
Antes de concretizar qualquer compra, o cliente precisa:
- perceber que tem um problema;
- pesquisar sobre possíveis soluções;
- tomar uma decisão.
O marketing de conteúdo ajuda em todos esses estágios, contribuindo para que os clientes em potencial construam um relacionamento com a marca.
Além disso, o marketing de conteúdo contribui para o aumento das vendas:
- atraindo tráfego qualificado para o site ou e-commerce;
- fornecendo provas sociais;
- usando gatilhos mentais que aceleram a tomada de decisão;
- solucionando dúvidas;
- quebrando objeções;
- personalizando a experiência de cada lead;
- melhorando a experiência com a marca e muito mais.
5. Reduz o custo
O marketing de conteúdo custa 62% a menos do que o marketing tradicional, é o resultado da pesquisa da DemandMetric.
Algumas das razões para isso, incluem a redução da dependência de publicidade paga e a construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Nesse sentido, entre as vantagens do marketing de conteúdo estão:
- custo por lead (CPL) mais baixo;
- redução da dependência de publicidade paga;
- resultados a curto, médio e longo prazo;
- redução de custo por aquisição de clientes (CAC) e mais.
Contudo, é importante lembrar que, embora o marketing de conteúdo reduza os custos em algumas áreas, ele também exige investimento de tempo e recursos na criação de conteúdo de qualidade e na manutenção de uma estratégia consistente.
Como calcular o ROI do marketing de conteúdo
Já que citamos a redução do custo ao listarmos as vantagens do marketing de conteúdo, que tal aprofundarmos um pouco mais em relação ao cálculo do ROI dessa estratégia?
O ROI é um indicador que mede o retorno sobre investimento de uma campanha. Em outras palavras, ele indica quando você obteve de faturamento a partir do valor aplicado na realização de uma tática de marketing.
Afinal, ações de marketing de conteúdo exigem investimentos, por exemplo, o custo da hora do profissional que executou a campanha.
Logo, saber o valor de custo e o valor de retorno, te ajuda a identificar se uma campanha foi bem sucedida, ou não.
A partir dessa informação, algumas decisões podem ser tomadas, por exemplo, a continuidade ou não de uma estratégia.
Mas, afinal, qual é a fórmula do ROI do marketing de conteúdo? A resposta é:
ROI do marketing de conteúdo = [(Retorno – Investimento)/ Investimento] x 100
Ou seja, imagine que uma campanha de marketing de conteúdo trouxe um montante de R$5.000 em vendas e que o custo que a empresa teve com essa mesma estratégia foi de R$1.000.
Nesse cenário, temos:
ROI do marketing de conteúdo = [(5000 – 1000)/ 1000] x 100
ROI do marketing de conteúdo = [(4000)/ 1000] x 100
ROI do marketing de conteúdo = 4 x 100
ROI do marketing de conteúdo = 400
O número indica que o ROI da campanha foi de 400%, em outras palavras, a cada R$1 investido, a empresa recebeu R$4 de retorno.
Lembre-se que ROI não é sinônimo da lucratividade, afinal, existem custos que a sua empresa possui, que não são contabilizados na fórmula acima. Lucro e ROI são dois indicadores distintos.
Como planejar o marketing de conteúdo?
Planejar o marketing de conteúdo é essencial para o sucesso de qualquer estratégia, nesse sentido é necessário:
- Definir seus objetivos
- Conhecer seu público-alvo
- Pesquisar palavras-chave
- Definir as ações de marketing de conteúdo
- Criar um calendário editorial
- Produzir conteúdo de qualidade
- Otimizar para SEO
- Promover o material
- Mensurar o desempenho
- Ajustar e melhorar as táticas
O planejamento e a execução correta de cada uma dessas etapas é essencial na busca por todas as vantagens do marketing de conteúdo que listamos neste guia. Para colocar tudo isso em prática você vai precisar de profissionais capacitados, treinados e experientes, que consigam montar estratégias e aplicá-las, em busca da melhoria contínua.
Nesse cenário, te apresentamos a a/b ab, uma agência digital completa, onde você encontra um departamento especializado na criação de estratégia e produção de conteúdo. Geramos resultados escaláveis e sustentáveis para a aquisição de clientes da empresa. Curtiu? Então, entre agende uma conversa com nossos especialistas e entenda tudo o que podemos fazer por você e seu negócio.