Tipos de palavra-chave do Google Ads e quando usar cada um?

Tipos de palavra-chave do Google Ads que dizem respeito à intenção do usuário ou por correspondência. Conceitos, benefícios e quando usar cada uma.

Tipos de palavra-chave do Google Ads: otimize a sua campanha!

Conhecer os vários tipos de palavras-chave no Google Ads é fundamental para o sucesso das campanhas de publicidade, especialmente, as estratégias de anúncios de busca. 

Afinal, ao montar a sua campanha de pesquisa Google Ads ponderando sobre o tipo de keyword que está sendo cadastrado para atrair consumidores, você terá melhores resultados como:

  • segmentação mais eficiente, ao escolher palavras-chave específicas para alcançar usuários com variados níveis de intenção, desde aqueles que estão pesquisando informações até aqueles que estão prontos para comprar;
  • alcance adequado, evitando gastos desnecessários em cliques irrelevantes;
  • relevância dos anúncios, aumentando a probabilidade deles serem mostrados a usuários realmente interessados no que você oferece;
  • otimização contínua, ao permitir identificar o que funciona melhor para o seu negócio e a ajustar suas estratégias conforme necessário, e mais.

Diante de todas essas vantagens, a pergunta que fica é: quais são os tipos de palavra-chave?

Continue lendo e entenda a resposta. 

Tipos de palavra-chave Google Ads sobre a intenção do usuário 

A primeira maneira de divisão entre os tipos de palavras-chave do Google Ads é considerá-las quanto a intenção do usuário que conduz a pesquisa. Nesse sentido, podemos dividi-las em quatro: transacionais, comerciais, navegacionais e informativas. 

1. Palavras-chave transacionais

As palavras-chave transacionais indicam que o usuário está pronto para fazer uma compra, solicitar um serviço ou realizar algum outro tipo de ação, como baixar um ebook (e se tornar um lead da sua base de contatos).

Alguns exemplos de palavras-chave transacionais incluem:

  • “Comprar tênis esportivos”
  • “Contratar serviço de pintura para casa”
  • “Orçamento instalação ar condicionado”
  • “Melhor preço Iphone”
  • “Entrega de pizza delivery”

2. Palavras-chave comerciais

Palavras-chave comerciais são aquelas que indicam que o usuário está em busca de informações sobre produtos ou serviços antes de realizar uma transação. Geralmente, isso significa que ele está no meio do funil de vendas.

Ele ainda não está pronto para fazer uma compra, mas está considerando as opções do mercado antes de tomar uma decisão.

Aqui estão cinco exemplos de palavras-chave comerciais para campanhas no Google Ads:

Ao organizar uma campanha de pesquisa no Google visando atrair essas pessoas, considere empregar termos como o “melhor”, “avaliações” ou “comparar” e o nome do produto ou serviço que você vende. Veja os exemplos abaixo:

  • “Melhores notebooks para home office”
  • “Avaliações de cafeteiras de cápsula para casa”
  • “Melhores carros elétricos 2023”
  • “Comparativo de planos de seguro viagem”
  • “Ofertas de passagens aéreas para Europa”
  • “Preço de notebooks Dell Core i7”
  • “Melhores hotéis em Nova York”
  • “Comprar vestidos de festa online”
  • “Máquinas de lavar mais vendidas”

3. Palavras-chave navegacionais

As palavras-chave de navegação indicam que o usuário está procurando por um determinado site ou marca.

Essas palavras-chave geralmente incluem nomes de empresas ou URLs de sites e também podem incluir termos como “login”, “suporte” ou “contato”.

Confira alguns exemplos de palavras-chave navegacionais para organizar a estrutura da sua campanha no Google Ads:

  • “Login no Facebook”
  • “Instagram oficial”
  • “Apple iPhone suporte”
  • “Netflix catálogo”
  • “Amazon rastreamento de pedidos”
  • “WhatsApp web”
  • “Adidas loja online”
  • “Google Drive login”

4. Palavras-chave informativas

Palavras-chave informativas são aquelas nas quais os usuários estão buscando informações sobre determinados tópicos ou assuntos, mas não necessariamente têm a intenção de realizar uma transação imediata.

Geralmente, esse tipo de pesquisa é realizada por quem está no topo do funil de conversão, tendo apenas iniciado a sua jornada de compra. 

Entretanto, como você bem sabe, esse tipo de consumidor também é muito importante para a companhia. Logo, é interessante que você inclua estratégias para atraí-los para sua empresa, já nesses primeiros momentos.

Essas palavras-chave podem incluir:

  • guias de instrução;
  • tutoriais;
  • análises;
  • notícias ou qualquer outro tipo de conteúdo que forneça informações.

Entre os exemplos de palavras-chave informativas estão:

  • “Como perder peso rapidamente”
  • “Benefícios da meditação”
  • “O que é marketing digital”
  • “Cuidados com a pele no verão”
  • “Tendências de moda primavera/verão”
  • “Como economizar dinheiro para viajar”

Entendendo esses quatro tipos de palavras-chave para Google Ads, seguimos para te apresentar outras quatro opções relacionadas a correspondência dos termos buscados e inseridos em um anúncio. Confira.

Tipos de palavra-chave do Google Ads por correspondência 

Como disse acima, outra forma de dividir os tipos de palavras-chave no Google Ads é a partir da correspondência delas. Nesse caso, são quatro tipos: ampla, de frase, exata e negativa.

Entenda mais sobre cada uma delas, a seguir.

1. Correspondência Ampla

Uma correspondência ampla de palavras-chave ocorre quando seus anúncios são exibidos para consultas que empregam termos relacionados às expressões que você cadastrou ao criar sua campanha. 

Ou seja, campanhas com correspondência ampla podem surgir para buscas que não contêm necessariamente os termos exatos definidos na criação da campanha.

Nesses casos, se você definir como palavra-chave smartphone 128GB, seu anúncio poderá ser exibido em consultas sobre capas para celular para Iphone, por exemplo.

Uma correspondência ampla de palavras-chave ajuda você a alcançar um público maior. Por outro lado, as pessoas impactadas não são qualificadas. Afinal, os termos que pesquisam estão apenas relacionados à sua palavra-chave, mas não são iguais a ela. 

Para distribuir seus anúncios, o Google considerará:

  • as atividades de pesquisa do usuário
  • o conteúdo da sua página de destino;
  • as outras palavras-chave que fazem parte do seu grupo de anúncios.

É o tipo padrão do Google Ads e funciona melhor com lances inteligentes.

2. Correspondência de Frase

Uma correspondência por frase ocorre quando as expressões usadas pelo usuário podem conter outras palavras antes ou depois da keyword que você registrou ao criar a campanha, contudo, não ela não pode ser separada por outros termos.

Por exemplo, se a campanha for para buscas com a frase “sistema de treinamento”, seu anúncio pode ser apresentado para pesquisas como “melhor sistema de treinamento para empresas”. Todavia, não pode aparecer para buscas como “sistema de RH para treinamento”.

O uso desse tipo de palavra-chave para Google Ads apresenta seus para um público menor, porém mais refinado. 

3. Correspondência Exata

Em uma campanha de correspondência exata, seus anúncios são exibidos apenas em consultas para o mesmo significado ou intenção exata de sua palavra-chave.

Isso significa que a campanha também pode ser exibida em buscas que incluam termos no singular ou plural, e até erros ortográficos e abreviações.

Essa estrutura de campanha do Google Ads leva visitantes altamente segmentados para dentro das suas páginas, aumentando as chances dele seguir as demais fases do funil de conteúdo, até a conversão. Contudo, como você já deve imaginar, seu alcance será reduzido. Ou seja, menos pessoas vão ter contato com a sua marca. 

Não existe um certo ou errado universal. Descobrir o que é melhor para a sua ação dependerá dos seus objetivos e interesses. 

Uma campanha de branding, por exemplo, funciona melhor com um tipo de palavra-chave do Google Ads que é de ampla correspondência.

Já uma ação visando conversão (em busca de pessoas na fase final do funil de vendas), tende a ter um bom ROI com campanhas de correspondência exata.

4. Tipos de correspondência de palavra-chave negativa

Palavras-chave negativas são usadas para excluir seus anúncios de consultas específicas.

Ou seja, diferente das opções que listamos acima, aqui você cadastra os termos para os quais não quer que seu anúncio apareça

Isso é muito importante para as situações em que algum sinônimo da palavra registrada com a keyword da campanha não faça parte do seu core business. 

Por exemplo, se você tem uma loja de produtos para banho e quer fazer uma campanha de pesquisa no Google Ads para o termo “toalha de banho”. Entretanto, não quer que a campanha apareça para quem busca por “toalha de mesa”, “toalha de banho para criança” e “toalha de banho para cachorro”. Nesse caso, usar a correspondência negativa é uma boa alternativa.

Colocar tudo isso em prática e criar uma campanha de pesquisa para Google Ads excelente, com ótimo ROI e custo controlado, depende de conhecimento, treino e acompanhamento de resultados. 

É por isso que te convidamos a conhecer a a/b lab e nossos especialistas em campanhas de anúncio no Google Ads, redes sociais e mais. Que tal alavancar seus resultados e conquistar o alto desempenho? Agende uma conversa com nossos especialistas, hoje mesmo!