Veja o que é SEO técnico, porque ele é importante, quais são os componentes e como realizar a partir de 7 passos principais.
SEO técnico: os 9 principais passos e como realizar no seu site
O SEO técnico pode ser definido como um conjunto de práticas e técnicas voltadas para otimizar a estrutura interna de um site. O principal objetivo é melhorar as páginas web para elas serem indexadas corretamente e indicadas em plataformas de pesquisa, como o Google.
Por que isso é importante? Porque, hoje em dia, praticamente qualquer compra acontece a partir de pesquisas na internet. Logo, se sua empresa não estiver entre as primeiras posições desses buscadores, as chances de seus produtos e/ou serviços serem encontrados por potenciais clientes é quase inexistente.
Contudo, por meio do SEO técnico você evita que isso aconteça, pois esse tipo de otimização deixa as páginas do site ou blog da sua empresa mais rápidas, leves, compreensíveis e rastreáveis.
Com essas características, elas se tornam mais indexáveis, levando os robôs das plataformas de busca a entenderem como relevantes, indicando-as a quem está pesquisando.
Será que é fácil fazer esse tipo de SEO? Siga a leitura deste artigo, confira o passo a passo e descubra!
O que é SEO técnico?
SEO técnico é o nome dado a uma forma de otimização que melhora as páginas de site e blogs, a fim de que os mecanismos de busca as encontre mais facilmente, indexando-as melhor e colocando-as entre as primeiras posições das pesquisas web.
Essa técnica faz parte do SEO on page, que inclui todos os tipos de otimização que podem ser controladas dentro das páginas, tais como posicionamento correto de palavras-chave, produção de conteúdo, entre outras relacionadas.
De forma prática, o SEO técnico atua “por trás das páginas”, mais precisamente na arquitetura e nos códigos das páginas.
Sem uma boa estratégia e avaliação técnica de SEO do seu site, são poucas as chances de ele ser encontrado e considerado pelos motores de busca, especialmente o Google.
Quando isso acontece, suas páginas não aparecem nos resultados das pesquisas, e todo o trabalho que teve para produzir artigos, fazer boas fotos, entre outras atividades relacionadas, será em vão.
Quais são os principais componentes do SEO técnico?
Os componentes de SEO técnico são todas as áreas que podem ser otimizadas para que um site se posicione bem nos resultados das plataformas de pesquisa. E os mais importantes que formam esse grupo são:
- rastreabilidade;
- indexação;
- estrutura do site;
- velocidade das páginas;
- conteúdo.
Rastreabilidade
Dá às suas páginas a capacidade de serem encontradas pelos motores de busca. No caso, os robôs rastreiam os links de uma página a outra, até concluir a leitura de todo o site para encontrar partes relevantes de serem sugeridas.
A rastreabilidade nesse tipo de SEO pode ser feita da seguinte maneira:
- criando um arquivo do formato sitemap, que é um arquivo XML que relaciona todas as páginas de um site;
- usando links internos para conexão das páginas;
- evitando erros de rastreamento, a exemplo de páginas 404.
Indexação
Os motores de busca também precisam ser capazes de indexar as páginas do seu site, isso significa entender o que há em cada uma e como elas se relacionam entre si.
Entre as práticas que podem ser usada para conseguir uma boa indexação, estão:
- usar títulos e meta descrições relevantes;
- criar conteúdos de alta qualidade e relevantes para o público-alvo;
- usar tags para organizar os conteúdos no site.
Estrutura do site
Aqui, estamos falando sobre a clareza e facilidade de navegação que um site precisa oferecer. Esses critérios também são considerados pelos motores de busca.
Para obter uma boa estruturação, é indicado:
- usar links internos que conectam as páginas;
- criar uma hierarquia entre elas;
- montar um menu de navegação conciso, claro e fácil de ser utilizado.
Velocidade das páginas
A velocidade das páginas se refere ao tempo de abertura dos textos e das imagens. Quanto mais rápido, melhor é o desempenho do site e maiores as chances de ser indicado nas pesquisas.
Essa velocidade pode ser obtida por meio de:
- otimização de códigos internos;
- uso de servidor web mais dinâmico;
- otimização de arquivos e imagens.
Conteúdo
Os conteúdos são todas as partes escritas de um site, tais como páginas de apresentação da empresa, descrição de produtos e serviços, e posts para blog.
Os motores de busca procuram pelos mais relevantes, completos e, claro, mais bem indexados.
Para os conteúdos das suas páginas terem essas características, é importante:
- criar textos originais e com informações realmente relevantes;
- atualizar os conteúdos periodicamente;
- usar palavras-chave em pontos estratégicos do texto, bem como no título, meta título e meta descrição.
Como fazer SEO técnico? 9 passos
Porém, não basta saber quais são e como funcionam esses componentes. Para bons resultados, é primordial aprender como fazer SEO técnico.
Nossas dicas para isso é seguir este passo a passo:
- faça uma avaliação técnica;
- corrija os primeiros erros identificados;
- adote medidas para melhorar a velocidade do site;
- use o protocolo http/2;
- realize redirecionamentos;
- estruture um site responsivo;
- implemente o robots.txt;
- realize testes de desempenho;
- mantenha-se por dentro de mudanças no ranqueamento.
1. Faça uma avaliação técnica
A avaliação técnica SEO de um site consiste no levantamento completo de como estão todas as páginas. A ideia é encontrar pontos incompatíveis com o que é exigido pelos motores de busca.
Alguns exemplos são falta de links, de códigos que melhoram a velocidade das páginas, entre outros relacionados.
2. Corrija os primeiros erros identificados
O passo seguinte consiste em corrigir, o mais breve possível, os erros encontrados, para somente após implementar novas práticas.
Se houver muito a ser ajustado, defina a ordem por prioridades, considerando quais são os ajustes mais urgentes e importantes a serem feitos.
3. Adote medidas para melhorar a velocidade do site
Parta então para as medidas que ajudam a melhorar a velocidade, como as que já descrevemos neste artigo, como migrar o site para um servidor mais rápido e otimizar as imagens.
4. Use o protocolo http/2
O protocolo http/2 é usado para transferência de dados na web. Ele oferece melhorias como aumento da eficiência, desempenho e segurança dos sites que o utilizam.
5. Realize redirecionamentos
Os redirecionamentos consiste em redirecionar URLs, os quais podem ser feitos para:
- mover uma página antiga para uma nova;
- corrigir um endereço web errado;
- melhor o SEO.
Essa prática é importante porque não somente ajuda a melhorar o SEO, como também a evitar conteúdos duplicados, o que é ruim para o ranqueamento das páginas.
6. Estruture um site responsivo
Site responsivo é aquele que pode ser aberto em diferentes dispositivos móveis, sem comprometer a eficácia das páginas e seus visuais. A ideia é que os visitantes possam abrir as páginas de computadores, smartphones, tablets, entre outros equipamentos.
7. Implemente o robots.txt
Robots.txt é um arquivo que entrega aos rastreadores web informações importantes sobre a maneira certa de ler seu site.
Esse recurso ajuda na identificação das páginas mais relevantes, “poupando” o tempo dos robôs e contribuindo para o seu site ser rastreado e analisado mais rapidamente.
8. Realize testes de desempenho
Após implementar as principais mudanças, é fundamental realizar testes para ver como as páginas estão respondendo. Neste passo, você deve, por exemplo, mensurar a velocidade de abertura do site, e acompanhar a performance em diferentes tipos de dispositivos.
9. Mantenha-se por dentro de mudanças no ranqueamento
De tempos em tempos, o Google muda as regras de ranqueamento. Então, se você não quer perder o posicionamento, é fundamental acompanhar todas as atualizações.
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