SEO para SaaS: tráfego, leads e vendas! O que é e como fazer?

SEO para SaaS é um conjunto de práticas de otimização de motores de busca especificamente adaptadas para empresas que oferecem software como serviço. O objetivo é melhorar a visibilidade e o ranking do site da empresa SaaS nos resultados de pesquisa orgânica, com o Google, focando em palavras-chave e tópicos relevantes.

Diferentemente do SEO tradicional, o SEO para SaaS concentra-se em:

  1. Termos específicos do setor e palavras-chave de longa cauda relacionadas ao software.
  2. Conteúdo educacional que aborda as necessidades e desafios dos usuários do SaaS.
  3. Otimização para conversões, como melhoria das páginas e conteúdos que visam resultados como inscrições para testes gratuitos ou demonstrações.
  4. Construção de autoridade no nicho específico do software.

O que é SEO?

Se você gerencia uma empresa SaaS, talvez não tenha certeza sobre o que é SEO. Não se preocupe, porque esse não é o seu foco de trabalho, não é mesmo? Mas é o meu! rs Então, vou te ajudar a entender o conceito de uma maneira simples. 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, na prática funciona como um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar sites e melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google. 

Então, imagine que a sua solução SaaS seja um CRM para e-commerce, neste caso, o objetivo do SEO é fazer com que gerentes de e-commerce, que precisam gerenciar seus clientes, encontrem a sua empresa, durante pesquisas no Google. 

Vamos imaginar que este comprador em potencial faça uma pesquisa sobre “crm para e-commerce” ou ainda “como gerenciar clientes de e-commerce”

Uma empresa que vende um CRM para e-commerce gostaria de aparecer como resultado dessas buscas, concorda?

Pois essa é a missão do SEO: colocar as páginas do site frente a frente com potenciais clientes, que buscam pelo serviço, oferecido pela companhia dona da plataforma. 

SEO e mídia paga

Diferente do anúncio do Google Ads, em que você paga para que a sua marca apareça entre os primeiros resultados de uma busca no Google, no SEO, você não paga. Seus resultados são orgânicos. 

Se você deseja aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o que é SEO, a minha sugestão é que leia o artigo; O que é SEO no marketing? Importância + 3 dicas para começar!”. 

Agora, seguindo, vamos direcionar nossa atenção, novamente, ao SEO para SaaS. 

Desafios específicos do SEO para SaaS

Agora que já avançamos na conceituação, vamos aprofundando no tema e, para isso, é essencial conhecer alguns desafios específicos:

  1. Ciclos de venda longos: o SEO para SaaS deve focar em nutrir leads ao longo do tempo, já que as decisões de compra podem levar meses, especialmente, se estivermos lidando com SEO para B2B.
  2. Termos técnicos: equilibre o uso de jargão técnico com linguagem acessível para atrair tanto especialistas quanto tomadores de decisão não técnicos.
  3. Concorrência acirrada: muitos nichos de SaaS são altamente competitivos, exigindo estratégias de SEO mais sofisticadas e de longo prazo.
  4. Necessidade de educação do mercado: muitas vezes, é necessário educar os potenciais clientes sobre os benefícios do seu software, o que requer conteúdo mais extenso e detalhado.
  5. Investimento especial em SEO técnico: inclui garantir que o site seja rastreável e indexável, otimizar a velocidade de carregamento, implementar uma estrutura de URL limpa, usar dados estruturados e assegurar a segurança com HTTPS. 

Leia também: Agência especializada em SEO: como ajuda sua empresa?

Por que o SEO é importante para empresas SaaS?

O SEO desempenha um papel crucial no crescimento e sucesso de empresas SaaS por várias razões, entre elas:

  • Aquisição de clientes a baixo custo
  • Construção de confiança e autoridade
  • Geração de leads qualificados
  • Vantagem competitiva
  • Escalabilidade do negócio

1. Aquisição de clientes a baixo custo

O tráfego orgânico gerado pelo SEO é essencialmente gratuito, tornando-o uma fonte de aquisição de clientes altamente rentável em comparação com métodos pagos como o Google Ads. 

Contudo, é essencial que você compreenda que o SEO é uma estratégia de longo prazo que visa melhorar a relevância e autoridade de um site de forma orgânica, sem custos diretos por cliques ou posições. 

Na prática, isso significa que os resultados tendem a demorar mais tempo do que os apresentados por campanhas de anúncios pagos, contudo, eles são contínuos. 

Ou seja, mesmo que você pare de usar o SEO, seus conteúdos ranqueados continuarão levando clientes para suas páginas, sem tempo máximo determinado. 

Já nas campanhas de mídia paga, param de oferecer resultados quando você parar de pagar pelo espaço. Esse é o pulo do gato! 

2. Construção de confiança e autoridade

Ao aparecer consistentemente nos primeiros resultados de pesquisa para termos relevantes, uma empresa demonstra sua relevância e expertise no setor

Os usuários tendem a confiar mais nos sites que aparecem no topo das páginas de resultados, associando essas posições elevadas a credibilidade e qualidade

Além disso, o SEO e o marketing de conteúdo andam de mãos dados, o que significa que o processo de otimização para SEO envolve geralmente a criação de conteúdo valioso e informativo, o que ajuda a estabelecer a marca como uma fonte confiável de informações em seu nicho.

3. Geração de leads qualificados

Usuários que pesquisam termos específicos relacionados ao seu software geralmente estão em estágios avançados do funil de compra, atraindo tráfego altamente relevante e segmentado, resultando em leads mais qualificados.

Explicando

Ao otimizar o site para palavras-chave específicas, as empresas aumentam sua visibilidade para usuários que estão ativamente buscando soluções relacionadas aos seus produtos ou serviços. Isso resulta em visitantes mais propensos a se converterem em leads. 

4. Vantagem competitiva

Um bom SEO para SaaS ajuda a empresa a se destacar em um mercado saturado, superando concorrentes nos resultados de pesquisa.

5. Escalabilidade

Uma vez estabelecida, uma estratégia de SEO bem-sucedida pode continuar gerando tráfego e leads por um longo período, oferecendo um excelente retorno sobre o investimento.

Fatores de ranqueamento do Google

O SEO para SaaS trabalha, principalmente, atendendo aos fatores de ranqueamento do Google e, acredite, existem mais de 200 fatores de ranqueamento e essa lista não para de mudar e aumentar. 

O algoritmo do Google é constantemente atualizado e os especialistas de SEO precisam estar 100% inteirados das mudanças, para seguirem atendendo aos requisitos da plataforma e alcançando os resultados positivos que a estratégia tem a oferecer. 

Contudo, existem alguns fatores que são mais relevantes que outros, e alguns deles são:

  • Posicionamento da palavra-chave
  • Experiência do usuário
  • Tempo de permanência do leitor na página
  • Elementos da página
  • Relevância dos links
  • Responsividade
  • Segurança
  • Qualidade e originalidade do conteúdo
  • Autoridade do domínio

Todo o esforço do SEO para SaaS trará como resultado um aumento significativo de visibilidade da sua marca, atração de leads qualificados e fortalecimento da marca.

Lembre-se de que o SEO é um esforço contínuo, que com o trabalho consistente e uma abordagem baseada em dados, pode se tornar um dos canais de aquisição de clientes mais eficazes e rentáveis para sua empresa SaaS.

E é claro que o suporte de profissionais especialistas é fundamental para a implementação de uma estratégia que traga resultados reais para o seu negócio.  

Na Ablab você encontra uma equipe de experts em SEO, que executam todas as etapas do trabalho, incluindo: 

  • auditoria de SEO;
  • produção de conteúdo
  • otimização por inteligência artificial
  • SEO on page e off page 
  • monitoramento de resultados por análise de dados e mais.  

Todas as etapas do trabalho são executadas por especialistas, que contam com as melhores ferramentas de SEO para SaaS. 

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