SEO para notícias: 7 dicas de como realizar corretamente!

Aprenda a fazer SEO para notícias a partir de 7 dicas, posicione melhor a sua matéria nas plataforma de pesquisa e atraia muito mais leitores!

SEO para notícias: como ajuda a destacar sua matéria?

SEO para notícias é uma prática que ajuda a destacar um conteúdo de outros que estão publicados na internet. Por meio de determinadas estratégias, é possível fazer com que os motores de busca das plataformas de pesquisa — principalmente o Google — indiquem a sua matéria para os leitores.

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que na tradução para o nosso idioma significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Esse mecanismo é utilizado para conteúdos web se posicionarem melhor nos rankings de pesquisa, sem a necessidade de pagar anúncios para isso. 

Em outras palavras, trata-se de uma estratégia de otimização orgânica, na qual o texto e a página são ajustados para serem lidos corretamente pelos robôs das plataformas de pesquisa.

Com tantos sites e matérias divulgadas diariamente, colocar a sua na frente é essencial para se tornar um profissional de sucesso no jornalismo, concorda? 

Para ajudar você com isso, trouxemos sete dicas de como fazer SEO para notícias. Siga a leitura e descubra todos os segredos!

O que é SEO para notícias e como funciona?

O SEO para notícias pode ser definido com um conjunto de estratégias e boas práticas utilizadas para destacar um conteúdo nas plataformas de pesquisa, especialmente o Google. Essa é uma forma orgânica de posicionamento, isto é, que não requer pagamento direto ao mecanismo de busca para destacar as matérias.

Saber como explorar essa possibilidade é importante porque ajuda a colocar a notícia entre as primeiras posições do ranking de pesquisa. Ocupar esse lugar contribuiu para atrair mais leitores, engajá-los e transmitir credibilidade ao que está escrito no artigo.

Porém, para resultados como esses, é fundamental entender que o Google usa algoritmos complexos para escolher qual conteúdo e/ou imagem ficará nos primeiros lugares, e quais não.

É difícil precisar exatamente tudo o que essa plataforma considera, qual a pontuação atribuída a cada análise, entre outros parâmetros, pois nem tudo é divulgado publicamente. Além disso, de tempos em tempos o Google muda a forma de análise.

Porém, em linhas gerais, os principais critérios considerados são:

  • relevância da palavra-chave;
  • frequência de postagem do site;
  • qualidade do conteúdo;
  • experiência de leitura entregue;
  • autoridade por meio do uso de links externos de fontes confiáveis.

5 benefícios SEO para notícias  

Como você deve estar imaginando, posicionar bem no Google já é uma excelente vantagem, concorda? A boa notícia é que, além desse benefício, existem vários outros de usar SEO para notícias. Entre os que mais se destacam estão:

  • garantir que a matéria chega ao público-alvo certo;
  • aumentar a autoridade do site;
  • destacar os jornalistas e produtores de conteúdo;
  • ampliar o alcance da matéria;
  • reduzir os custos com mídias pagas.

Como fazer SEO para notícias? 7 dicas!

Para fazer SEO para notícias da maneira certa, e conseguir retornos como esses que acabamos de citar, as melhores práticas a serem adotadas são:

  1. descubra palavras-chave relevantes para o seu artigo;
  2. crie títulos atrativos e interessantes;
  3. use links internos e externo relevantes;
  4. otimize as imagens de capa e internas;
  5. garanta a escaneabilidade do texto;
  6. evite o chamado “nariz de cera”;
  7. cadastre a matéria no Google Notícias.

Veja detalhes de cada um dessas dicas.

1. Descubra palavras-chave relevantes para o seu artigo

As palavras-chave são os termos que as pessoas usam para procurar algo no Google. Para um bom ranqueamento, é preciso identificar as mais utilizadas e relacionadas ao assunto que será abordado na matéria.

O próprio Google ajuda a descobrir as melhores palavras-chaves pela ferramenta Google Keyword Planner e pelo Google Trends. Também é possível usar outras como o Ubersuggest e a Keyword Tool.

2. Crie títulos atrativos e interessantes

O título é o primeiro a ser lido. Por isso, precisa despertar o interesse das pessoas e trazer um brevíssimo resultado do conteúdo da matéria.

Porém, para ranquear no Google, é fundamental que a palavra-chave principal da matéria esteja inserida no título.

3. Use links internos e externo relevantes

Aproveite conteúdos anteriores do seu portal de notícias e use-os como links internos no novo artigo. Garanta que a linkagem seja feita sobre palavras-chave exatas ou relacionadas ao assunto linkado.

O mesmo vale para links externos, porém, o ponto de atenção aqui é utilizar conteúdos de sites seguros, confiáveis, com boa reputação e ranqueamento.

4. Otimize as imagens de capa e internas

Outro critério considerado pelo Google para posicionar notícias na pesquisa são as imagens. Uma forma de potencializar a análise de SEO dos motores de busca é nomear as mídias visuais com a palavra-chave do artigo.

5. Garanta a escaneabilidade do texto

Um texto escaneável é aquele que, com uma rápida “passada de olho”, o leitor consegue ter uma ideia do conteúdo e do que será explicado.

Em SEO, além da importância de dividir o artigo com intertítulos, é essencial usar a palavra-chave principal e as secundárias em cada um.

6. Evite o chamado “nariz de cera”

Nariz de cera é um termo usado no jornalismo para se referir a notícias cujas introduções não tratam diretamente do assunto principal. Basicamente, é como “enrolar” para começar a falar sobre algo.

A questão é que o Google considera as primeiras linhas dos conteúdos para o ranqueamento. Por isso, o ideal é iniciar com uma explicação relacionada ao assunto principal e com a palavra-chave escolhida logo no início da frase.

7. Cadastre a matéria no Google Notícias

E para potencializar o alcance da sua matéria, uma dica extra é cadastrá-la no Google Notícias. Trata-se de uma ferramenta que filtra centenas de notícias diariamente, exibindo as mais relevantes, de acordo com o perfil do leitor, no celular ou desktop.

Para a sua matéria aparecer no Google Notícias é preciso fazer uma solicitação on-line na página Publisher Center.

E então, gostou de aprender sobre SEO para notícias? Aqui, no blog do a/b lab, você tem acesso a várias outras dicas como essas. Aproveite que está aqui e confira tudo agora mesmo!