Entenda o que é SEO para e-commerce, como fazer a otimização para ser encontrado nas pesquisas e técnicas avançadas para investir.
SEO para e-commerce: o que é e quais técnicas usar?
Ter um canal de vendas lucrativo na internet é um desafio. A concorrência é alta e ser descoberto pelos usuários requer uma estratégia de SEO para e-commerce bem montada para que o site pareça para as pessoas.
Para alcançar esse objetivo, você pode anunciar no Google Ads, mas também é importante ajustar detalhes técnicos na programação do seu e-commerce para que ele esteja otimizado corretamente.
Esses detalhes favorecem a geração de tráfego e tornam seu o site confiável, o que contribui para ganhar posições importantes na página de resultados.
Quem investe em vendas online encontra um mercado com bastante potencial. No primeiro trimestre de 2023, o setor de e-commerce no Brasil faturou R$ 40 bilhões em vendas, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
10% das compras no varejo vêm das vendas online. A estimativa é que o setor feche 2023 com faturamento de R$ 172 bilhões.
Quer melhorar o desempenho do seu e-commerce? Continue a leitura e aprenda como usar e quais técnicas de SEO ajudam a conquistar e desenvolver um bom relacionamento com os clientes.
O que é SEO para e-commerce?
O SEO para e-commerce é o uso de técnicas de otimização para mecanismos de busca aplicada a sites de vendas para que eles sejam descobertos pelos usuários organizadamente nos buscadores de pesquisa, como o Google.
As estratégias e boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) otimizam os e-commerces para que o algoritmo dos buscadores identifique os requisitos necessários para posicioná-lo cada vez melhor nos resultados das pesquisas.
Esse trabalho é contínuo e exige planejamento para manter todos os canais sejam otimizados e reforcem a estratégia do e-commerce, gerando tráfego, reconhecimento e vendas.
As melhorias internas são feitas em diferentes áreas e aspectos do site, como conteúdo, usabilidade, URLs, paginação, tempo de carregamento de página, entre outras.
Como fazer SEO para e-commerce?
Para fazer SEO para e-commerce, o primeiro passo é organizar uma estratégia para que o site atenda aos requisitos fundamentais para ser bem ranqueado.
A seguir, explicamos por onde começar o trabalho de otimização de um e-commerce. Confira!
1. Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa e seleção de palavras-chave é um passo crucial da estratégia de SEO para e-commerce, pois ajuda a identificar os termos relevantes que os clientes em potencial utilizam. O objetivo é identificar as palavras-chave comerciais relacionadas ao negócio que mostram intenção de compra.
Por exemplo, quando um usuário pesquisa “posso correr com qualquer tipo de tênis?”, ele busca um conteúdo informativo que responda essa dúvida. Já quando pesquisa “tênis específico para corrida”, indica a intenção de compra clara de um produto.
Na pesquisa, o foco é encontrar palavras-chave de alto volume, baixa concorrência, com alta intenção de busca e relevância.
Ferramentas que auxiliam na pesquisa: Ahrefs, Ubersuggest e Keyword Planner.
2. Arquitetura do site
Quanto mais organizada a estrutura do site for, melhor pode ser sua classificação nos mecanismos de busca. Divida as sessões do e-commerce em categorias (e subcategorias) e ao adicionar um novo produto, coloque-o na categoria correspondente.
Essa otimização tem efeito 2 em 1: facilita que os mecanismos encontrem o e-commerce e melhora a experiência do usuário (UX). Para manter a arquitetura do site organizada:
- Crie uma estrutura de site simples, mas fácil de escalar à medida que sua loja virtual cresce.
- Facilite a navegação a partir da página inicial, quanto menor o número de cliques melhor.
3. SEO técnico
Os detalhes referentes ao SEO técnico não são percebidos pelos visitantes do site, mas garante que os rastreadores do algoritmo consigam identificar se o e-commerce tem a velocidade de carregamento ideal e está otimizado para dispositivos móveis. Um trabalho técnico bem feito facilita:
- a criação de links internos lógicos entre os menus;
- o envio do mapa do site para o Google Search Console e a correção de erros do site;
- a otimização de imagens para carregarem rapidamente.
4. SEO na página
Existem duas páginas valiosas que devem ser otimizadas corretamente no SEO para e-commerce: as páginas de categorias e as páginas dos produtos. As principais melhorias feitas a partir da palavra-chave correspondente são:
- otimizar as URLs;
- editar os títulos das páginas, meta títulos e meta descrições;
- editar o texto alternativo das imagens do produto;
- nomear os arquivos de imagem.
Ao otimizar títulos e descrições, use termos, como “Ofertas”, “X% de desconto”, “Frete grátis”, “Seleção especial”, etc. para incentivar os cliques dos usuários. A taxa de cliques (CTR) é um fator de classificação do Google.
5. Blog
Um e-commerce pode ter uma parte informativa que será uma aliada importante da parte comercial. O blog é o canal ideal para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo com materiais otimizados com palavras-chave específicas que se alinham aos interesses e necessidades de seu público.
O objetivo é construir uma reputação de fonte confiável, melhorar a autoridade do seu site e aumentar a visibilidade na busca orgânica. Para que sua estratégia tenha sucesso:
- Pesquise quais palavras-chave que as pessoas podem pesquisar para resolver problemas ou tomar uma decisão de compra no seu nicho;
- Otimize postagens de blog com as técnicas de SEO na página SEO;
- Apresente seus produtos ou serviços como solução para o problema, colocando links nos textos e nos CTAs dos artigos, usando a linguagem certa para a etapa do funil de conteúdo.
3 técnicas de SEO para e-commerce avançadas
As etapas acima vão ajudar a começar uma estratégia de SEO para e-commerce, mas o trabalho pode avançar para melhorar ainda mais os resultados. Separamos três técnicas avançadas para otimizar:
Tempo de carregamento de página
Os mecanismos de busca beneficiam os sites com um tempo de carregamento de página rápido. Um carregamento lento pode aumentar o abandono do carrinho de compras em 29,8%. Melhore o servidor do site, otimize o tamanho do arquivo de imagem com compactação (ex: TinyPNG ou Short Pixel) e reduza o número de produtos por página.
Site responsivo
A responsividade do site, ou seja, a adaptação do layout conforme o dispositivo pelo qual o e-commerce é acessado é um fator analisada pelos sites de busca. Além de contribuir para a experiência do usuário. Então, ajuste esse aspecto também.
Links externos
Ter links para o blog do seu e-commerce ou para páginas de produtos ou categorias vinda de outros sites com domínios de autoridade, fortalecem o seu site. Busque parceiros para trocar conteúdos, crie conteúdos educativos que possam ser compartilhados, como infográficos que podem ser utilizados por outras empresas.
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