Entenda como funciona o SEO no Bing, quais os critérios de classificação do buscador e as cinco melhores práticas para um site ranquear.
Bing SEO: como funciona + melhores práticas no buscador
O foco da sua estratégia de otimização para mecanismos de busca está totalmente voltado para o Google, não é mesmo? Porém, saiba que o buscador não é a única opção. Fazer SEO para Bing também é uma ótima oportunidade para ganhar relevância na internet.
Para relembrar, o Bing é o mecanismo de pesquisa da Microsoft, incluído por padrão em todos os equipamentos produzidos pela empresa.
O motivo pelo qual talvez você não se atente para ele na sua estratégia de SEO é porque o Google tem 95,76% de participação no mercado em relação a 2,69% do Bing no Brasil, segundo dados do site Statcounter.
Apesar disso, conhecer as diretrizes do Bing não é um desperdício de tempo. Pelo contrário, pode gerar vantagem competitiva para sua marca.
Quer aprender como fazer SEO no Bing e as melhores práticas para ranquear no buscador? Continue a leitura do artigo e confira todas as dicas.
Como funciona o SEO no Bing?
O SEO no Bing funciona otimizando os conteúdos com o conjunto de técnicas priorizadas pelo algoritmo para ranquear os sites mais relevantes conforme a intenção de busca do usuário. Nisso, não há diferença para o Google.
A Microsoft não divulga detalhes sobre o funcionamento do algoritmo, mas orienta sobre as melhores práticas para otimização dos sites no buscador (falaremos sobre elas mais adiante no artigo).
Então, as técnicas de SEO aplicadas na estratégia de SEO tradicional funcionam para o Bing, como uso correto de palavras-chave, link building (links internos e externos), adequação dos aspectos técnicos do site e conteúdo de qualidade.
Como fazer SEO no Bing?
Para fazer SEO no Bing, é fundamental entender quais são os critérios que o Bingbot, o robô que executa o algoritmo, prioriza na classificação das páginas, que são:
- relevância;
- qualidade e credibilidade;
- participação do usuário;
- atualização;
- localização e idioma;
- tempo de carregamento da página.
Veja mais detalhes sobre cada ponto a seguir:
Relevância
A classificação do buscador usa a relevância para analisar se o conteúdo de um site responde à intenção do usuário, procurando pelo termo exato ou correspondente.
Além disso, o bot também avalia termos equivalentes semanticamente, ou seja, que são escritos de forma diferente, mas tem o mesmo significado. O buscador opera para entregar o melhor conjunto de resultados para as pesquisas realizadas.
Qualidade e credibilidade
Outro critério para classificação é a qualidade e credibilidade. Para determinar se o site tem essas características, o BingBot avalia o propósito do site, a usabilidade, a apresentação e a autoridade a partir dos seguintes pontos:
- a reputação dos sites que linkam o site analisado;
- o nível do discurso, que aponta o teor do conteúdo (se positivo ou negativo);
- o nível de distorção, que indica se o site comunica claramente seu objetivo;
- origem da informação, ou seja, se o conteúdo é autoral e não copia ou republica outros sites.
Participação do usuário
A interação dos usuários é outro critério de classificação do Bing no SEO. Por exemplo, o algoritmo avalia se os usuários clicam nos resultados apresentados, se sim, quais sites recebem cliques e o tempo de permanência na página.
Além disso, considera se o usuário retornou a página de resultados, em quanto tempo e se os termos de busca foram alterados na volta para a página de pesquisa.
Atualização
Outro critério do Bing no SEO é a atualização do conteúdo, ou seja, quão novo ele é. Os mais recentes são priorizados pelo algoritmo do buscador. Porém, o Bing não desconsidera um conteúdo antigo se sua relevância se mantiver ao longo dos anos.
Localização e idioma
A localização e o idioma do usuário são fatores considerados na classificação dos resultados de busca no Bing. Esse critério é relevante, especialmente para empresas que fazem SEO local.
Tempo de carregamento da página
Para o Bing (e no Google também!), o tempo de carregamento da página é fundamental para que o site seja bem classificado.
Isso porque se o usuário clica em uma página e sai poucos segundos depois, o algoritmo considera uma experiência de usuário ruim e, portanto, que a página não é útil.
Leia também: 7 boas práticas de SEO e como utilizá-las.
5 melhores práticas de SEO no Bing
Agora que você sabe quais são os critérios para fazer SEO no Bing, listamos as melhores práticas para garantir uma experiência positiva ao usuário e, consequentemente, ser bem classificado no buscador. Confira!
1. Crie mapas do site
O sitemap é um guia essencial para o Bing encontrar as URLs e os conteúdos do seu site. Um programador pode ajudar na criação do arquivo com as informações sobre as páginas importantes.
O Bing recomenda que o arquivo seja gerado no formato XML sitemap, que é mais amigável para o buscador. Ao longo do tempo, o sitemap deve ser atualizado e reenviado para a ferramenta Bing Webmaster Tools Sitemap.
2. Faça bom uso de links
O link building no SEO é bastante valorizado pelo Bing como um indicativo da popularidade do site. O Bingbot rastreia tanto os links internos quanto os externos nos sites para encontrar novas páginas e conteúdos.
Além de investir em conteúdo exclusivo e autoral para ganhar links, o buscador recomenda incluir, no mínimo, um link para outro site rastreável nas páginas, e priorizar fontes confiáveis para indicar apenas conteúdos relevantes ao usuário.
3. Excluir conteúdo com erro 404
Outra boa prática de SEO para bing é excluir conteúdos com erro 404, que são as famosas páginas de “não encontrado”. A existência dessas páginas afeta negativamente a classificação do site em qualquer buscador.
O Bing tem uma ferramenta para configurar a remoção das páginas 404, chamada Bing Content Removal and Page Removal, e recomenda configurá-la para que a remoção automática aconteça em até 90 dias para evitar que a página apareça nos resultados de busca.
4. Evite a duplicação de conteúdos
Os conteúdos duplicados podem prejudicar o ranqueamento de um site no SEO para Bing. Duplicar significa colocar o mesmo conteúdo em outras páginas com URLs diferentes.
Então, para não perder a confiança do algoritmo, crie um planejamento de marketing de conteúdo e monte um cronograma para trabalhar temas complementares nos artigos e materiais produzidos, o que é útil para linkagem interna.
5. Capriche na produção de conteúdo
Assim como em outros buscadores, o conteúdo é o principal ativo do SEO para Bing. O buscador recomenda as seguintes boas práticas:
- produza conteúdo rico para as palavras-chave selecionadas, respondendo à intenção do usuário com a busca;
- crie materiais autorais e únicos, sem fazer cópias de fontes e outros sites de referência;
- inclua imagens exclusivas e vídeos nas páginas (o algoritmo do Bing rastreia títulos, textos relacionados e legendas).
Leia também >>> Como ter ideias de conteúdo: 9 dicas para criar o plano de ação.
Gostou de saber mais sobre SEO no Bing? Considerar outros buscadores além do Google, pode fazer a diferença nos seus resultados com marketing de conteúdo.
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