Entenda para que serve, como SEO e marketing de conteúdo se relacionam e dicas para investir em uma estratégia que alcance bons resultados.
SEO e marketing de conteúdo: entenda a relação entre as técnicas
SEO e marketing de conteúdo são dois elementos do marketing digital que combinam tão bem entre si, assim como os tipos de vinho harmonizam com diferentes pratos na gastronomia. Um potencializa a ação do outro, criando uma experiência única.
A competitividade na internet é um dos principais motivos para investir nas duas estratégias juntas. De dois milhões de sites no começo dos anos 2000, hoje, existem mais de 1,8 bilhão de sites on-line, segundo dados do site Statista.
Claro que sua empresa não concorre com todos. Porém, posicionar um site em destaque nos mecanismos de busca hoje, exige um trabalho atento para criar conteúdo de qualidade e otimizado com as técnicas que favorecem a indexação pelos algoritmos dos buscadores.
É neste ponto que SEO e marketing de conteúdo se conectam. Neste artigo, explicamos a relação entre as duas técnicas, como fazer a otimização do conteúdo da sua marca e como acompanhar ROI da estratégia.
Para que serve o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo integra a estratégia de Inbound Marketing e serve para atrair, engajar, converter e fidelizar leads, ou seja, pessoas potencialmente interessadas na oferta de uma marca e nas soluções/vantagens oferecidas. Para isso, o foco é na criação de conteúdo informativo e de valor.
A aproximação entre cliente e marca é fundamental para criar um relacionamento na internet. Dificilmente, uma pessoa abrirá um site de busca decidida a comprar.
Primeiro, ela entende melhor seu problema e as causas e, depois, começa a pesquisar soluções. Os materiais produzidos pelas empresas são a principal forma de atrair a atenção do usuário.
Ao mesmo tempo que explicam o que a pessoa busca, os conteúdos são um meio de promoção indireta da marca. Por isso, a qualidade dos materiais é tão relevante, pois dá credibilidade e desperta o interesse do público-alvo.
Os formatos de conteúdo trabalhados no marketing de conteúdo podem incluir: blog posts, e-books, infográficos, materiais gratuitos para download, vídeos, entre outros.
Cada material é produzido e divulgado com uma finalidade. Um e-book é um conteúdo ótimo para disponibilizar via landing page, uma página de captação de leads. Nela, o usuário preenche nome e e-mail para liberar o download.
Outra estratégia é convidar o usuário a se inscrever na newsletter da marca para receber novos conteúdos e novidades sobre as soluções.
A atração de leads orgânicos pelos mecanismos de busca é outra meio bastante utilizado. Por isso, o SEO é fundamental, pois o posicionamento do site no ranqueamento impulsiona as outras ações.
Leia também >>> Estratégia de SEO: como estruturar? TOP 13 dicas!
Qual a relação entre SEO e marketing de conteúdo?
A relação entre SEO e marketing de conteúdo acontece por meio da união das técnicas de otimização, que fazem com que um conteúdo seja encontrado na internet, com a relevância e qualidade do material produzido.
Imagine uma marca que produz um excelente conteúdo em seu blog, além de caprichar na qualidade das imagens e vídeos nas redes sociais. Porém, o site tem um tráfego baixo e nem aparece nos resultados das buscas relacionadas ao seu nicho.
O detalhe importante para o marketing de conteúdo funcionar é a otimização do conteúdo e dos canais utilizados. Se o usuário abre um site e a página demora para carregar, a navegação é complicada e o layout não é responsivo, ele sequer se interessa em ler um artigo.
O contrário também é válido. Um site totalmente otimizado para SEO e que se adapta a vários dispositivos, sem um conteúdo forte, não contribui para o objetivo de fortalecer a imagem da marca.
Por isso, SEO e marketing de conteúdo entregam a melhor experiência ao usuário quando aplicados juntos. As estratégias atendem os principais requisitos dos buscadores, gerando benefícios, como:
- produção de conteúdo de alto valor para o usuário;
- materiais fáceis de ler por meio de telas;
- busca de conteúdo mais eficiente dentro dos sites;
- entrega de resultados relevantes para o que o usuário pesquisou;
- aumento das chances de conversão, entre outros.
Agora que você sabe para que serve e como os métodos se unem, deve estar se perguntando quais são os passos para colocar esse trabalho em prática, não é mesmo? É o que vamos mostrar no próximo tópico.
Como investir em marketing de conteúdo?
Para investir em conteúdo otimizado, é essencial garantir que os pilares do marketing de conteúdo sejam seguidos. Dessa forma, as técnicas de SEO são aplicadas com eficiência, potencializando o alcance orgânico da marca. Confira o que fazer:
1. Crie conteúdo para backlinks
Na estratégia de SEO e marketing de conteúdo, o backlink é um fator-chave de classificação no Google. E como escrever conteúdo para ganhar backlink de outros sites?
Os tipos de posts que mais efetivos, segundo uma pesquisa da Backlinko com o BuzzSumo são:
- posts que respondem “por que?”
- posts que respondem “o que?”
- infográficos
- vídeos
- posts que explica “como fazer”
- posts com lista
- posts sobre estudos de mercado e pesquisas
Dica: o estudo ainda destaca que posts mais longos (acima de 1.000 palavras) tendem a gerar mais backlinks.
Confira mais dicas no artigo >>> Backlinks para SEO: como eles te levam ao 1º lugar do Google?
2. Aposte em palavras-chave tendências
As palavras-chave mais buscadas dentro do seu nicho serão concorridas. Você pode criar conteúdos otimizados para elas, mas inclua também aquelas que ainda não tem tanto volume, mas que se destacam pela relevância.
Para encontrar assuntos que são tendências, use o Google Trends, que mostra se a demanda de pesquisa por uma palavra-chave está crescendo ou não.
Se a intenção de busca estiver em ascensão, mesmo com baixo volume, o conteúdo pode garantir cliques no futuro.
3. Promova o conteúdo em newsletters
Outro detalhe importante na estratégia de SEO e marketing de conteúdo é promover o conteúdo. As redes sociais são os primeiros canais que vem à mente, mas criar uma newsletter e enviar conteúdo direcionado por e-mail é um diferencial.
Para chamar a atenção na caixa de entrada dos inscritos, siga os passos abaixo:
- personalize a linha de assunto com o nome do usuário;
- refira-se ao usuário pelo nome no corpo do e-mail;
- crie uma assinatura para a newsletter com links para os perfis das redes sociais;
- monte sequências de e-mails com assuntos relacionados para criar continuidade.
4. Entenda a intenção de busca de cada palavra-chave
O conteúdo criado para uma palavra-chave deve estar alinhado com a intenção de busca.
Por exemplo, uma pessoa que pesquisa sobre ‘marketing de conteúdo’, uma palavra-chave ampla, tem mais interesse em saber o que é e como funciona do que interesse em uma lista de estratégias.
Ao montar a estrutura do conteúdo, avalie se os tópicos estão adequados à intenção de pesquisa, ou seja, se responderão à dúvida principal.
5. Cheque as configurações de SEO técnico
Fechando as dicas sobre SEO e marketing de conteúdo, temos a checagem das configurações de SEO técnico. A revisão garante que seu site atenderá os requisitos dos motores de busca, auxiliando no objetivo de melhorar as classificações orgânicas.
Contrate um bom programador que entenda de SEO, para fazer a otimização técnica do seu site e avaliar os seguintes detalhes:
- JavaScript;
- mapa de site XML;
- arquitetura do site;
- estrutura de URLs;
- dados estruturados;
- conteúdo duplicado;
- hreflang;
- tags canônicas;
- páginas com erro 404;
- redirecionamentos, entre outros.
Qual o ROI do marketing de conteúdo?
O ROI, ou retorno do investimento, é sempre uma estimativa e não uma certeza. Para acompanhar e quantificar o que a estratégia gerou em ganhos financeiros, anote todas as etapas.
Registre detalhes, começo e fim do período de investimento, os gastos realizados, número de vendas fechadas e o total bruto de ganhos no intervalo avaliado. Dessa forma, é possível avaliar e comparar com a projeção de ROI feita no início do projeto.
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