O ROI do marketing de conteúdo aponta o retorno que essa estratégia está trazendo. Confira como calcular + 7 dicas de como aumentá-lo
ROI do marketing de conteúdo: como fazer o cálculo corretamente?
O ROI do marketing de conteúdo é a métrica utilizada para mensurar o retorno obtido com a implementação dessa estratégia.
Para esse conceito ficar mais claro, é importante explicarmos que ROI é a sigla para o termo em inglês Return On Investment, que se traduz para o nosso idioma como Retorno sobre o Investimento.
Essa métrica pode ser utilizada em diversas áreas de uma empresa, a exemplo do cálculo para verificar quanto de lucro ou prejuízo um novo produto lançado gerou.
Partindo desse ponto de vista, significa que, no caso do marketing de conteúdo, o ROI apontará qual foi o resultado dessa abordagem.
Entretanto, aqui tem um detalhe muito importante: esse tipo de marketing é bastante amplo, pois pode ser realizado de diversas formas diferentes, por exemplo, por meio de posts para blog, conteúdos para redes sociais, e-mails e mais.
Assim, a pergunta que fica é: “Como calcular o ROI de tudo isso?”. Primeiro, tenha em mente que, nem sempre, você terá como resposta uma conta exata. Segundo, isso não quer dizer que não seja possível realizar esse cálculo.
Quer entender mais? Então siga agora mesmo a leitura deste artigo!
O que é ROI do marketing de conteúdo?
O ROI do marketing de conteúdo é uma fórmula aplicada para mensurar qual foi o retorno obtido em consequência do investimento feito nessa estratégia.
Em outras palavras, ao fazer esse cálculo, você saberá se o montante que investiu na criação de posts para o blog da sua empresa, conteúdos para redes sociais, desenvolvimento de vídeos para YouTube, entre outros, trouxe o retorno financeiro esperado.
Um dos maiores benefícios do ROI do marketing de conteúdo é identificar se o dinheiro empregado para essa estratégia está valendo a pena ou não. Caso não esteja, você tem a chance de ajustar seu planejamento e, com isso, chegar aos resultados esperados.
Quais são as particularidades do ROI do marketing de conteúdo?
Antes de falarmos sobre como calcular o ROI do marketing de conteúdo, é fundamental você entender que, apesar de esse tipo de marketing nem sempre gerar vendas diretas, ela precisa trazer algum tipo de retorno positivo para sua empresa.
Por exemplo, um blog com bom fluxo orgânico e alto número de visitantes, é um ROI positivo, visto que esses leads podem ser convertidos para clientes se trabalhados corretamente.
O mesmo princípio vale para aumento do número de seguidores nas redes sociais e de assinantes no canal do YouTube. Novamente, se receberem a atenção certa, podem se tornar clientes dos seus produtos e/ou serviços e, indo mais adiante, divulgadores naturais da sua marca.
A consequência desses dois exemplos tende a ser um posicionamento melhor do seu negócio na web, elevando o poder de atração e, com isso, as chances de novas oportunidades de venda e de faturamento.
Como calcular o ROI do marketing de conteúdo?
Em linhas gerais, o cálculo do ROI é feito utilizando esta fórmula:
ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento
Para ficar mais clara a aplicação no marketing de conteúdo, usaremos como exemplo uma empresa que, nos últimos seis meses, investiu R$ 10 mil nesse tipo de marketing com foco no aumento do volume de vendas.
No mesmo período, 120 novas vendas foram realizadas, com um ticket médio de R$ 500 cada uma. Isto é, o resultado foi de R$ 60 mil — 120 x 500.
Aplicando a fórmula do ROI para mensurar o real retorno dessa estratégia, temos esta conta:
- ROI = (60.000 – 10.000) / 10.000
- ROI = 50.000 / 10.000
- ROI = 5
Para transformar em percentagem:
- ROI = 5 x 100
- ROI = 500%
Isso significa que a estratégia de marketing de conteúdo da empresa do nosso exemplo deu um retorno financeiro de 500%, o que é um resultado excelente e indicativo de que as abordagens utilizadas estão dando muito certo!
Outros exemplos de mensuração de ROI no marketing de conteúdo
Esse exemplo que acabamos de dar foi de um cálculo de ROI voltado para conversão de vendas. Porém, lembra que falamos que o marketing de conteúdo tem várias formas de uso distintas? Pois bem, se quiser mensurar cada uma delas, basta aplicar a fórmula separadamente.
Dessa forma, você pode usar o Retorno sobre o Investimento para verificar, por exemplo:
- quantidade de leads que foram convertidos em clientes;
- receita média obtida com cada lead vindo do blog, redes social, landing pages e outros;
- retorno com os gastos para produção de conteúdo;
- retorno do investimento em publicidade paga, como Google Adwords e Facebook Ads.
Quais ações de marketing de conteúdo podem melhorar o ROI?
São vários os benefícios do marketing de conteúdo. Entre os que se destacam estão:
- melhora da visibilidade online da marca;
- expansão do conhecimento do público-alvo;
- influência nas decisões de compra;
- redução do custo com aquisição de clientes.
Porém, nem sempre o ROI é tão expressivo quanto o do exemplo que usamos. Quando isso acontece, é fundamental adotar boas práticas para aprimorar a estratégia de marketing de conteúdo do negócio.
Algumas dicas que damos para você melhorar essa abordagem e, com isso, elevar o ROI, são:
- conheça bem seu público-alvo, incluindo preferências, o que buscam nas pesquisas web, linguagem com a qual se identificam, entre outros pontos relacionados;
- crie conteúdos realmente direcionados para sua persona;
- desenvolvam materiais relevantes e interessantes, que respondam às dúvidas da persona e, com isso, ajudem na tomada de decisão em favor da sua marca;
- mantenha uma boa frequência de publicações;
- interaja com os leitores e seguidores e ouça o que eles têm a dizer;
- estimule a participação do público em suas ações de marketing de conteúdo;
- otimize seus conteúdos corretamente para serem indicados nas plataformas de busca, como o Google.
Achou interessante e quer mais detalhes de como fazer marketing de conteúdo? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira os outros artigos que temos sobre esse assunto!