Remarketing no Google Ads: os 5 passos principais!

Veja como fazer remarketing no Google Ads, como ajuda a potencializar as conversões da sua empresa e o momento certo de usar essa estratégia.

Remarketing no Google Ads: como fazer e ter bons resultados?

O remarketing no Google Ads é uma ferramenta digital que entrega anúncios personalizados a pessoas que já tiveram algum tipo de contato ou interação anterior com uma determinada marca ou site. O objetivo é reativar esse relacionamento e incentivá-las a efetivar a compra.

Para esse conceito ficar mais claro, sabe quando você pesquisa algo na internet —, um smartphone, por exemplo — e a partir daquele momento tudo o que acessa na web passa a mostrar esse produto por meio de banners, posts e afins? Essa sensação de “perseguição” nada mais é do que uma estratégia de remarketing.

Uma vez que o potencial cliente entra em contato com o anúncio original, um cookie fica armazenado em seus dispositivos e isso permite ao Google enviar novas propagandas sobre o produto e/ou serviços a essa pessoa. 

Essa é uma ótima estratégia para aumentar a presença da marca, impulsionar conversões e, até mesmo, para fidelizar clientes. 

Porém, para chegar a resultados assim, é essencial saber quando e como fazer remarketing no Google Ads. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Siga a leitura e confira!

Quando fazer remarketing no Google Ads?

Existem alguns momentos e objetivos que são, particularmente, mais favoráveis para usar essa estratégia. Entre os principais estão:

  • reengajar leads;
  • recuperar carrinhos abandonados;
  • ampliar o alcance de campanhas sazonais;
  • otimizar anúncios a partir de uma base de dados, por exemplo, comportamento dos consumidores;
  • atingir grupos específicos de potenciais clientes;
  • promover produtos visualizados, mas que não foram comprados.

Como fazer remarketing no Google Ads? 5 passos

Para fazer remarketing no Google Ads, existem alguns passos essenciais de serem seguidos, que são:

  1. definição do tipo de campanha;
  2. escolha do formato de segmentação;
  3. criação da tag de remarketing no Google Ads;
  4. realização de testes;
  5. identificação de oportunidades de melhoria e otimização.

Vamos aos detalhes?

1. Definição do tipo de campanha

Uma das grandes vantagens do remarketing do Google é que existem diversos formatos de campanhas. Isso ajuda bastante a encontrar a mais alinhada com seu objetivo, modelo de negócio e perfil de público-alvo.

Entre as opções estão:

  • remarketing padrão: apresenta os anúncios em aplicativos e sites que fazem parte da Rede de Display;
  • remarketing dinâmico: mostra anúncios de produtos e/ou serviços a pessoas que já visitaram o site da sua empresa;
  • remarketing em vídeo: são anúncios no Google para quem já interagiu com seu site ou canal;
  • remarketing para aplicativo móvel: exibe anúncio em outros apps para pessoas que já interagiram com o do seu negócio;
  • lista de e-mails: usa como base os e-mails trocados com clientes para exibir anúncios quando eles pesquisarem no Google, usarem o Gmail ou o YouTube.

2. Escolha do formato de segmentação

Com o tipo de campanha decidido, o passo seguinte consiste em definir para quem os anúncios devem ser apresentados. A ideia aqui é escolher a sua audiência e, para isso, você pode considerar critérios como:

  • produto/serviço que quer divulgar;
  • informações demográficas e/ou geográficas do público-alvo;
  • pessoas que montaram o carrinho de compra virtual, mas não fecharam o pedido. 

Essas são apenas sugestões. A dica que damos é definir os critérios de acordo com o que é mais interessante para a sua estratégia e para o que pretende alcançar.

3. Criação de tag de remarketing no Google Ads

Entender o que é tag de remarketing no Google Ads é essencial para este terceiro passo. Consiste em um código que precisa ser instalado no site da sua empresa, e que funciona como um rastreador invisível.

É esse recurso que identifica quem acessou as páginas e salva diversas informações e dados que serão usados como base para exibição dos anúncios.

O próprio Google ensina como incluir tags no site. Porém, em linhas gerais, consiste em:

  • acessar a conta no Google Ads;
  • clicar no menu suspenso “biblioteca compartilhada” no menu da seção;
  • acessar “gerenciador de públicos-alvo”;
  • em seguida em “suas fontes de dados”;
  • após em “configurar tag”.

4. Realização de testes

Testes são a base de definição de boas estratégias de marketing, sejam elas quais forem, e na execução de remarketing são igualmente importantes.

A segmentação, por exemplo, você pode definir dois grupos semelhantes de público-alvo, com apenas alguns pontos distintos, a fim de descobrir qual abordagem gera mais engajamento.

Essas experiências podem ser feitas com outras partes que compõem o remarketing, como tipo de campanha, produto/serviço divulgado, entre outras características.

5. Identificação de oportunidades de melhoria e otimização

A partir dos testes você também tem uma ótima oportunidade de melhorar seus anúncios, considerando a análise dos resultados.

Para saber o que está dando certo e pode ser mantido, e o que precisa de ajustes, use indicadores de desempenho, como:

  • Taxa de cliques (CTR)
  • Custo por clique (CPC)
  • Taxa de impressões
  • Índice de qualidade

Além disso, use a própria plataforma Ads do Google para mensurar os resultados. Inclusive, é possível ativar o remarketing e os recursos de relatórios de publicidade no Google Analytics.

Basicamente, o passo a passo dessa ativação consiste em:

  • fazer login na conta do Google Analytics.
  • clicar em “administrador”;
  • ir até a propriedade que quer ativar o recurso;
  • clicar em “informações de acompanhamento” e, em seguida, em “coleta de dados”;
  • após, ativar definindo “remarketing e recursos de relatórios de publicidade” como “ativado”.

Gostou de conhecer melhor essa ferramenta Ads oferecida pelo Google? Você tem a opção de ativá-la por conta própria. Porém, se precisar de uma ajuda, conte com a a/b Lab e fique com tempo livre para se dedicar a outras estratégias tão importantes quanto essa para o crescimento da sua empresa.