Redes Sociais para B2B: 5 estratégias para atrair e converter clientes corporativos

Redes sociais para B2B funcionam mesmo? Vale a pena criar perfis no Instagram, Facebook, Youtube, X, e outras redes? 

Para responder a essas perguntas, vamos usar dados! Segundo a pesquisa global da Sales for Life, cerca de 94% dos compradores B2B realizam pesquisas online antes de fechar uma compra, com 55% utilizando as redes sociais para isso. 

Bom, diante de números não há argumentos, logo, fica claro que estar nas redes sociais é essencial para negócios que vendem para outros negócios. 

Afinal, os gestores das empresas estão nas redes sociais e usam esses canais para encontrar potenciais fornecedores. 

Mas, é claro que não basta criar um perfil e acham que vai chover cliente na sua horta!

É essencial usar boas práticas de redes sociais para B2B, focadas na atração de visitantes, leads e compradores. A seguir, vamos entender como fazer isso!

Como conseguir clientes B2B pelas redes sociais? 5 passos estratégicos

Para conseguir clientes B2B pelas redes sociais, siga as 5 dicas abaixo:

  1. Crie conteúdo de valor
  2. Utilize anúncios pagos
  3. Implemente social selling
  4. Ofereça materiais ricos
  5. Mensure e otimize

#1 Crie conteúdo de valor

O primeiro passo para qualquer estratégia que envolva redes sociais é a produção de conteúdo relevante para o público que se deseja atingir. 

É este conteúdo que vai chamar a atenção do usuário que está navegando pelas redes sociais e fazê-lo parar para ouvir mais sobre o que você tem a dizer. 

Alguns exemplos de conteúdo de valor incluem:

  • artigos de blog educativos;
  • e-books e whitepapers;
  • infográficos;
  • vídeos explicativos e webinars.

Este conteúdo deve abordar desafios que seus clientes provavelmente estão enfrentando e quais soluções você tem para ajudá-lo. 

Ao invés de focar no seu produto ou serviço, e nos atributos técnicos que ele possui, prefira destacar qual problema ele resolve. 

Lembre-se também de  compartilhar informações relevantes sobre o setor de forma a posicionar sua empresa como uma fonte confiável de informações.

#2 Utilize anúncios pagos

Aproveite as opções de publicidade oferecidas pelas melhores redes sociais para empresas, por exemplo:

  • LinkedIn Ads: permite segmentação precisa por cargo, setor e tamanho da empresa que você deseja que a sua marca alcance.
  • Facebook Ads e Instagram Ads: oferecem opções avançadas de segmentação e remarketing.
  • Twitter Ads (X Ads): bom para aumentar a visibilidade em conversas relevantes do setor.
  • Youtube Ads: oferece alcance preciso de públicos B2B, aumenta a visibilidade da marca, impacta a tomada de decisão e se integra facilmente às estratégias de marketing digital existentes.

Leia também: Tráfego pago para B2B: estratégias, desafios e implementação eficaz

#3 Implemente social selling

Social Selling é uma estratégia de vendas moderna que utiliza as redes sociais para construir relacionamentos e gerar oportunidades de negócios para empresas B2B. 

Esta abordagem se concentra em criar conexões autênticas, oferecer valor e estabelecer confiança com potenciais clientes antes de fazer uma abordagem de venda direta.

O Social Selling ajuda a gerar leads mais qualificados por meio do conteúdo oferecido. Esta estratégia pode encurtar significativamente os ciclos de venda. 

Afinal, ao estabelecer confiança e entender as necessidades do cliente antes mesmo de iniciar a venda formal, as empresas B2B podem acelerar o processo de decisão.

#4 Ofereça materiais ricos

O ciclo de vendas B2B é longo e exige um contato mais próximo entre empresa e potencial cliente. Neste sentido, transformar usuários em edas é uma forma de manter essa relação de maneira mais econômica e eficiente. 

Para isso, crie landing pages com ofertas de conteúdo valioso em troca de informações de contato, aproveitando as funcionalidades do Facebook Lead Ads para capturar leads diretamente na plataforma.

Duas alternativas na busca por mais leads incluem a promoção de webinars gratuitos e e-books exclusivos.

#5 Mensure e otimize

Use as ferramentas analíticas disponíveis para:

  • Acompanhar métricas importantes como engajamento e conversões
  • Identificar o conteúdo e as táticas mais eficazes
  • Ajustar sua estratégia com base nos resultados obtidos

As próprias redes sociais oferecem uma área de acesso às métricas mais importantes para controle e monitoramento dos resultados alcançados por elas. 

Vale a pena dizer que esse acompanhamento se torna ainda mais eficiente e completo, quando você inclui o pixel do Facebook ads em seu site. Para entender o que é e como funciona, leia o artigo especial;Pixel no Facebook Ads: o que é, como criar e seus prós!”

Entendido como conseguir clientes B2B pelas redes sociais, é necessário escolher as redes que farão parte do seu plano de ação. 

Melhores redes sociais para B2B

Embora a escolha das plataformas possa variar dependendo do seu nicho específico, algumas redes sociais se destacam consistentemente para marketing B2B:

  • Linkedin
  • X (ex-Twitter)
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

LinkedIn

O Linkedin é uma rede profissional por excelência e oferece ferramentas robustas para o mercado B2B, sendo ideal para networking e geração de leads.

Para alcançar bons resultados, a sugestão é publicar conteúdo do nicho em que seu negócio está, abordando problemas e soluções do setor. 

Participe ativamente de grupos relevantes e utilize o LinkedIn Sales Navigator para prospecção ativa. 

X (antigo Twitter)

Entre as redes sociais para B2B, o X é a plataforma ideal para compartilhar atualizações rápidas e notícias da sua indústria, bem como interagir com os perfis das empresas que você pensa em prospectar. 

O canal facilita conversas em tempo real e é excelente para monitorar tendências e concorrentes.

Neste cenário, use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade, engaje-se em conversas da indústria e compartilhe links para conteúdos mais detalhados, gerando tráfego para seu site. 

Facebook

O Facebook ainda oferece amplo alcance e opções de mercado detalhadas, sendo um canal bom para construir comunidades e realizar remarketing.

Para ter acesso a essas vantagens, crie uma página de negócios robusta e use o Facebook Groups para construir uma comunidade em torno do seu nicho.

E não se esqueça de aproveitar os anúncios do Facebook para realizar uma campanha segmentada eficiente, que alcance clientes em potencial. 

YouTube

O Youtube é ideal para criar conteúdo educativo e demonstrações de produtos, mostrando para o mercado que os profissionais da sua empresa dominam os assuntos relacionados ao setor e entendem as demandas dos clientes. Esse tipo de conteúdo é excelente para a reputação do negócio e para a consolidação da sua marca. 

Além disso, estamos falando sobre o segundo maior mecanismo de busca depois do Google, o que torna o canal uma excelente alternativa para SEO.

Leia também: 

Instagram

Essa é uma das redes sociais para B2B que está crescendo em sua importância neste formato de negócio, especialmente para marcas mais visuais. 

A solução ajuda a humanizar a marca e é super eficaz para storytelling visual, especialmente, se você usar para compartilhar bastidores da sua empresa, gerar conteúdo mais informal (especialmente nos stories) e aproveitar o reels para vídeos mais longos e detalhados.

De maneira geral, cada uma das redes sociais para B2B traz resultados específicos, ou seja, cada uma deve ser usada de maneira diferente que a outra, com conteúdos próprios, seguindo a linguagem da plataforma. 

Nós sabemos que isso pode ser extremamente complexo para as empresas que não contam com suporte de marketing, mas é também são esses cuidados que fazem com que as marcas se destaquem da concorrência. Logo, não tem muito como fugir. 

Na Ablab você encontra suporte para todas as etapas de planejamento, execução, monitoramento e melhoria dos números das suas ações de redes sociais para B2B.

Todas as etapas do trabalho são executadas por especialistas, que contam com as melhores ferramentas para monitorar redes sociais da marca do mercado, gerando insights e estratégias prontas para alavancar seus resultados. 

Já imaginou contar com essa estrutura para alcançar os objetivos estratégicos da sua companhia? Entre em contato com a nossa equipe e entenda tudo o que podemos fazer por você.