Veja o que são plataformas de mídia programática, como funcionam, de que maneira ajudam a divulgar sua empresa + critérios para escolher a melhor!
Plataformas de mídia programática: como escolher a melhor?
As plataformas de mídia programática são sistemas que centralizam todas as ferramentas necessárias para viabilizar a compra e venda automática, e em tempo real, de espaços publicitários. Elas conectam quem quer anunciar e quem tem ambiente digital à venda, otimizando esse processo e gerando mais resultados para os envolvidos.
Para esse conceito ficar mais fácil de ser compreendido, é fundamental você conhecer, primeiro, o que são as mídias programáticas, concorda?
Trata-se de uma forma de anúncio virtual mais preciso e segmentado, que se baseia em dados para entregar as propagandas ao público certo, na hora certa. A contratação é feita online, dispensando grandes períodos de negociação e aumentando a eficiência e a transparência na relação comercial entre quem o anuncia e quem publica.
Inteligência Artificial e aprendizado de máquina são algumas das tecnologias que baseiam esse conceito. Por esse motivo, ele é mais preciso e dinâmico.
Como você já deve estar imaginando, as plataformas de mídia programática podem gerar diversos benefícios para a sua empresa, tais como personalização e redução de custo.
Entre as opções disponíveis no mercado, como escolher a melhor? Siga a leitura deste artigo e descubra quais critérios considerar!
O que são as plataformas de mídia programática?
As plataformas de mídia programática são sistemas utilizados para facilitar o processo de compra e venda de espaço publicitário digital. Esses softwares fazem a ponte entre os anunciantes e os publishers, que são os proprietários de aplicativos e/ou sites nos quais os anúncios online serão divulgados.
Na prática, significa que, se você quer divulgar a sua empresa em um ambiente virtual, não precisa mais entrar em contato com cada publisher e iniciar todo o processo de negociação, que inclui cotação de preços, alinhamento de datas de veiculação do anúncio, emissão de contrato, entre outras etapas.
Por essas plataformas, todo esse processo acontece como se fosse uma espécie de “leilão virtual”, no qual você procura pela melhor oferta, clicar, e finaliza a contratação seguindo as orientações dadas pelo sistema.
Isso facilita, e muito, a rotina de quem quer comprar espaço publicitário online e quem quer vender.
Quais os benefícios da mídia programática?
Porém, a otimização desse processo não é o único benefício das plataformas de mídia programática. Se utilizar esse recurso para divulgar a sua empresa, por exemplo, poderá obter vantagens como:
- aumento da eficiência e do poder de alcance dos anúncios;
- segmentação aprimorada;
- redução dos custos e de tempo na negociação;
- personalização;
- adequações mais rápidas das campanhas, quando necessário.
Aqui, vale lembrar que essas mídias se baseiam em dados para serem criadas. Por meio de recursos tecnológicos com Inteligência Artificial, o estudo do comportamento e das preferências do público-alvo é aprimorado.
Por esse motivo, o direcionamento é muito mais preciso e os resultados mais expressivos, comparado à forma tradicional de gerar anúncios.
Como é feita a compra de mídia programática?
A compra de mídia programática é feita por meio de plataformas chamadas Ad Exchanges, que são espaços que conectam quem quer anunciar aos proprietários de espaços digitais.
Quem vende esses lugares virtuais são chamados de publishers, que como já comentamos, são os donos dos sites ou aplicativos que recebem as propagandas de terceiros.
Os interessados em anunciar acessam as plataformas de mídia programática e buscam pelos espaços que têm a ver com o que comercializam e com o público que pretendem alcançar.
A compra desses lugares é feita por leilões que acontecem em tempo real, e a cotação se baseia em uma métrica chamada CPM, que significa Custo por Mil Impressões.
A partir da aquisição do espaço, tudo acontece de forma automatizada, começando pela segmentação do público e chegando até a fase final, que é a publicação dos anúncios criados.
Como escolher uma plataforma de mídia programática?
Achou interessante e agora quer saber como escolher uma solução desse tipo? O primeiro passo para isso é conhecer cada tipo de plataforma existente.
No caso, elas são:
- Supply-Side Platform (SSP): ferramentas usadas pelos publishers para vender os espaços publicitários que têm disponíveis. Funciona como uma espécie de vitrine, na qual é apresentado o inventário desse editor;
- Demand-Side Platform (DSP): ambiente usado pelos anunciantes para comprar os espaços. É o local onde são configuradas as campanhas, seus parâmetros, e também são dados os lances em tempo real;
- Data Management Platform (DMP): plataforma que reúne, organiza e distribui os dados do público-alvo. É uma ferramenta extremamente útil para ICP, que é a criação dos perfis dos clientes ideais para serem usados na SSP e na DSP.
O segundo passo é alinhar seus interesses e necessidades às soluções que a plataforma oferece. Por exemplo, é fundamental encontrar uma ferramenta que reúna a oferta de tipos de anúncios compatíveis com a sua estratégia, os quais podem ser:
- anúncio em display;
- vídeos in-stream (veiculados dentro de outros vídeos);
- vídeos out-stream (veiculados em páginas de conteúdo, a exemplo de blogs, sites e outros);
- áudio;
- redes sociais;
- digital out of home (telas digitais e painéis de LED instalados em ambientes urbanos);
- native Ads (anúncios que surgem nas páginas em forma de conteúdo recomendado)
Como criar uma mídia programática?
Após todas essas informações, resta apenas descobrir como criar um anúncio nesse espaço, não é mesmo? Partindo do princípio de que você já escolheu a plataforma que utilizará, o passo a passo mais indicado a ser seguido é:
- defina os objetivos da sua campanha;
- tenha claro o perfil do público que pretende atingir;
- determine os parâmetros da sua companha;
- escolha as segmentações;
- decida qual tipo de anúncio que será feito;
- monte as propagandas;
- libere a divulgação dos anúncios criados;
- monitore os resultados;
- faça os ajustes necessários.
Gostou de conhecer mais uma forma de divulgar sua empresa? Para mais dicas e orientações como essa, aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira outros conteúdos sobre esse tema, como: