As parcerias pagas no TikTok são uma oportunidade para as marcas se conectarem com audiências engajadas de forma autêntica, por meio de influenciadores que possuem credibilidade no nicho em que a companhia atua.
Entretanto, antes de contratar um produtor de conteúdo que está fazendo sucesso, é imprescindível compreender se ele se comunica com o público que você deseja atingir, e este é apenas um dos cuidados necessários para fazer uma parceria paga no TikTok.
O que é parceria paga no TikTok?
Uma parceria paga no TikTok é uma colaboração entre uma marca e um criador de conteúdo, onde o influenciador é compensado financeiramente para criar e compartilhar conteúdo que promova os produtos ou serviços da marca. Essas parcerias aproveitam a credibilidade e o alcance dos influenciadores para aumentar a visibilidade e o engajamento da marca.
De maneira geral, em uma parceria paga no TikTok, o influenciador cria vídeos que apresentam ou mencionam a marca de forma natural e autêntica.
Com isso, as empresas conquistam a atenção de uma audiência qualificada, atingindo seu público por meio dos seguidores do influenciador, aproveitando seu alcance e credibilidade.
Contudo, para que esse tipo de estratégia funcione é essencial que as organizações façam uma pesquisa sobre os influenciadores ideais para sua campanha.
Não adianta escolher um influenciador de sucesso, se ele não interage com o perfil de pessoas que compram com você.
Outra característica importante de uma parceria paga no TikTok é que os influenciadores geralmente têm liberdade criativa para integrar a mensagem da marca de forma que ressoe com seu público.
Ou seja, não é a marca que entrega a publicidade pronta para que o produtor de conteúdo apenas replique.
A ideia por trás de campanhas de sucesso é, justamente, a parceria entre influenciador e marca.
Leia também: Aprenda como anunciar no TikTok, dicas, ideias e muito mais!
Como fazer parceria paga no TikTok?
Fazer uma parceria paga no TikTok envolve algumas etapas importantes:
- Definição de objetivos e estratégia
- Identificação de parceiros potenciais
- Abordagem e negociação
- Formalização do acordo
- Criação e aprovação de conteúdo
- Publicação e promoção
- Monitoramento e relatórios
A seguir, vamos detalhar cada uma delas. Continue lendo para tirar suas dúvidas.
1. Definição de objetivos e estratégia
O primeiro passo, antes mesmo de pensar em quais influenciadores contatar, é definir sua estratégia e seus objetivos.
Neste caso, estabeleça metas claras, por exemplo, aumentar reconhecimento da marca ou impulsionar vendas.
Em seguida, defina seu público-alvo e a mensagem que deseja transmitir. Por último, determine o orçamento disponível para parcerias.
Leia também: Quanto investir no Google Ads para ter resultado na prática?
2. Identificação de Parceiros Potenciais
Com o plano de ação em mãos, seguimos para as etapas práticas do processo de parceria paga no TikTok. Nesta etapa é crucial pesquisar influenciadores cujo público se alinhe com seu público-alvo.
Para isso, analise o engajamento, estilo de conteúdo e valores dos influenciadores.
Entre as soluções que podem te ajudar, estão algumas ferramentas de descoberta de influenciadores vão te ajudar, entre elas:
- Upfluence: a plataforma oferece uma base de dados de mais de 3 milhões de influenciadores. Permite pesquisas detalhadas com base em critérios como localização, nicho, tamanho da audiência e métricas de engajamento.
- HypeAuditor: especializada em análise de influenciadores do Instagram, YouTube e TikTok, o app gera insights detalhados sobre a autenticidade dos seguidores e o engajamento real dos influenciadores.
- Klear: a ferramenta de inteligência de influenciadores utiliza tecnologia de aprendizado de máquina para classificar influenciadores em mais de 60.000 categorias de tópicos, além de oferecer análises profundas e métricas de desempenho.
- AspireIQ (anteriormente Revfluence): a plataforma combina descoberta de influenciadores com gerenciamento de campanhas. Possui um banco de dados de mais de 6 milhões de criadores de conteúdo e oferece recursos de IA para correspondência de marcas com influenciadores.
- Tagger Media: uma plataforma all-in-one que disponibiliza soluções como a descoberta de influenciadores, gerenciamento de campanhas e análise de resultados. Utiliza dados de redes sociais e inteligência artificial para identificar os influenciadores mais relevantes para cada marca.
Não poderíamos encerrar esta lista de ferramentas que te ajudam no processo de como colocar parceria paga no TikTok sem falar do TikTok Creator Marketplace, uma plataforma oficial desenvolvida pelo TikTok para facilitar colaborações entre marcas e criadores de conteúdo na plataforma.
A solução serve como um hub centralizado onde marcas podem descobrir e se conectar com criadores de conteúdo do TikTok para colaborações pagas.
Para ter acesso ao sistema, as empresas devem se inscrever e aguardar a autorização de uso, que geralmente é concedida após uma revisão.
Com a solução, você tem acesso a uma interface intuitiva para pesquisar e filtrar criadores com base em diversos critérios.
3. Abordagem e negociação
Após fazer a seleção de influenciadores com os quais tem interesse em realizar uma parceria paga no TikTok, entre em contato com os criadores de conteúdo selecionados.
Apresente sua proposta de colaboração, incluindo objetivos e expectativas, e esteja aberto a negociar termos que beneficiem ambas as partes.
É comum que os criadores também entrem em contato com as marcas com as quais se identificam em busca de parcerias.
Por isso, é importante que a sua equipe também esteja preparada para responder a essas interações e possa aproveitar as oportunidades que batem à sua porta.
Independente do caso, solicite ao influenciador o mídia kit, um tipo de apresentação profissional que serve como um resumo abrangente do perfil e desempenho do criador de conteúdo na plataforma.
Este kit é essencialmente um portfólio digital que inclui informações cruciais como:
- dados demográficos do público do influenciador;
- estatísticas de engajamento (como número de seguidores, taxa de visualizações e interações);
- exemplos de conteúdos de qualidade e bem-sucedidos;
- colaborações anteriores com marcas;
- nichos de especialidade;
- opções de parceria e tabela de preços.
O objetivo do kit de mídia é fornecer uma visão clara e concisa do valor que o influenciador pode oferecer, facilitando assim a decisão de estabelecer parcerias.
Logo, mesmo que você já tenha realizado uma pesquisa prévia sobre o influenciador, o mídia kit vai te ajudar a refinar ainda mais a sua busca.
4. Formalização do acordo
Seguindo as etapas de como fazer uma parceria paga no TikTok vamos para o acordo e contrato.
Sim, os influenciadores são altamente profissionais atualmente e assim como você faria um contrato com um modelo ou celebridade para a sua campanha de TV, é necessário realizar um contrato que resguarde a sua marca e produto, bem como dê segurança ao influenciador. Entre as informações que precisam constar no documento estão:
- Duração da campanha
- Número e tipo de conteúdos a serem produzidos
- Direitos de uso do conteúdo
- Prazos de entrega
- Compensação e método de pagamento
- Métricas de desempenho esperadas
- Cláusulas de exclusividade (se aplicável)
5. Criação e aprovação de conteúdo
A criação de conteúdo é do influenciador, entretanto, é fundamental que a companhia forneça diretrizes claras sobre a campanha, a marca, o produto ou serviço. Então, esteja preparado para dar suporte ao seu parceiro.
Combine com ele as diretrizes do que pode e o que não pode ser feito e peça que ele envie o material para sua aprovação.
Mas evite criar regras que limitam muito o criador, ok?
Lembre-se que ele conhece o público dele melhor que ninguém!
6. Publicação e promoção
Geralmente, a publicação da campanha é de responsabilidade do criador de conteúdo, que deve, conforme as diretrizes do TikTok, usar a tag “Parceria Paga” para garantir a transparência da comunicação com o público da rede social.
Contudo, ambas as partes podem – e devem – promover o conteúdo em seus canais, para ampliar ainda mais o alcance e gerar mais visualizações.
7. Monitoramento e relatórios
Com a campanha no ar, o trabalho não acabou! É hora de medir e acompanhar o desempenho do conteúdo usando as ferramentas analíticas do TikTok.
Solicite ao criador que forneça relatórios de desempenho à marca, conforme acordado. Analise métricas como:
- visualizações;
- engajamento;
- cliques;
- conversões.
Sobre este tema te convidamos a ler o conteúdo; “Como medir ROI em social media: fórmula e dicas para + retorno”.
Lembre-se que a parceria paga no TikTok deve fazer parte de uma estratégia de marketing e não uma ação isolada. Ações que fazem parte de um planejamento tendem a oferecer melhores resultados a curto, médio e longo prazo.
Conte com a Ablab para desenvolver uma estratégia de TikTok sob medida, alinhada com seus objetivos de negócio. Identificamos as melhores oportunidades de parcerias com base em análises de mercado e público-alvo, realizamos uma análise detalhada de métricas e engajamento, gerenciamos todos os aspectos legais e contratuais das parcerias e mais.
Conheça a Ablab, e entenda como te ajudamos a alavancar o seu negócio por meio de ferramentas e estratégias de marketing atuais, que funcionam!
Quer saber o que podemos fazer por você? Então acesse o nosso site ou chama no WhatsApp!