O off page SEO é uma estratégia que aumenta a presença e autoridade da sua marca nas plataformas de pesquisa como o Google. Veja como utilizar!
Off page SEO: como funciona essa estratégia de ranqueamento?
O off page SEO pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias realizadas fora do site e/ou blog de uma empresa, que ajuda a marca a construir autoridade na internet e a conquistar boas posições nas plataformas de pesquisa.
Sabe quando você está lendo um artigo em um blog e percebe que algumas palavras estão linkadas para conteúdos que não fazem parte daquele espaço web? Pois então, este é um exemplo de SEO off page!
Porém, atenção! Isso não quer dizer se essa prática se limite a colocar links dos conteúdos produzidos pela sua empresa nos textos de outras companhias. Na verdade, a estratégia de otimização off page contempla várias outras atividades.
De menções à marca em redes sociais, passando por podcasts, sites de avaliação, entre outros, são várias as abordagens que ajudam a trazer muito mais credibilidade e confiabilidade para o que você produz.
Como resultado, plataformas de pesquisa — especialmente o Google —, entendem que suas produções são relevantes e transparentes, e passam a sugeri-las para as pessoas que fizerem buscas dos mesmos temas, ou relacionados.
Achou interessante? Então, siga a leitura deste artigo e confira o que é off page SEO, qual a importância e exemplos que você pode seguir.
O que é SEO off page?
SEO off page são técnicas e estratégias de otimização aplicadas fora das páginas do site ou blog de uma empresa. O objetivo é melhorar o posicionamento dos conteúdos nas plataformas de pesquisa e, com isso, conquistar mais autoridade e credibilidade para a marca na internet e, consequentemente, além dela.
Aqui, vale destacarmos que o off page SEO é uma das práticas de Search Engine Optimization, que é a otimização para os motores de busca.
Uma das técnicas de SEO mais conhecidas é a on page, que é aquela utilizada para otimizar as páginas do site/blog da empresa. Para isso, são usadas as palavras-chaves certas em lugares estratégicos, bem como imagens devidamente identificadas, títulos e subtítulos bem trabalhados, entre outras abordagens.
No off page SEO o propósito é o mesmo — ou seja, melhorar o ranqueamento das páginas. Porém, isso é feito externamente.
Qual a importância do SEO off page?
É bem provável que, neste momento, você esteja se perguntando: “Mas se tudo acontece fora das páginas web da minha empresa, como isso beneficiará minha marca? Qual seria a importância de adotar essa prática“
O SEO off page é importante porque, quanto mais links e menções da sua empresa aparecer em espaços digitais que não são seus, mais o Google entende que seus conteúdos são confiáveis e relevantes. Isso ajuda a “ganhar pontos” nessa plataforma de busca e a conquistar mais credibilidade.
Saiba ainda que os robôs do Google consideram que, se algo está sendo citado várias vezes, quer dizer que vale a pena indicá-lo para outras pessoas que procuram pela mesma coisa.
Por isso, se você quer que sua marca ganhe autoridade na web, e que seja considerada e indicada pelas plataformas de pesquisa, precisa explorar a estratégia de off page SEO paralelamente à SEO on page.
Ao fazer isso, você aumenta o potencial de alcance dos seus conteúdos e a presença da sua marca na web, tornando-a cada vez mais conhecida.
Outros motivos pelos quais essa estratégia vale a pena!
Ter participações desse tipo também ajuda sua empresa a se tornar conhecida de outros grupos de consumidores, que podem não ser seu público-alvo principal, mas que têm algum interesse no seu ramo de atuação.
Essa tática contribui para atrair novos clientes, o que tende a gerar boas oportunidades de fechar novos vendas e de elevar o faturamento.
Para essa possibilidade ficar mais claro, vamos de exemplo! Suponhamos que você tenha uma loja de artigos de decoração para casa e jardim. Um dos seus conteúdos foi citado no post de uma empresa de construção que falava sobre “como decorar seu quarto com 5 dicas úteis”.
Resumidamente, o público da construtora que não conhecia sua marca, passa a saber da existência dela, abrindo caminho para pesquisar mais sobre o que ela oferece. Percebe quanto o page SEO pode ser interessante?
9 exemplos de técnicas SEO off page
Assim como contamos logo na abertura deste artigo, ter links dos seus conteúdos em outras páginas não é a única técnica de SEO off page que você pode utilizar.
Essa, no caso, se chama link building, prática que consiste em levar links dos seus materiais para outros sites e blogs, bem como trazer domínios de alta qualidade e autoridade para suas páginas, os quais são denominados backlinks.
Algumas formas de obter backlinks são:
- guest post: que é quando sua empresa escreve um artigo para ser publicado no blog de outro negócio, e vice-versa;
- outreach: ou marketing de influenciadores, que é quando você utiliza a audiência de marcas e/ou pessoas relevantes para o seu público-alvo para divulgar suas soluções;
- divulgação em redes sociais: que é citação da sua marca em posts de outras companhias, e o contrário também.
Somadas a essas técnicas, você também pode explorar:
- participação em fóruns;
- podcasts;
- eventos;
- avaliação em sites como o Reclame Aqui;
- menções sem links;
- entre outros.
E não se esqueça: para obter os melhores resultados, todas essas estratégias devem seguir as boas práticas de otimização. Se você quer aprender mais sobre SEO, aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira estes artigos: