Saber o que os consumidores falam sobre a sua marca, seu produto ou serviço é vital para criar uma estratégia de mercado. Neste cenário, surge o conceito por trás do que é social listening, uma prática fundamental para as marcas que desejam se manter relevantes e conectadas com seu público-alvo.
Por isso, se você não sabe o que é social listening nem entende a sua importância para o negócio, este artigo é o que você precisava!
A seguir, organizamos um guia completo sobre o conceito e as ferramentas para implementar a estratégia de forma eficaz. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.
O que é social listening?
Social listening, ou escuta social em português, é o processo de monitorar e analisar as conversas e menções sobre uma marca, produto, serviço ou tema específico nas redes sociais e na web em geral. O social listening busca compreender o contexto, o sentimento e as nuances por trás das interações online.
Dessa forma, ao entender o que é social listening é preciso ir além do acompanhamento de métricas, como número de curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques e conversões.
Isso porque o objetivo é entender não apenas o que está sendo dito, mas também por que está sendo dito e quais são as implicações de cada mensagem para a marca.
Em outras palavras, o foco aqui está em compreender o conteúdo do que está sendo dito e suas consequências.
Qual é a importância do social listening?
O social listening permite que as empresas:
- Identifiquem tendências emergentes no mercado
- Avaliem o sentimento do público em relação à marca
- Detectem problemas potenciais antes que se tornem crises
- Descubram oportunidades de engajamento e inovação
- Compreendam melhor seu público-alvo e suas necessidades
Diferentemente do simples monitoramento de mídias sociais, que se concentra em métricas quantitativas, o social listening se aprofunda na análise qualitativa, buscando entender o conteúdo, contexto e as motivações por trás das conversas online.
No atual cenário de negócios, onde a reputação online pode fazer ou quebrar uma marca, o social listening tornou-se uma ferramenta indispensável em diferentes níveis.
1. Gestão de reputação
O social listening permite que as empresas monitorem em tempo real o que está sendo dito sobre elas. Isso possibilita uma resposta rápida a comentários negativos, evitando que pequenos problemas se transformem em crises de reputação.
Além disso, ajuda a identificar e amplificar os feedbacks positivos, fortalecendo a imagem da marca.
2. Inteligência competitiva
Ao monitorar não apenas sua própria marca, mas também seus concorrentes e o setor como um todo, as empresas podem obter valiosas informações sobre tendências de mercado e consumo, além de observar de perto as estratégias dos concorrentes e identificar as oportunidades inexploradas.
Tudo isso aumenta a competitividade da companhia, oferecendo diversas oportunidades de negócio, em múltiplas frentes.
É possível, por exemplo, identificar uma parcela do público que não está sendo atendida pelo setor, e sair na frente da concorrência para atender a essa demanda.
3. Desenvolvimento de produtos
Como citamos brevemente acima, as conversas online são uma fonte rica de insights sobre as necessidades e desejos dos consumidores.
O social listening pode revelar lacunas no mercado ou sugestões de melhorias para produtos existentes, orientando o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
4. Atendimento ao cliente
Muitos consumidores recorrem às redes sociais para expressar suas frustrações ou buscar suporte. O social listening permite que as empresas identifiquem e respondam rapidamente a essas demandas, melhorando a satisfação do cliente e demonstrando proatividade.
Com isso, a sua marca começa a se consolidar como uma empresa que se preocupa em atender as necessidades dos clientes em todas as fases dos processos de compra. O resultado é um aumento em indicadores importantes como:
- indicação;
- retenção de clientes;
- fidelização;
- recompra.
5. Personalização de marketing
Ao compreender melhor seu público-alvo através do social listening, as empresas podem criar campanhas de marketing mais relevantes e personalizadas, aumentando sua eficácia e retorno sobre o investimento.
6. Identificação de influenciadores
Outro elemento que se mostra relevante para o social listening é a capacidade de identificar pessoas influentes em nichos específicos, que podem se tornar valiosos parceiros para ações de marketing e branding.
Essas são as principais respostas à pergunta “para que serve social listening”, e já indicam o quão importante é aplicar essa solução no dia a dia da companhia, não é mesmo? Então, a seguir, vamos compreender como fazer isso.
Social listening: como fazer?
Implementar uma estratégia eficaz de social listening requer planejamento e execução cuidadosa. Aqui está um guia passo a passo para ajudar as empresas a começarem:
1. Identifique palavras-chave e tópicos relevantes para o negócio
Com base no seu negócio, produtos, serviços e no perfil dos seus clientes, determine as palavras-chave e tópicos relevantes para monitorar. Isso pode incluir:
- nome da marca e variações;
- nomes de produtos ou serviços;
- slogans e hashtags de campanha;
- nomes de executivos-chave;
- termos relacionados ao setor;
- nomes de concorrentes.
Lembre-se de incluir variações comuns e possíveis erros ortográficos.
2. Escolha e configure as ferramentas de social listening
Fazer este tipo de controle manualmente é impossível, por isso, é essencial que você tenha o suporte de uma ou mais ferramentas de social listening que melhor atendam às suas necessidades e orçamento.
Algumas das principais ferramentas de social listening do mercado incluem:
- Brandwatch
- Hootsuite Insights
- Sprout Social
- Talkwalker
- Mention
Brandwatch
Considerada uma das ferramentas de social listening mais poderosas do mercado, ela oferece:
- análises avançadas de dados;
- visualizações personalizáveis;
- cobertura de uma ampla gama de plataformas online.
Seus recursos incluem:
- análise de sentimento;
- detecção de tendências;
- identificação de influenciadores.
Ou seja, é uma ferramenta de social listening muito completa e oferece múltiplos benefícios para a organização.
Hootsuite Insights
Parte da suíte de gerenciamento de mídias sociais da Hootsuite, o Insights fornece recursos robustos de social listening. Ele permite, por exemplo:
- monitorar conversas em tempo real;
- analisar sentimentos;
- identificar tendências emergentes.
Ainda é preciso destacar que a integração com outras ferramentas facilita a gestão completa da presença online.
Sprout Social
Além de suas capacidades de gerenciamento de mídias sociais, o Sprout Social oferece recursos avançados de social listening, como:
- monitorar menções de marca;
- analisar sentimentos;
- gerar relatórios detalhados.
Sua interface intuitiva torna a análise de dados acessível mesmo para usuários menos experientes.
Talkwalker
O Talkwalker se destaca pela sua capacidade de processar grandes volumes de dados de diversas fontes online. Além disso, a ferramenta oferece soluções como análise de imagem, vídeo e texto, e monitoramento mais abrangente da presença da marca online.
Além disso, o sistema disponibiliza recursos de inteligência artificial que ajudam a identificar insights relevantes em meio a vastas quantidades de dados.
Mention
O Mention é uma das ferramentas de social listening mais acessíveis do mercado, ideal para pequenas e médias empresas.
A plataforma permite o monitoramento em tempo real de menções de marca em várias plataformas, com recursos que incluem:
- análise de sentimento;
- relatórios personalizáveis;
- alerta em tempo real.
Com isso, é uma opção sólida para empresas que estão começando com social listening.
3. Monitore múltiplas plataformas
Agora que você conhece quais são as principais ferramentas de social listening, é preciso compreender quais plataformas monitorar, não é mesmo?
A dica aqui é que você inclua, mas não se limite às principais redes sociais. Considere monitorar:
- Facebook, TikTok, X (antigo Twitter), Instagram, LinkedIn
- Fóruns e comunidades online
- Blogs e sites de notícias
- Plataformas de avaliação (como TripAdvisor ou Reclame Aqui)
- YouTube e outras plataformas de vídeo
4. Analise os dados coletados
Com os dados e as informações coletadas em mãos, é preciso fazer algo com eles!
Não adianta ter um monte de informações e não saber como usá-las. Além de responder às interações de usuários e consumidores, a nossa dica é que, regularmente, você analise os dados coletados para extrair insights valiosos, como:
- Tendências de sentimento (positivo, negativo, neutro)
- Tópicos recorrentes ou emergentes
- Picos de atividade e seus gatilhos
- Influenciadores e defensores da marca
- Feedbacks específicos sobre produtos ou serviços
5. Aja com base nos insights
O verdadeiro valor do social listening está em transformar insights em ação. Isso inclui:
- responder rapidamente a reclamações ou dúvidas de clientes;
- ajustar estratégias de marketing com base no feedback;
- desenvolver novos produtos ou melhorar os existentes;
- criar conteúdo que aborde temas populares entre o público;
- engajar-se proativamente com influenciadores e defensores da marca.
Pronto, agora, sim, você tem um guia introdutório do que é social listening e como implementar a estratégia de forma eficaz.
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