Tudo sobre o que é mídia interativa e como aplicar o modelo no dia a dia da empresa para engajar e converter clientes usando a tecnologia? Passo a passo
O que é mídia interativa: como engajar e conquistar clientes?
A compreensão sobre o que é mídia interativa vem se tornando mais necessária a cada dia para as empresas que buscam estabelecer relações mais fortes com clientes e prospects.
Afinal, a partir da inovação em mídias interativas e do uso de recursos baseados em tecnologia, consumidores e empresas pode interagir e se comunicar de maneira integrada e em tempo real.
Isso acontece porque o comprador, por meio dos canais que permitem interação, compartilha suas opiniões, engaja com o material e oferecer respostas importantes para dúvidas comuns da companhia.
Já a organização passa a ter acesso a informações que permitem identificar e atender às necessidades e preocupações dos compradores, com mais facilidade.
Por exemplo, por meio da interatividade do cliente nas redes sociais, com curtidas, compartilhamentos e comentários, a equipe consegue compreender qual é o tipo de conteúdo que mais atrai potenciais compradores.
O que é mídia interativa?
A mídia interativa é um método de comunicação que permite interação entre quem publica um conteúdo e quem o recebe, lê, ouve ou assiste. Ela permite que clientes, leads e prospects se tornem participantes ativos da comunicação com a empresa, logo, aumentam o engajamento deles com a marca.
Um bom exemplo de mídia interativa são as redes sociais, afinal, elas permitem a interação entre o usuário e o material da marca.
Ao contrário do que ocorre com mídias como televisão e rádio, em que a comunicação é unilateral.
Mas nem só de canais de comunicação entre marcas e clientes vivem os exemplos de mídia interativa.
Outro modelo que exemplifica o que é mídia interativa é o videogame, em que as ações do jogador interferem na resposta do dispositivo.
Os aplicativos que você usa diariamente em seu smartphone, como o Google Maps, WhatsApp e Ifood, também são amostras do uso prático da mídia alternativa.
Isso significa que você, provavelmente, já se envolve com diferentes exemplos de mídias interativas todos os dias, mesmo sem saber.
Diante dessas diferentes alternativas, é importante notar que o propósito da mídia interativa é envolver o usuário e interagir com ele de uma forma que a mídia não interativa não consegue.
Para isso acontecer uma série de recursos tecnológicos são necessários, incluindo internet, ferramentas de processamento de dados e até inteligência artificial.
Por isso, as inovações em mídias interativas ganham força com o desenvolvimento da tecnologia, bem como com a popularização de recursos como smartphones, computadores e laptops. Eles possibilitaram uma interação fácil e conveniente.
Como acontece a inovação em mídias interativas?
Seguindo o cenário em que surgiu, a inovação em mídias interativas tende a caminhar conforme a tecnologia avança.
Por exemplo, o uso cada vez mais comum da inteligência artificial no dia a dia das pessoas, amplia a capacidade e as possibilidades de interatividade.
Assim como as novas opções de realidade virtual, que oferecem uma experiência completamente imersiva, permitindo que seus usuários mergulhem em outros universos.
Contudo, para as experiências interativas serem possíveis, alguns elementos são necessários, tais como:
- imagens e gráficos em movimento;
- animação;
- vídeo;
- áudio.
Um usuário pode participar manipulando um ou mais desses elementos durante sua experiência, algo que a mídia tradicional não permite.
Na prática, isso significa que a mídia interativa é basicamente qualquer coisa que lhe dê alguma medida de controle sobre o que você está consumindo.
Como fazer uma mídia interativa?
Agora que entendemos o que é mídia interativa e sabemos que ela depende da participação de quem é impactado por ela, podemos avançar para compreender como aplicá-la em um negócio.
A criação de uma mídia interativa é um processo criativo e técnico, que requer habilidades em áreas como:
- design;
- programação;
- compreensão sobre o comportamento do público.
Logo, geralmente, a inovação em mídias interativas depende do trabalho em equipe, formando um time multidisciplinar.
Outra forma de aplicação do que é mídia interativa é por meio do uso de canais que já estão disponíveis, como as redes sociais.
Nesses casos, será necessário a criação do planejamento que direciona o uso desses recursos para atingir os objetivos da companhia.
Entretanto, se o objetivo é aprender como fazer uma mídia interativa nova, nós te ajudamos.
A seguir, organizamos um guia prático de etapas que você deve seguir para desenvolver uma mídia interativa:
- Defina o objetivo, compreenda claramente o que você deseja alcançar com essa mídia, quem é o perfil de cliente que você deseja atingir e qual é o tipo de interação você quer oferecer aos usuários.
- Escolha a tecnologia que será usada, por exemplo, um site, um aplicativo ou outras soluções. Escolha as tecnologias adequadas para implementar a interatividade, como HTML, CSS e JavaScript, ou outras linguagens de programação relevantes.
- Crie o conteúdo que será apresentado aos usuários, incluindo textos, imagens, vídeos e áudios.
- Planeje a jornada do usuário através da mídia, projetando como os usuários vão interagir, quais ações poderão realizar e como a narrativa ou experiência tende a evoluir de acordo com suas escolhas.
- Implemente a interatividade usando as tecnologias escolhidas. Isso pode incluir a criação de botões, formulários, animações ou outras ações específicas para o meio no qual a funcionalidade está inserida.
- Realize testes com usuários reais para identificar possíveis problemas ou melhorias necessárias na experiência.
- Verifique se sua mídia interativa funciona em diferentes dispositivos e navegadores, garantindo uma experiência consistente para todos.
- Lance e promova o recurso usando estratégias de marketing e divulgação.
Seguindo essas etapas, você terá acesso aos benefícios que apresentamos ao longo deste material, enquanto abordamos o que é mídia interativa.
Como falamos, a aplicação e o uso desse formato de conteúdo, geralmente, está atrelado a necessidade de uma equipe multidisciplinar que tenha domínio de aspectos técnicos e criativos.
Aqui na a/b lab você encontra tudo isso, com especialista na experiência do cliente, na conversão dele, em programação e em tudo o que você precisa para gerar contato, interação e divulgar seus canais. Conheça nossos serviços e converse com nossos profissionais.