O que é meta title? Exemplos + como fazer em 5 passos

Entenda o que é meta title, a diferença da meta description, exemplos de títulos e como fazer boas frases para ganhar + cliques nas buscas.

O que é meta title? Aprenda como fazer + exemplos

O algoritmo dos mecanismos de busca varrem a internet para entregar os melhores conteúdos nos resultados de pesquisa. Um site é encontrado com mais facilidade se ele fornece as informações-chave que o algoritmo precisa e uma delas é o meta title. 

Porém, o que é meta title?

Neste artigo, explicamos o que é, a diferença para a meta description, mostramos exemplos e dicas de como fazer um bom meta title. Continue a leitura e entenda mais sobre uma das boas práticas de SEO.

O que é meta title?

O meta title, em português, meta título (MT), é um elemento HTML que define o título da página de um site. O usuário visualiza o MT nos resultados de pesquisa (em azul e clicável) e na guia do navegador ao passar o cursor em cima da aba.

Outros nomes pelos quais esse elemento do SEO é chamado são: tag de título (title tag) e título SEO (SEO title). 

É importante destacar que o meta title é diferente do H1, que é o título interno de um artigo de blog ou de uma página da web — as heading tags (H1, H2, H3, etc.) organizam a estrutura interna de um texto/página e dão cadência a leitura.

O meta título é um elemento do SEO e com a meta descrição (falaremos dela mais adiante) dá uma prévia do que o leitor vai encontrar ao clicar no resultado da busca. 

Pode parecer apenas um detalhe, mas otimizar as tags de título do seu site é essencial para melhorar o desempenho do SEO e as taxas de cliques.

Leia também >>> O que é SEO e para que serve: MANUAL de boas práticas 🥇

Qual a diferença meta title e meta description?

O meta title é o título do artigo ou página, que indica o assunto abordado e aparece em azul e letras maiores, e a meta description (MD) é o resumo do conteúdo que o usuário vai encontrar ao clicar e aparece logo abaixo do MT no resultado da pesquisa.

Os dois elementos são essenciais para que o usuário saiba o que existe em uma página e decida clicar ou não ao analisar os resultados obtidos na busca. Ambos são configurados dentro do sistema de postagem (ex: WordPress). 

Geralmente, instala-se um plugin, como o Yoast, que inclui abaixo da caixa de postagem, o espaço para escrever o post, uma nova sessão com espaço para inclusão do meta título, meta descrição e URL (que também é otimizada).

A criação do MT e do MD é guiada pela palavra-chave principal da página e também pelas palavras relacionadas, auxiliando na criação de um título atrativo, afinal, o objetivo é que o usuário clique, e uma descrição objetiva que antecipe o que o usuário vai encontrar. 

Leia mais: 7 ferramentas de SEO para empresas + dicas de otimização.

Exemplos de meta tag title

Agora que explicamos a parte teórica, vamos mostrar alguns exemplos de tag de título e como elas aparecem nos resultados de busca. Confira:

O ideal é que o meta title apareça completo na página de resultados, como no exemplo acima. Então evite que ele apareça como está abaixo, faltando uma parte. 

Um título cortado dá a sensação de informação incompleta para o usuário, o que pode levá-lo a desistir de clicar no link do seu site.

Já citamos que o meta title é um elemento do SEO importante porque é o que o usuário vê nas pesquisas, mas não são os únicos locais onde o elemento é útil.

O MT aparece na aba dos navegadores e quando alguém compartilha o link de um conteúdo nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn. 

As redes sociais geram uma caixa com a prévia do artigo quando um link é incluído em uma postagem. É justamente o MT que aparece em destaque.

Como fazer um bom meta title? 5 dicas

Ok, você já entendeu que o meta title é importante na estratégia de SEO, certo? Então, agora, você quer saber como fazer bons títulos e quais são as recomendações técnicas para criar títulos geradores de cliques. Listamos as principais boas práticas a seguir:

1. Mantenha as frases entre 50 e 60 caracteres

A primeira recomendação para fazer um bom título SEO é ficar atento ao limite de caracteres. Mantenha a frase entre 50 e 60 caracteres, o que dá uma média de 12 palavras para descrever o que o usuário vai encontrar no seu site/blog.

Ao passar o limite recomendado, o meta título vai ser cortado, como mostramos no exemplo acima. Seja estratégico e monte uma frase atrativa e completa para aumentar as chances de cliques.

Observação: o tamanho limite para o texto da meta descrição é de 140 caracteres.

2. Inclua a palavra-chave no título

O principal elemento de uma tag de título é a palavra-chave principal da página ou artigo de blog. Ela deve não só estar no título, como também no início da frase. 

Dessa forma, você garante que ela não será cortada no resultado do mecanismo de busca, o que diminui bastante a chance do usuário achar seu conteúdo útil para o que ele busca. 

3. Seja preciso ao descrever a página 

A intenção de busca do usuário deve ser atendida tanto no conteúdo quanto no título SEO da página. Por isso, é fundamental ser preciso ao escrever a frase que vai informar o que as pessoas vão ler.

Quanto mais objetiva for a estrutura da frase, melhor. Considerando a intenção de busca da palavra-chave trabalhada, inclua no MT os principais itens do conteúdo que vão chamar a atenção do usuário.  

4. Evite repetições de palavras

Ao criar um conteúdo ou uma página, você vai selecionar um conjunto de palavras-chave para trabalhar. Para montar uma frase bem escrita, evite a repetição de palavras para não prejudicar a fluidez do título.

Lembre-se que você pode incluir as variações selecionadas da palavra-chave na meta descrição, que comporta mais caracteres, complementando a informação do título, sem prejuízos para o entendimento do leitor.

5. Crie um meta título único

Na hora de criar a tag de título, analise o que as primeiras posições abordaram para pensar em uma construção de frase que vá destacar seu conteúdo.

Repare no que faltou na abordagem de cada resultado e pense em palavras de impacto que possam complementar o seu MT, por exemplo, se você vende móveis, em vez de escrever no título da página ‘Mesas de madeira’, coloque ‘Mesas de madeira legítima e exclusivas’.

Pense no que pode destacar a proposta do seu negócio e invista toda sua criatividade na criação dos seus meta titles!

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