O que é funil de conteúdo e como usar para atrair, converter, vender e fidelizar clientes? Passo a passo + estratégias para cada etapa!
O que é funil de conteúdo, importância e como criar? 4 etapas!
Entender o que é funil de conteúdo vai te ajudar a adaptar seu processo comercial ao novo comportamento dos clientes.
Afinal, não é nenhum segredo que a transformação digital mudou a forma como as pessoas compram, e alguns dados nos ajudam a constatar isso.
Por exemplo, segundo uma pesquisa da Hubspot, 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas.
Já um estudo divulgado pelo portal E-commerce Brasil mostra que 98% dos consumidores não compram na primeira visita a uma loja virtual.
Logo, é preciso oferecer motivos para que essas pessoas voltem para o seu e-commerce. Além disso, é essencial desenvolver materiais relevantes para que elas se interessem em falar diretamente com a sua empresa.
Ao fazer isso, você aumenta as chances de visitantes e leads se tornarem clientes.
Nesse cenário, o funil de conteúdo está entre as maneiras de oferecer materiais que vão auxiliar o consumidor a caminhar pela jornada de compra até a tomada de decisão.
O que é funil de conteúdo?
O funil de conteúdo é uma representação visual que permite que os profissionais de marketing compreendam a jornada dos clientes até a decisão por uma compra. O modelo direciona as equipes na criação de materiais que ajudam esses consumidores em cada estágio, respondendo suas dúvidas e oferecendo informação relevante.
Em outras palavras, o funil ajuda as empresas a mapearem o tipo de conteúdo que será útil para cada fase da jornada de compra.
Como criar funil de conteúdo?
O primeiro passo para criar um funil de conteúdo é entender que ele é dividido em quatro fases:
- Atrair
- Converter
- Fechar (vender)
- Encantar
Cada uma dessas etapas está relacionada a um estágio da jornada de compra:
- Conscientização: eles estão buscando informações e entendendo que tipo de problema possuem.
- Consideração: os leads estão avaliando as opções de solução.
- Decisão: essa é a fase de analisar os motivos para comprar seu produto ou contratar o seu serviço.
- Encantamento: o cliente avalia a experiência que teve com a empresa.
Aqui, podemos considerar que os tipos de conteúdo para cada estágio serão diferentes:
- Atrair: o conteúdo deve ser focado em educar o público sobre um problema que ele pode estar enfrentando.
- Converter: os materiais devem apresentar as soluções que existem para resolver uma demanda.
- Fechar (vender): é hora de apostar em informações comerciais, destacando a sua solução como a ideal.
- Encantar: após a venda é preciso manter o relacionamento com seus compradores, visando fidelizá-los e torná-los promotores da marca.
Atrair
Na etapa de atração o objetivo é apresentar a marca e levar o cliente a se relacionar com ela, por meio de conteúdo relevante, que o ajude a entender mais sobre os problemas que ele mesmo está enfrentando.
Para isso é preciso atrair os compradores para as páginas da empresa, especialmente para o site, blog ou landing pages, usando estratégias e ferramentas como:
- SEO;
- marketing de conteúdo;
- blog;
- anúncios;
- redes sociais e mais.
Entre os indicadores que mostram o sucesso (ou fracasso) dessa etapa, avalie o número de visitantes no site.
Converter
Com o cliente dentro do seu site, é hora de convertê-lo em lead. Quando isso acontece você passa a ter o contato dentro da sua base e pode conversar diretamente com ele para mostrar um pouco mais sobre a sua oferta e solução.
Logo, é necessário estimular esse usuário a compartilhar os dados dele com você.
Dentro do que é funil de conteúdo isso é feito a partir da oferta de materiais ricos como:
- ebooks;
- webinars;
- planilhas;
- cursos gratuitos;
- descontos especiais e mais.
Eles devem ficar disponíveis por meio de páginas de conversão, como landing pages com formulários e CTAs (call to action) impactantes, que estimulam o cadastramento.
O link que leva para essas páginas pode ser usado em anúncios, em suas redes sociais, em blogs e em todos os canais de atração que listamos acima.
O indicador que avalia os resultados é o de número de cadastros, bem como a taxa de conversão, que pondera sobre o número de visitantes em relação ao número de pessoas que se cadastraram.
Fechar
Nessa fase, o lead já está nas etapas finais da jornada do cliente, ele já sabe que tem um problema, conhece as opções de solução e está ciente sobre a sua oferta.
Logo, a sua missão é conquistá-los para não morrer na praia, depois de tanto esforço.
Uma vez que você tem os dados de contato, use-os de maneira inteligente para mostrar a melhor opção para ele.
Entre as estratégias que você pode usar para conquistar o cliente de vez estão:
- e-mail marketing;
- casos de estudo;
- depoimentos;
- atendimento online ou presencial;
- compartilhamento de ofertas;
- convite a uma avaliação gratuita e mais.
O conteúdo depende do tipo de negócio que você gerencia, mas aproveite para usar gatilhos mentais como urgência e escassez. Eles vão te ajudar a fazer o lead tomar uma decisão imediata, ao invés de ficar enrolando.
Encantar
Venda realizada, parabéns! Você soube usar o que é funil de conteúdo a seu favor, contudo é hora de fidelizar esse cliente, afinal, foi muito difícil conquistá-lo, não é mesmo?
Segundo uma pesquisa divulgada pela Harvard Business School, adquirir um novo comprador é de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um atual.
Além disso, aumentar a taxa de retenção em apenas 5% pode representar um aumento nos lucros de 25% a 95%, é o que diz o relatório da Bain & Company.
Logo, é essencial para o crescimento saudável da sua empresa que você se preocupe em manter o cliente por perto.
Para isso, algumas estratégias de conteúdo vão te ajudar, entre elas:
- e-mail marketing;
- redes sociais;
- pesquisas de satisfação;
- ofertas exclusivas;
- produção de conteúdo segmentado e mais.
Confira a seguir um exemplo de funil de conteúdo e como ele pode ser representado.
Fonte: Colina Tech
De acordo com a Hubspot, 82% dos profissionais da área entendem a importância do funil de conteúdo para as vendas de uma empresa, e nós esperamos ter te ajudado a conhecer mais sobre esse conceito.
Sem dúvidas, o funil de conteúdo é uma ferramenta importante para todos os negócios que buscam resultados efetivos.
E é por isso que aqui na a/b lab nós temos um setor especializado na criação de estratégia de conteúdo alinhada a todas as suas ações de marketing e vendas. Nossa missão é fazer você alcançar a alta performance. Então entre em contato com o nosso time de especialistas e veja o que podemos fazer por você e seu negócio.