O que é funil de conteúdo: 4 fases, o que postar e exemplos

O que é funil de conteúdo e como usar para atrair, converter, vender e fidelizar clientes? Passo a passo + estratégias para cada etapa!

O que é funil de conteúdo, importância e como criar? 4 etapas!

Entender o que é funil de conteúdo vai te ajudar a adaptar seu processo comercial ao novo comportamento dos clientes.

Afinal, não é nenhum segredo que a transformação digital mudou a forma como as pessoas compram, e alguns dados nos ajudam a constatar isso. 

Por exemplo, segundo uma pesquisa da Hubspot, 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas.

Já um estudo divulgado pelo portal E-commerce Brasil mostra que 98% dos consumidores não compram na primeira visita a uma loja virtual. 

Logo, é preciso oferecer motivos para que essas pessoas voltem para o seu e-commerce. Além disso, é essencial desenvolver materiais relevantes para que elas se interessem em falar diretamente com a sua empresa.

Ao fazer isso, você aumenta as chances de visitantes e leads se tornarem clientes. 

Nesse cenário, o funil de conteúdo está entre as maneiras de oferecer materiais que vão auxiliar o consumidor a caminhar pela jornada de compra até a tomada de decisão.

O que é funil de conteúdo? 

O funil de conteúdo é uma representação visual que permite que os profissionais de marketing compreendam a jornada dos clientes até a decisão por uma compra. O modelo direciona as equipes na criação de materiais que ajudam esses consumidores em cada estágio, respondendo suas dúvidas e oferecendo informação relevante.

Em outras palavras, o funil ajuda as empresas a mapearem o tipo de conteúdo que será útil para cada fase da jornada de compra.

Como criar funil de conteúdo?

O primeiro passo para criar um funil de conteúdo é entender que ele é dividido em quatro fases:

  • Atrair
  • Converter
  • Fechar (vender)
  • Encantar

Cada uma dessas etapas está relacionada a um estágio da jornada de compra:

  • Conscientização: eles estão buscando informações e entendendo que tipo de problema possuem. 
  • Consideração: os leads estão avaliando as opções de solução.
  • Decisão: essa é a fase de analisar os motivos para comprar seu produto ou contratar o seu serviço.
  • Encantamento: o cliente avalia a experiência que teve com a empresa.   

Aqui, podemos considerar que os tipos de conteúdo para cada estágio serão diferentes:

  • Atrair: o conteúdo deve ser focado em educar o público sobre um problema que ele pode estar enfrentando.
  • Converter: os materiais devem apresentar as soluções que existem para resolver uma demanda.
  • Fechar (vender): é hora de apostar em informações comerciais, destacando a sua solução como a ideal.
  • Encantar: após a venda é preciso manter o relacionamento com seus compradores, visando fidelizá-los e torná-los promotores da marca.

Atrair

Na etapa de atração o objetivo é apresentar a marca e levar o cliente a se relacionar com ela, por meio de conteúdo relevante, que o ajude a entender mais sobre os problemas que ele mesmo está enfrentando. 

Para isso é preciso atrair os compradores para as páginas da empresa, especialmente para o site, blog ou landing pages, usando estratégias e ferramentas como:

  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • blog;
  • anúncios;
  • redes sociais e mais.

Entre os indicadores que mostram o sucesso (ou fracasso) dessa etapa, avalie o número de visitantes no site.

Converter

Com o cliente dentro do seu site, é hora de convertê-lo em lead. Quando isso acontece você passa a ter o contato dentro da sua base e pode conversar diretamente com ele para mostrar um pouco mais sobre a sua oferta e solução. 

Logo, é necessário estimular esse usuário a compartilhar os dados dele com você.

Dentro do que é funil de conteúdo isso é feito a partir da oferta de materiais ricos como:

  • ebooks;
  • webinars;
  • planilhas;
  • cursos gratuitos;
  • descontos especiais e mais.

Eles devem ficar disponíveis por meio de páginas de conversão, como landing pages com formulários e CTAs (call to action) impactantes, que estimulam o cadastramento. 

O link que leva para essas páginas pode ser usado em anúncios, em suas redes sociais, em blogs e em todos os canais de atração que listamos acima.

O indicador que avalia os resultados é o de número de cadastros, bem como a taxa de conversão, que pondera sobre o número de visitantes em relação ao número de pessoas que se cadastraram.

Fechar

Nessa fase, o lead já está nas etapas finais da jornada do cliente, ele já sabe que tem um problema, conhece as opções de solução e está ciente sobre a sua oferta. 

Logo, a sua missão é conquistá-los para não morrer na praia, depois de tanto esforço. 

Uma vez que você tem os dados de contato, use-os de maneira inteligente para mostrar a melhor opção para ele. 

Entre as estratégias que você pode usar para conquistar o cliente de vez estão: 

  • e-mail marketing;
  • casos de estudo;
  • depoimentos;
  • atendimento online ou presencial;
  • compartilhamento de ofertas;
  • convite a uma avaliação gratuita e mais.

O conteúdo depende do tipo de negócio que você gerencia, mas aproveite para usar gatilhos mentais como urgência e escassez. Eles vão te ajudar a fazer o lead tomar uma decisão imediata, ao invés de ficar enrolando. 

Encantar

Venda realizada, parabéns! Você soube usar o que é funil de conteúdo a seu favor, contudo é hora de fidelizar esse cliente, afinal, foi muito difícil conquistá-lo, não é mesmo? 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Harvard Business School, adquirir um novo comprador é de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um atual.

Além disso, aumentar a taxa de retenção em apenas 5% pode representar um aumento nos lucros de 25% a 95%, é o que diz o relatório da Bain & Company.

Logo, é essencial para o crescimento saudável da sua empresa que você se preocupe em manter o cliente por perto. 

Para isso, algumas estratégias de conteúdo vão te ajudar, entre elas:

  • e-mail marketing;
  • redes sociais;
  • pesquisas de satisfação;
  • ofertas exclusivas;
  • produção de conteúdo segmentado e mais.

Confira a seguir um exemplo de funil de conteúdo e como ele pode ser representado. 

Fonte: Colina Tech

De acordo com a Hubspot, 82% dos profissionais da área entendem a importância do funil de conteúdo para as vendas de uma empresa, e nós esperamos ter te ajudado a conhecer mais sobre esse conceito.

Sem dúvidas, o funil de conteúdo é uma ferramenta importante para todos os negócios que buscam resultados efetivos.

E é por isso que aqui na a/b lab nós temos um setor especializado na criação de estratégia de conteúdo alinhada a todas as suas ações de marketing e vendas. Nossa missão é fazer você alcançar a alta performance. Então entre em contato com o nosso time de especialistas e veja o que podemos fazer por você e seu negócio.