O que é CTR no google ads? Qual o valor baixo ou ideal?

Aprenda o que é CTR no Google Ads. Veja o que é considerado um CTR baixo e qual é o valor ideal para suas campanhas com o Google Ads.

O que é CTR no Google Ads: como calcular e qual o valor ideal?

Além de ser um indicador importantíssimo para direcionar as suas estratégias de marketing, aprender o que é CTR no Google Ads é primordial para você otimizar os resultados de seus anúncios na plataforma.

O CTR é a sigla em inglês para Click Through Rate, que em português pode ser traduzido como “taxa de cliques”.

Na prática, o CTR funciona como um indicador que mostra se os seus anúncios estão conseguindo conquistar o clique de potenciais clientes que são impactados por ele. 

Contudo, para entender e usar o CTR em suas ações, não basta olhar para o número que o Google Ads mostra. É preciso entender quais informações esse dado traz e, então, usá-las para tomar suas decisões estratégicas. 

Por exemplo, é importante que você entenda o que é um bom CTR para a sua empresa, para, então, avaliar o indicador apresentado pelo Google Ads. Afinal, o CTR da sua campanha representa um bom resultado? 

Responder a essa pergunta pode gerar muitas dúvidas sobre quais valores são bons e quais estão abaixo da média para aquele tipo de anúncio.

Logo, nossa missão com este artigo, é te ajudar a responder às principais questões sobre o que é CTR no Google Ads. Para isso, reunimos as informações mais importantes sobre o assunto:

  • O que é CTR no Google Ads?
  • Qual valor é considerado um CTR baixo no Google Ads?
  • Qual valor é considerado um CTR ideal no Google Ads?
  • Como aumentar o CTR no Google Ads?

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que é CTR no Google Ads?

O CTR no Google Ads é a sigla para Click Through Rate ou, em português, taxa de cliques. Na plataforma de anúncios do Google, ela indica a frequência ou a porcentagem de pessoas que clicaram no anúncio em relação ao número de pessoas que o visualizaram.

Isso significa que para chegar no valor do CTR é preciso dividir o número de cliques recebidos pelo seu anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido. Portanto, para calcular o CTR no Google Ads, a fórmula é:

CTR = cliques / impressões

Vejamos um exemplo: seu anúncio teve 1.000 impressões e 50 cliques. Logo, aplicando os dados acima, temos:

50 (cliques) / 1000 (impressões) = 0,05

Em seguida, transformamos o número em uma porcentagem, para facilitar a visualização do resultado. Basta multiplicar o CTR encontrado por 100 e teremos 5%.

Logo, de acordo como funciona o Google Ads, esse valor nos traz a informação de que 5% dos usuários, impactados por sua campanha no Google Ads, clicam no anúncio. 

Em outras palavras, 5 a cada 100 usuários que veem a sua campanha no ar, clicam nela. 

Qual valor é considerado um CTR baixo no Google Ads?

O valor considerado um CTR baixo no Google Ads pode variar de acordo com o tipo de anúncio que você está fazendo, o setor da empresa, o tipo de produto e serviço oferecido e mais.

Uma forma de avaliar se o CTR do Google Ads está baixo é procurar informações sobre os indicadores que seu concorrente está conseguindo com os anúncios. 

Dessa forma, você terá uma base para entender se sua campanha está atraindo mais clientes em potencial, do que as ações executadas pela outra empresa. 

Todavia, segundo o fórum do Google, um CTR menor que 1% é baixo, já um CTR acima de 3% é considerado bom.

Entretanto, lembre-se que muitos fatores podem fazer com que um CTR seja considerado baixo em um caso e não em outro, como por exemplo o modelo de campanha que você está utilizando.

A performance de um modelo de anúncio do Google Ads para rede de pesquisa não será como uma rede de display. Em um modelo de anúncio de rede de display, conseguir 0,5% de CTR pode ser considerado muito bom em alguns nichos.

Portanto, aqui cabe se informar sobre sua área de atuação e os tipos de anúncio que você está utilizando, antes de considerar o seu CTR baixo.

Leia também: Formatos de display do Google Ads + 6 dicas de criação

Qual valor é considerado um CTR ideal no Google Ads?

Como dissemos acima, não existe exatamente um CTR ideal no Google Ads. No geral, quanto maior o CTR, melhor

Contudo, a questão mais importante aqui é que os valores de CTR dependem muito de elementos como:

  • nicho de atuação;
  • modelo de campanha;
  • objetivos de marketing.

Para considerar um CTR ideal no Google Ads é preciso conhecer os valores que seus concorrentes têm conseguido com seus anúncios. 

Portanto, um CTR ideal no Google Ads é aquele que está acima da média da sua área de atuação.

Não se esqueça que campanhas de rede de pesquisas costumam ter CTRs bem maiores que campanhas de rede de display. 

Tudo isso precisa ser considerado por você, para entender se está com um CTR ideal no Google Ads.

Como aumentar o CTR no Google Ads?

Para aumentar o CTR no Google Ads é preciso seguir algumas estratégias e práticas importantes como: 

  • Alinhar suas estratégias às necessidades da sua persona: o primeiro passo que você precisa dar é entender a sua persona e como ela se comporta. A partir daí, alinhar suas estratégias para atrair seu público para seus anúncios, tornando-os mais atraentes.
  • Segmentar seu público-alvo corretamente: para aumentar o seu CTR no Google Ads é preciso atingir usuários que se interessam por sua oferta. Para isso, faça uma correta segmentação, escolhendo corretamente quem são as pessoas que você vai atingir.
  • Utilizar palavras-chave relevantes: pesquise e escolha as palavras-chave que tenham relevância com o seu público, para garantir que seus anúncios apareçam para as pessoas certas.
  • Usar palavras-chave negativas: o uso de palavras-chave negativas vai te ajudar a não deixar que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas irrelevantes para você. Aumentando assim a sua relevância.
  • Fazer um bom CTA: um bom CTA faz muita diferença em qualquer anúncio. Chame a atenção do seu público com palavras de ação fortes.

Agora que você aprendeu o que é CTR no Google Ads, alguns valores de referência e como aumentar o seu, é hora de colocar tudo em prática, em busca de melhorar o ROI da sua campanha. 

Afinal, trabalhar com o CTR no Google Ads faz parte do dia a dia de um profissional de marketing digital. Por isso, faça testes A/B, experimente um pouco e comece a coletar dados para melhorar seus resultados.

E se colocar tudo isso em prática parece difícil demais, te convidamos a conhecer a a/b lab e nossos especialistas em campanhas de anúncio no Google Ads, redes sociais e mais. Que tal alavancar seus resultados e conquistar o alto desempenho? Agende uma conversa com nossos especialistas, hoje mesmo!