Entenda o que é CPA no Google Ads, porque utilizá-lo como objetivo em campanhas, qual o CPA desejado e diferenças para o CPC na plataforma.
O que é CPA no Google Ads? Entenda como funciona + taxa desejada
Acertar no tipo de estratégia de lance no Google Ads é fundamental porque contribui para que seu orçamento de marketing seja bem aproveitado na plataforma.
Neste artigo, explicamos o que é CPA no Google Ads, quando escolher esse tipo de custo e a média desejada. Continue a leitura e entenda detalhadamente como funciona.
O que é CPA no Google Ads?
O CPA no Google Ads é a sigla para custo por ação, ou aquisição, que significa o valor médio que um anunciante paga por uma conversão no seu anúncio. A média é calculada pela divisão do custo total das conversões pelo número total de conversões.
Por exemplo, imagine um anúncio que gerou três conversões de R$ 2, R$ 3 e R$ 5, respectivamente, o CPA médio do trio é de R$ 3,33.
Dessa forma, existe o CPA real, ou seja, o valor cobrado pelo Google Ads por conversão, e o CPA desejado, que é o preço médio que o anunciante gostaria de pagar na estratégia de lances de CPA desejado.
O valor do custo por ação é um tipo de métrica que serve para acompanhar a meta de desempenho definida para as campanhas de um grupo no Google Ads e auxiliar no monitoramento.
Assim, ao analisar as campanhas, o anunciante verifica se está no caminho certo para atingir seu objetivo com o investimento realizado.
O recurso é útil porque permite editar uma campanha, evitando perdas de dinheiro e a frustração de não alcançar bons resultados.
O mecanismo de funcionamento do Google Ads possibilita aos anunciantes otimizar ao máximo suas campanhas e anúncios, sendo uma das ferramentas de marketing mais vantajosas do mercado.
Por que escolher o CPA como objetivo no Google Ads?
O custo por ação é um objetivo indicado no Google Ads quando o anunciante quer acompanhar especificamente o número e o custo das conversões de sua campanha. Uma conversão pode ser uma venda ou o download de um material rico para geração de leads.
Então, conforme o objetivo da campanha, o anunciante pode monitorar quantas conversões está conseguindo, a frequência e o custo de cada uma.
Quando é definida uma meta de desempenho para uma campanha, é necessário especificar três detalhes:
- o grupo de métricas que vai ser utilizado (ex: clique, conversão ou valor da conversão);
- o intervalo de monitoramento das métricas (ex: 30 dias);
- a especificação do valor que deseja alcançar para as métricas no intervalo definido (opcional).
Cada grupo de campanhas pode ter apenas uma meta associada. Assim, o anunciante utiliza os indicadores quantitativos para avaliar o desempenho geral das campanhas, otimizando o seu orçamento com publicidade no Google Ads.
Leia também: 8 tipos de campanhas no Google Ads para atrair o cliente certo.
Qual o CPA desejado no Google Ads?
O valor de custo por ação desejado para uma campanha de anúncio pago varia conforme os objetivos de publicidade do anunciante e o orçamento disponível.
Por exemplo, uma empresa faz um anúncio cuja estratégia de lance será baseada no custo por ação, o que indicará que o cliente contratou um dos pacotes de serviços divulgados.
Se o custo do plano contratado comparado ao CPA pago pela conversão for maior, o resultado é considerado positivo.
Dessa forma, a empresa avalia o quanto está investindo, o que está conseguindo de resultado com a estratégia de lances de CPA desejado e o quanto está pagando de fato para definir se a estratégia adotada é vantajosa ou não.
Como funcionam os lances
Para utilizar a estratégia de CPA desejado, o anunciante estabelece o custo médio que está disposto a pagar por conversão, por exemplo, R$ 5.
Quando um usuário realiza uma busca no Google que corresponde ao serviço ou produto anunciado, o sistema do Ads usa o custo por aquisição desejado como referência para determinar um valor de lance.
O objetivo é que o valor escolhido tenha competitividade no leilão com os lances de outros anunciantes, conseguindo vencê-los e gerar a conversão esperada. Essa é uma das opções de otimização de custo automatizada do Google Ads, chamada de lances inteligentes.
A Inteligência Artificial (IA) da plataforma avalia as chances de alcançar o objetivo desejado com o lance estabelecido para que o anunciante tenha a maior quantidade de ações desejadas possível para sua campanha.
Leilão de lances
O leilão de lances, que define o valor ideal para o anúncio ser competitivo em relação aos outros que estão na disputa pela ação do usuário, é definido pela IA do Google Ads, que analisa o histórico das campanhas na conta e sinais contextuais.
Os sinais contextuais são vários indicadores, ou seja, características identificáveis sobre uma pessoa ou seu contexto de pesquisa no momento de um leilão específico, que influenciam as otimizações de lances. São eles:
- tipo de dispositivo utilizado pelo usuário que realiza a busca;
- localização (onde a pessoa está);
- intenção de localização (o local pelo qual a pessoa busca, mesmo não estando nele);
- dia da semana e hora do dia;
- inclusão em lista de remarketing;
- preferência de linguagem;
- navegador utilizado;
- sistema operacional (iOS ou Android), entre outros fatores.
O resultado do trabalho da IA no leilão pode ser um custo acima ou abaixo do CPA desejado. Então, é essencial compreender essa variabilidade para ajustar o orçamento de marketing e ter uma margem para mais e para menos.
Porém, o Google Ads busca sempre chegar ao custo por ação definido pelo anunciante, à medida que as configurações do anúncio são favorecidas pelos indicadores contextuais da pesquisa.
Leia também >>> Campanha Smart Google Ads: 7 passos para criar e ter resultado.
Quais as diferenças entre CPC e CPA no Google Ads?
A diferença é que o CPC é o custo real por clique, ou seja, o valor pago pelo anunciante por um clique em seu anúncio. Já o CPA no Google Ads, é o custo pago por ação (conversão). São duas opções diferentes de estratégia de lances para os anúncios da plataforma.
Assim como no custo por ação existe o CPA desejado, na opção de custo por clique é possível estabelecer o CPC máximo, sendo este o maior valor de lance que o anunciante está disposto a pagar por clique.
Um exemplo de uso do CPC é em campanhas cujo objetivo é aumentar o tráfego para uma página de um site. Por isso, é fundamental criar páginas com boa navegabilidade e adaptáveis a diferentes dispositivos para que a experiência do usuário seja positiva.
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