O que é CPA no Google Ads? Qual o objetivo e custo desejado?

Entenda o que é CPA no Google Ads, porque utilizá-lo como objetivo em campanhas, qual o CPA desejado e diferenças para o CPC na plataforma.

O que é CPA no Google Ads? Entenda como funciona + taxa desejada

Acertar no tipo de estratégia de lance no Google Ads é fundamental porque contribui para que seu orçamento de marketing seja bem aproveitado na plataforma. 

Neste artigo, explicamos o que é CPA no Google Ads, quando escolher esse tipo de custo e a média desejada. Continue a leitura e entenda detalhadamente como funciona. 

O que é CPA no Google Ads?

O CPA no Google Ads é a sigla para custo por ação, ou aquisição, que significa o valor médio que um anunciante paga por uma conversão no seu anúncio. A média é calculada pela divisão do custo total das conversões pelo número total de conversões.

Por exemplo, imagine um anúncio que gerou três conversões de R$ 2, R$ 3 e R$ 5, respectivamente, o CPA médio do trio é de R$ 3,33. 

Dessa forma, existe o CPA real, ou seja, o valor cobrado pelo Google Ads por conversão, e o CPA desejado, que é o preço médio que o anunciante gostaria de pagar na estratégia de lances de CPA desejado. 

O valor do custo por ação é um tipo de métrica que serve para acompanhar a meta de desempenho definida para as campanhas de um grupo no Google Ads e auxiliar no monitoramento. 

Assim, ao analisar as campanhas, o anunciante verifica se está no caminho certo para atingir seu objetivo com o investimento realizado. 

O recurso é útil porque permite editar uma campanha, evitando perdas de dinheiro e a frustração de não alcançar bons resultados. 

O mecanismo de funcionamento do Google Ads possibilita aos anunciantes otimizar ao máximo suas campanhas e anúncios, sendo uma das ferramentas de marketing mais vantajosas do mercado. 

Por que escolher o CPA como objetivo no Google Ads?

O custo por ação é um objetivo indicado no Google Ads quando o anunciante quer acompanhar especificamente o número e o custo das conversões de sua campanha. Uma conversão pode ser uma venda ou o download de um material rico para geração de leads.

Então, conforme o objetivo da campanha, o anunciante pode monitorar quantas conversões está conseguindo, a frequência e o custo de cada uma. 

Quando é definida uma meta de desempenho para uma campanha, é necessário especificar três detalhes:

  1. o grupo de métricas que vai ser utilizado (ex: clique, conversão ou valor da conversão);
  2. o intervalo de monitoramento das métricas (ex: 30 dias);
  3. a especificação do valor que deseja alcançar para as métricas no intervalo definido (opcional).

Cada grupo de campanhas pode ter apenas uma meta associada. Assim, o anunciante utiliza os indicadores quantitativos para avaliar o desempenho geral das campanhas, otimizando o seu orçamento com publicidade no Google Ads.

Leia também: 8 tipos de campanhas no Google Ads para atrair o cliente certo.

Qual o CPA desejado no Google Ads?

O valor de custo por ação desejado para uma campanha de anúncio pago varia conforme os objetivos de publicidade do anunciante e o orçamento disponível.

Por exemplo, uma empresa faz um anúncio cuja estratégia de lance será baseada no custo por ação, o que indicará que o cliente contratou um dos pacotes de serviços divulgados. 

Se o custo do plano contratado comparado ao CPA pago pela conversão for maior, o resultado é considerado positivo.

Dessa forma, a empresa avalia o quanto está investindo, o que está conseguindo de resultado com a estratégia de lances de CPA desejado e o quanto está pagando de fato para definir se a estratégia adotada é vantajosa ou não.

Como funcionam os lances

Para utilizar a estratégia de CPA desejado, o anunciante estabelece o custo médio que está disposto a pagar por conversão, por exemplo, R$ 5. 

Quando um usuário realiza uma busca no Google que corresponde ao serviço ou produto anunciado, o sistema do Ads usa o custo por aquisição desejado como referência para determinar um valor de lance.

O objetivo é que o valor escolhido tenha competitividade no leilão com os lances de outros anunciantes, conseguindo vencê-los e gerar a conversão esperada. Essa é uma das opções de otimização de custo automatizada do Google Ads, chamada de lances inteligentes

A Inteligência Artificial (IA) da plataforma avalia as chances de alcançar o objetivo desejado com o lance estabelecido para que o anunciante tenha a maior quantidade de ações desejadas possível para sua campanha.  

Leilão de lances

O leilão de lances, que define o valor ideal para o anúncio ser competitivo em relação aos outros que estão na disputa pela ação do usuário, é definido pela IA do Google Ads, que analisa o histórico das campanhas na conta e sinais contextuais.

Os sinais contextuais são vários indicadores, ou seja, características identificáveis ​​sobre uma pessoa ou seu contexto de pesquisa no momento de um leilão específico, que influenciam as otimizações de lances. São eles:

  • tipo de dispositivo utilizado pelo usuário que realiza a busca;
  • localização (onde a pessoa está);
  • intenção de localização (o local pelo qual a pessoa busca, mesmo não estando nele);
  • dia da semana e hora do dia;
  • inclusão em lista de remarketing;
  • preferência de linguagem;
  • navegador utilizado;
  • sistema operacional (iOS ou Android), entre outros fatores.

O resultado do trabalho da IA no leilão pode ser um custo acima ou abaixo do CPA desejado. Então, é essencial compreender essa variabilidade para ajustar o orçamento de marketing e ter uma margem para mais e para menos. 

Porém, o Google Ads busca sempre chegar ao custo por ação definido pelo anunciante, à medida que as configurações do anúncio são favorecidas pelos indicadores contextuais da pesquisa.

Leia também >>> Campanha Smart Google Ads: 7 passos para criar e ter resultado.

Quais as diferenças entre CPC e CPA no Google Ads?

A diferença é que o CPC é o custo real por clique, ou seja, o valor pago pelo anunciante por um clique em seu anúncio. Já o CPA no Google Ads, é o custo pago por ação (conversão). São duas opções diferentes de estratégia de lances para os anúncios da plataforma. 

Assim como no custo por ação existe o CPA desejado, na opção de custo por clique é possível estabelecer o CPC máximo, sendo este o maior valor de lance que o anunciante está disposto a pagar por clique. 

Um exemplo de uso do CPC é em campanhas cujo objetivo é aumentar o tráfego para uma página de um site. Por isso, é fundamental criar páginas com boa navegabilidade e adaptáveis a diferentes dispositivos para que a experiência do usuário seja positiva.

Quer investir em Google Ads?

Agora que você sabe o que é CPA no Google Ads, já pensou em iniciar uma estratégia consistente na plataforma com otimização de anúncios focada em resultados?

Conheça a a/b lab e o portfólio de serviços, que inclui as principais plataformas digitais, e saiba como nossa equipe pode auxiliar seu negócio a definir objetivos e conquistar o crescimento desejado no seu mercado.