O que é, qual a importância e como fazer mobile SEO? 5 ações para aplicar que vão melhorar o ranqueamento no Google e gerar mais tráfego e conversões.
O que é mobile SEO e como usar para se destacar no Google?
O mobile SEO reúne um conjunto de boas práticas para a otimização de mecanismos de busca para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Ele é importante por várias razões, como crescimento do tráfego móvel que chega até o seu site ou e-commerce, melhoria da experiência do usuário, aumento das taxas de conversão e mais.
Tudo isso acontece porque os motores de busca, especialmente o Google, consideram a experiência do usuário em dispositivos móveis ao determinar as classificações dos resultados de pesquisa.
Sites que oferecem uma experiência mobile-friendly tendem a obter classificações mais altas, aumentando sua visibilidade e atraindo mais tráfego orgânico. Ótimo, não é mesmo?
Mas, afinal, o que é mobile SEO e como fazer? Essas são as duas perguntas que respondemos ao longo deste guia. Por isso, continue lendo e dê um passo rumo ao primeiro lugar do Google.
O que é mobile SEO?
Mobile SEO é a prática de otimizar seu site para usuários que o acessam a partir de dispositivos como smartphones e tablets. Isso inclui otimizar o design do site, o conteúdo e outros elementos, considerando melhorar a experiência do usuário quando acessam seu site por meio de dispositivos móveis.
Até mesmo as palavras-chave que você segmenta podem ser diferentes ao otimizar SEO para dispositivos móveis e desktop. Por isso, é importante estar atendo às principais técnicas e em como aplicá-las.
Em um primeiro momento, isso pode parecer um bicho de sete cabeças, mas você verá que não é!
Importância do mobile SEO
Para entender a importância do mobile SEO é necessário voltar ao principal objetivo de uma estratégia de SEO: melhorar a classificação das páginas de um site em resultados de pesquisas feitas em mecanismos de busca, especialmente, no Google.
Com isso em mente, é fundamental saber que o trabalho de indexação do Google prioriza páginas otimizadas para acesso a partir de dispositivos móveis.
Ou seja, páginas que oferecem uma boa experiência de navegação aos visitantes que fazem buscas usando o smartphone, por exemplo, têm chances maiores de ocupar melhores posições na SERP.
Essa priorização do mobile SEO acontece porque os dispositivos móveis representam 63% das visitas de pesquisa orgânica, segundo a Statista.
Logo, oferecer uma boa experiência para essas pessoas, se tornou uma necessidade primordial para o Google.
Pensando nisso, ao indexar e classificar seu conteúdo, o mecanismo prioriza a versão mobile do seu site.
É justamente essa a importância do mobile SEO: melhora a classificação da página e do site em buscas feitas a partir do dispositivo móvel.
Além disso, pesquisas divulgadas pelo Google, mostram que o público quer usar esses dispositivos para realizarem suas compras. Segundo o estudo, 40% das pessoas preferem utilizar dispositivos móveis para realizar todo o processo de compra, desde a pesquisa do produto até a conclusão do pedido.
Ou seja, cuidar do mobile SEO ajuda você a alcançar seus clientes onde eles estão e a criar uma experiência de usuário melhor para todos os visitantes.
Leia também: 7 boas práticas de SEO e como utilizá-las
SEO mobile: como fazer?
Entre as 5 técnicas básicas para começar a aplicar o SEO mobile e ter bons resultados de ranqueamento estão:
- Tenha um layout responsivo
- Otimize o conteúdo das páginas
- Tenha cuidado com o uso de pop-ups
- Faça seu site carregar rapidamente
- Monitore e faça testes continuamente
Confira como cumprir cada etapa e aprenda como fazer mobile SEO, a seguir.
#1 Tenha um layout responsivo
O layout responsivo é aquele que se adapta ao tamanho e tipo de tela no qual o site será acessado.
Ou seja, ele cria uma boa versão do canal, independente se o usuário optar por fazer uma visita usando o desktop, o tablet ou o smartphone.
E vale lembrar que existem celulares com tamanhos de tela diferentes. Logo, um site responsivo consegue apresentar uma boa versão em todos os casos.
Em outras palavras, quando um site é responsivo, ele é exibido corretamente em telas de todos os tamanhos.
Existem duas maneiras principais de atualizar seu site para uma experiência compatível com dispositivos móveis. A primeira é instalar um plugin dedicado para dispositivos móveis, como o WPtouch.
O recurso adiciona automaticamente um tema móvel para visitantes do seu site WordPress.
Outra opção, um pouco mais complexa, e que provavelmente exigirá a contratação de um programador ou desenvolvedor web, é a modificação do código do seu site para incluir soluções responsivas.
#2 Otimize o conteúdo das páginas
O layout responsivo está muito relacionado à estrutura técnica necessária para que o seu site ofereça uma boa experiência aos usuários que o acessam a partir de dispositivos móveis. Entretanto, ainda é necessário cuidar de outras áreas como:
- adaptar o texto para que ele seja de fácil leitura;
- otimizar os títulos e subtítulos para serem diretos e estimulem o usuário a agir;
- aumentar o tamanho de botões de CTA e caixas de seleção, para serem facilmente clicáveis;
- reduzir parágrafos longos;
- deixar espaços em branco para tornar o site mais objetivo e clean.
Lembre-se: o conteúdo digital deve ser direto, funcional e claro. Ele deve usar técnicas de copywriting para melhorar taxas de cliques e conversões. Para isso, alguns cuidados são básicos como:
- título descritivo e atraente;
- menu de navegação claro e fácil de usar e clicar;
- barra de pesquisa inteligente, que entenda, por exemplo, erros de digitação;
- chamada para ação clara e direta.
#3 Tenha cuidado com o uso de pop-ups
Os pop-ups tornam mais difícil para o visitante obter as informações que procuram. Logo, seu mau uso aumenta as taxas de rejeição.
Entretanto, sabemos que alguns tipos de pop-ups são muito importantes, entre eles os que informam sobre o uso de cookies.
Por isso, ao cuidar dos detalhes envolvendo o mobile SEO, prefira pop-ups que cubram apenas uma pequena parte da tela e torne eles fáceis de fechar.
Isso amplia o tempo de permanência do usuário na plataforma, indicando ao Google que o site oferece valor ao visitante, além de aumentar as chances de conversão.
#4 Faça seu site carregar rapidamente
A velocidade de carregamento das páginas do site é um critério essencial para o mobile SEO.
Portanto, é importante garantir que seu site carregue rapidamente em todos os momentos. Algumas dicas para isso incluem:
- Otimize suas imagens. Minimize o tamanho do arquivo ajustando sua altura e largura, salve-os no formato correto e compacte-os usando sistemas como o Short Pixel;
- Use o cache do navegador. Encontre o arquivo .htaccess do seu domínio e defina os prazos de validade dos elementos da sua página.
- Otimize o código das suas páginas. Se você tiver conhecimento suficiente de HTML, Javascript e outras linguagens que formam seu site, você pode tentar otimizar o código. Caso contrário, contratar um profissional para isso, tende a trazer bons resultados e mais.
#5 Monitore e faça testes continuamente
O mobile SEO é uma técnica que exige cuidado constante e acompanhamento de indicadores, em tempo real.
A boa notícia é que é possível fazer isso com ferramentas de SEO, gratuitas e pagas, que indicam problemas e oportunidades que a página está apresentando.
O Google Search Console (GSC), por exemplo, permite que você veja, gratuitamente, o nível de qualidade da usabilidade móvel do seu site. Basta acessar o recurso e escolher a opção “mobile usability” no menu lateral.
A ferramenta informará se houver algum problema, por exemplo, se o texto em uma página for muito pequeno ou se os elementos clicáveis estiverem muito próximos.
Dessa forma, você pode usar esses insights para fazer alterações nas páginas e melhorar seus KPIs de SEO.
Outra opção é a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
Não há necessidade de fazer login. Você só precisa colar a URL na ferramenta e ter acesso a um relatório completo sobre seus resultados de mobile SEO.
Agora você já sabe o que é mobile SEO e sua importância, então é hora de colocar em prática essas e outras dicas para obter melhores resultados de posicionamento nos resultados de busca no Google, melhores taxas de tráfego e conversão em seu canal online.
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