Links internos em SEO: 5 dicas de como configurar

Veja a importância dos links internos em SEO, como eles ajudam suas páginas a ranquear melhor no Google e a maneira certa de configurá-los.

Links internos em SEO: por que são tão importantes?

Os links internos em SEO têm por objetivo apresentar aos leitores outros conteúdos interessantes relacionados ao tema que estão vendo, e também aumentar o tempo de permanência deles nas páginas. Inclusive, esse último ponto é um importante critério para melhorar o ranqueamento do site no Google.

Para os robôs de análise dessa plataforma de pesquisa web, quanto mais tempo uma pessoa permanece em um site ou em uma página, mais relevante ela é. Por isso, merece ser indicado para outros.

Os links internos ajudam com isso e também a estruturar melhor o site/blog, promover uma boa indexação, melhorar a experiência dos usuários e muito mais.

Veja, neste artigo, como configurar links internos em SEO e aumente as chances de alcançar boas posições no Google!

O que são links internos?

Links internos são endereços web inseridos sobre uma palavra ou frase que levam o visitante de um site/blog para outra página dentro do mesmo ambiente digital. A ideia é apresentar ao leitor outros conteúdos que podem complementar a informação que estão lendo, ou que são relacionados ao assunto.

É possível comparar esse recurso a pontes virtuais que levam uma pessoa de um lugar para outro, dentro de um mesmo blog, facilitando a visita a outras páginas, seções e conteúdos.

Basicamente, existem três tipos de links internos, que são:

  • links de navegação: inseridos em menus e cabeçalhos com o objetivo de direcionar o visitante para outras áreas do site, como blog e contato;
  • links de rodapé: ao serem clicados, levam a pessoas para páginas como termos de uso, política de privacidade, redes sociais, entre outros endereços web internos e externos;
  • links contextuais: são os mais usados para estratégias de SEO, pois levam os usuários para outras páginas relacionadas ao assunto que o conteúdo está abordando. 

Qual a importância de links internos em SEO?

Os links internos em SEO são importantes por diversos motivos, e os que mais se destacam são:

  1. melhorar a navegação e a arquitetura do site/blog;
  2. atribuir autoridade e relevância os conteúdos;
  3. aumentar o engajamento do público;
  4. facilitar o rastreamento dos motores de busca.

1. Melhorar a navegação e a arquitetura do site/blog

Eles tornam mais fácil tanto para o Googlebot (robôs de análise do Google) quanto para os usuários, achar as páginas e os conteúdos mais relevantes, tornando o levantamento de informações e a experiência muito mais fluida e precisa.

2. Atribuir autoridade e relevância os conteúdos

Os links internos em SEO estão na lista de critérios que os motores de busca do Google analisam para considerar uma página relevante. Por isso, eles ajudam a construir a autoridade dos sites/blogs.

Inclusive, o PageRank, que é o indicador de relevância do Google, é altamente influenciado por esses tipos de links. 

3. Aumentar o engajamento do público

Como comentamos, os links internos levam uma pessoa de uma página para outra dentro de um mesmo site. Ao fazerem isso, garantem que ela passe mais tempo nesse ambiente digital, comportamento que faz toda a diferença para o Google considerar o ambiente e seus conteúdos relevantes ou não para serem indicados.

4. Facilitar o rastreamento dos motores de busca

Ao se aprofundar nas estratégias de SEO, possivelmente chegará ao termo Crawl Budget. Ele se refere ao tempo necessário para o robô do Google rastrear todas as páginas de um site.

Ao usar links internos em SEO você facilita o trabalho do Googlebot,  pois o direciona para as páginas mais importantes e relevantes. Para o conceito de varredura para ranqueamento, essa prática é um importante diferencial que ajuda a chegar entre as melhores posições.

Como configurar links internos em SEO?

Para configurar corretamente links internos em SEO e ter bons resultados como os que acabamos de apresentar, as melhores práticas que você pode adotar são:

  1. defina um objetivo;
  2. mapeie as páginas mais importantes do seu site;
  3. encontre relações entre elas;
  4. implemente os links nos conteúdos;
  5. use boas ferramentas de análise.

1. Defina um objetivo

Você pode usar a estratégia de links internos para diversos objetivos, e não apenas para ranquear melhor no Google. Por exemplo, ela também serve para:

  • aumentar o tráfego no seu site/blog;
  • elevar o número de conversões;
  • melhor a autoridade dos seus conteúdos;
  • entre outros.

Defina o que é necessário para as suas páginas no momento e direcione seus esforços para alcançar esse propósito.

2. Mapeie as páginas mais importantes do seu site

Levante todas as páginas do seu site, começando pela inicial (home), e passando pela de produtos, serviços, contato, cada uma das que já estão publicadas no seu blog, entre outras. 

Essa etapa é fundamental para dar uma visão geral do que você já tem e pode ser usado imediatamente, mas também mostra oportunidades de criação de novas páginas relevantes.

3. Encontre relações entre elas

Com todo o mapeamento feito, relacione as páginas umas com as outras. A ideia é encontrar links internos que abordam o mesmo tema ou que se complementam.

4. Implemente os links nos conteúdos

A implementação dos links internos nos conteúdos pode ser feita de diversas formas. É possível, por exemplo, colocá-los sobre palavras-chave completas e idênticas à URL, parciais ou similares. O robô do Google entende todos esses contextos.

Quando fizer  isso, procure não “se empolgar” e lotar a página de links. A estratégia é boa, mas, em excesso, afeta a experiência do usuário e pode ser vista com maus olhos pelos mecanismos de ranqueamento.

5. Use boas ferramentas de análise

O Google Search Console é um ótimo exemplo de ferramenta de análise que pode ajudar bastante nessa estratégia. Com esse recursos você pode analisar seus links internos e identificar boas oportunidades de otimização, melhorando os resultados.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre essa estratégia de SEO? Então, aproveite que está aqui, no blog da ABlab, e confira outros conteúdos sobre esse tema.