Veja como melhorar o JavaScript em SEO das suas páginas, como enfrentar problemas relacionadas a essa linguagem de programação e vantagens de usá-la
Qual a importância do JavaScript em SEO e como usar?
O JavaScript em SEO é um recurso que ajuda a impactar positivamente a visibilidade e o ranqueamento das páginas de sites e blogs nas plataformas de busca web, especialmente o Google. Isto é, ele ajuda a alcançar as primeiras posições e, com isso, destacar suas páginas das de outras empresas.
Esse tipo de resultado é possível porque o JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível. Ele é usado para desenvolvimento web, principalmente para dar mais interatividade às páginas.
Com ele é possível criar, por exemplo, menus suspensos, animações, formulários, entre vários outros recursos e ferramentas.
Essa linguagem de programação também é ideal para criação mobile, como aplicativos para Android e iOS, e desenvolvimento completo de aplicações, como lojas e redes sociais.
No que se refere especificamente a ranqueamento, ele facilita a leitura das páginas pelos motores de busca e, com isso, ajuda a melhorar os recursos.
Achou interessante? Então, siga a leitura deste artigo e confira cinco boas práticas JavaScript em SEO e aprimore as páginas web da sua empresa.
Por que usar JavaScript em SEO?
Um dos principais motivos pelos quais vale a pena você usar a linguagem de programação JavaScript em SEO é que o robô de ranqueamento do Google, o Googlebot, agora tem a capacidade de interpretar e executar esse código.
Isso não quer dizer muito para você? Pois explicaremos a seguir e ficará mais clara a importância dessa funcionalidade.
Ao fazer a leitura do JavaScript, o mecanismo de rastreamento do Google lê tudo o que está nas páginas, incluindo elementos como abas, menus suspensos, entre outros.
Isso significa que tudo o que estiver no seu site/blog será considerado como fator de ranqueamento, e não apenas os conteúdos em si. Ou seja, terá muito mais chances de conseguir boas posições no ranking de pesquisas web.
Além disso, o JavaScript em SEO se tornou importante, pois:
- melhora a experiência do usuário: com uma navegação mais fluida, agradável e intuitiva, o leitor passa mais tempo nas páginas, fator que também é considerado pelo Google para ranqueamento;
- aprimora a acessibilidade: essa linguagem de programação ajuda a criar páginas web mais adaptáveis a diferentes dispositivos e tamanho de telas, o que também melhora a experiência do usuário e facilita o acesso;
- aumenta a velocidade de carregamento: outro critério também considerado pelo Google e essencial para deixar as páginas mais interessantes para os leitores;
- facilita a realização de testes A/B: usados para experimentar diferentes elementos nas páginas até chegar ao formato ideal para engajar o público e aumentar as conversões.
5 problemas do JavaScript em SEO mais comuns
Porém, nem tudo são flores, digamos assim. E para chegar aos resultados que acabamos de citar, pode ser necessário enfrentar alguns desafios do uso do JavaScript como ferramenta de aprimoramento em SEO.
Alguns dos problemas mais comuns que tendem a acontecer quando essa linguagem de programação não é usada corretamente para essa finalidade, são:
- não criar os dados fundamentais do site em HTML, principalmente quando se trata da primeira indexação;
- usar JavaScript em excesso, pois isso pode aumentar o tempo de carregamento das páginas e deixá-las lentas;
- não ajustar os links dinâmicos que essa linguagem costuma criar automaticamente, situação que impede o rastreamento pelo robô do Google e, com isso, a indexação de páginas novas;
- implementar de maneira errada o código JavaScript e deixar as páginas inacessíveis em dispositivos que sem atualizações para essa linguagem;
- perder informações importantes para o SEO quando o JavaScript não consegue renderizá-las corretamente.
Como melhorar o JavaScript em SEO? 5 boas práticas!
Apesar desses pontos, não se preocupe, pois nem tudo está perdido! Existem algumas boas práticas de JavaScript em SEO que você pode usar para evitar esses problemas, melhorar a performance das suas páginas e conquistar posições melhores nos rankings de pesquisa.
Algumas das melhores iniciativas são:
- otimizar os códigos;
- facilitar o acesso dos crawlers;
- focar na experiência do usuário;
- acrescentar outras ferramentas de SEO;
- se atentar às atualizações.
1. Otimizar os códigos
Entre as diversas maneiras de otimizar códigos JavaScript, uma das que se destaca é usar técnicas de cache. Elas servem para armazenar os arquivos no navegador do usuário, diminuindo o tempo de carregamento das páginas e melhorando a experiência.
2. Facilitar o acesso dos crawlers
Crawlers é o nome dado aos algoritmos desenvolvidos especialmente para fazer a coleta de dados em um sistema, programa, ou página web. Considerando que o robô do Google precisa fazer toda a leitura do seu site para definir qual posição ocupará no ranking, nada melhor do que facilitar o acesso dos crawlers, concorda?
Para isso, algumas boas práticas JavaScript em SEO que você pode adotar são:
- implementar o Dynamic Rendering para renderizar os conteúdos, recurso que facilita esse processo;
- criar um sitemap.xml (mapa do seu site) para incluir URLs nas páginas JavaScript mais importantes e, com isso, contribuir com a indexação do Googlebot.
3. Focar na experiência do usuário
Ao usar essa linguagem de programação no site/blog da sua empresa, pensem em como ela pode contribuir para melhorar a experiência dos usuários.
Aprimore o tempo de carregamento das imagens e demais elementos com técnicas como a lazy loading, por exemplo, que impede que esses itens sejam abertos até que a pessoa que está na página precise deles.
4. Acrescentar outras ferramentas de SEO
O próprio Google fornece ferramentas que ajudam a ampliar o uso do JavaScript em SEO, como o Google Search Console, que faz monitoramento da indexação e, com isso, ajuda a encontrar pontos de melhoria nos códigos.
Outro recurso interessante é o PageSpeed Insights, que analisa dados da experiência do usuário e ajuda na medição da velocidade de abertura e carregamento das páginas.
5. Se atentar às atualizações
E tão importante quanto implementar boas práticas como essas é se atentar às atualizações do Google quanto aos critérios de ranqueamento, pois, de tempos em tempos, surgem novas formas de avaliação.
Para não correr o risco de “ficar de fora” sobre o que acontece, participe de comunidades online focadas em SEO e acompanhe sites e blogs que falem sobre esse tema.
Aqui, no blog da a/ b lab, tem sempre novidades. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo!