Instagram para B2B: 10 estratégias que você PRECISA conhecer e aplicar na sua empresa

O Instagram, tradicionalmente associado ao marketing B2C, tem se revelado uma ferramenta poderosa para empresas B2B. Primeiro, porque muitos executivos e tomadores de decisão usam o Instagram como canal pessoal de comunicação, segundo porque a natureza visual do canal permite que empresas humanizem suas marcas e demonstrem o valor de seus produtos ou serviços de maneira envolvente. Contudo, essas são apenas algumas razões para usar o Instagram para B2B.

Afinal, estamos diante de uma rede social com taxas de engajamento superiores a outras redes sociais, proporcionando maior interação com o público-alvo e com opções como posts no feed, Stories e Reels, que permitem que as empresas desenvolvam múltiplas formas de apresentar seu conteúdo.

Até aí, tudo bem, mas, e na prática, como usar o Instagram para B2B? A seguir, você encontra 10 dicas para escalar seus resultados com a rede social!

Instagram para B2B: 10 estratégias que vão escalar seus resultados

Conheça as 10 estratégias que vão impulsionar seus resultados no Instagram para B2B:

  1. Produção de conteúdo relevante
  2. Crie vídeos interessantes 
  3. Use e “abuse” dos Reels
  4. Aproveite o alcance dos stories
  5. Otimize o uso dos links externos
  6.  Invista em anúncios pagos
  7. Busque por colaborações e parcerias
  8. Mostre a cultura empresarial
  9. Use Hashtags Estratégicas
  10. Analise e faça uma otimização contínua

1. Produção de conteúdo relevante

O Instagram, assim como outras redes sociais para B2B depende da criação de conteúdo interessante e relevante, que converse com o público e gere engajamento. 

Para isso, o grande “pulo do gato” é criar e compartilhar conteúdo que aborde as necessidades, desafios e interesses específicos do seu público B2B, o que pode ser traduzido em:

  • dicas práticas;
  • insights sobre a indústria do cliente;
  • estudos de caso;
  • tendências de mercado e mais.

A MailChimp, por exemplo, utiliza vídeos criativos para explicar suas funcionalidades de forma envolvente e visualmente atraente. Eles usam animação e humor para tornar tópicos complexos mais acessíveis, destacando-se no espaço de mídia social.

O conteúdo relevante estabelece sua empresa como uma autoridade no setor, gera confiança e mantém seu público engajado. 

Além disso, ajuda a atrair leads qualificados que estão genuinamente interessados em suas soluções.

Leia também: Dicas de conteúdo para redes sociais: 3 fases do funil de vendas

2. Crie vídeos interesssantes

Os vídeos aumentam o tempo de permanência dos usuários nas páginas em 3 vezes em comparação com páginas sem vídeos, logo, invista na produção de vídeos, especialmente os curtos e informativos que demonstrem seus produtos, expliquem conceitos complexos ou compartilhem depoimentos de clientes.

Os vídeos têm um alto poder de engajamento e retenção de informações. Eles permitem que você explique conceitos complexos de forma simples e atraente, aumentando a compreensão e o interesse do seu público.

Continue lendo em: Como fazer um vídeo viralizar? Estratégias e boas práticas!

3. Use e “abuse” dos Reels

Crie Reels curtos e dinâmicos que:

  • compartilham dicas rápidas;
  • mostrem bastidores da empresa;
  • apresentem funcionalidades de produtos/serviços de forma criativa.

Os Reels têm um alcance orgânico significativamente maior que outros formatos no Instagram, o que é uma oportunidade de alcançar novos públicos e apresentar sua marca de forma mais leve e acessível.

4. Aproveite o alcance dos stories

Utilize os Stories para compartilhar atualizações em tempo real, bem como:

  • fazer enquetes;
  • mostrar eventos ou conferências;
  • oferecer conteúdo exclusivo.

Os Stories promovem interação imediata e criam um senso de urgência e exclusividade. Eles são ideais para manter seu público engajado diariamente e coletar feedback valioso.

Outra opção de uso é criar caixinhas de perguntas, que abrem espaço para clientes em potencial tirarem suas dúvidas sobre a empresa, produto ou serviço, sem sair da plataforma.

5. Otimize o uso dos links externos

Um dos cuidados no uso do Instagram para B2B é a utilização estratégica do recurso de “link na bio”, atualizando-o regularmente para direcionar o tráfego para landing pages, artigos de blog ou páginas de produtos. 

Considere usar ferramentas de “link na bio” que permitam múltiplos links.

Como o Instagram limita onde você pode colocar links clicáveis, otimizar seu link na bio é crucial para direcionar o tráfego para seu site e converter seguidores em leads.

Leia também: Geração de leads B2B: 6 táticas para otimizar o fluxo de vendas da sua empresa

6. Invista em anúncios pagos

Em uma estratégia de Instagram para B2B você não pode esquecer dos anúncios!

Execute campanhas de anúncios direcionadas, focando em públicos específicos com base em cargos, indústrias e interesses

Ao aprender como criar anúncios no Instagram, experimente diferentes formatos de anúncios, incluindo carrosséis e vídeos.

Os anúncios pagos permitem alcançar um público mais amplo e específico, além de oferecerem métricas detalhadas para otimização contínua. Eles são essenciais para escalar seus esforços de marketing no Instagram.

Leia também: Quanto investir no Instagram Ads para ter resultados?

7. Busque por colaborações e parcerias

Colabore com influenciadores que se comuniquem com seu público. Busque também por parceiros de negócios ou clientes satisfeitos para criar conteúdo conjunto, takeovers de conta ou webinars.

Essa é uma estratégia de valor no Instagram para B2B porque permite que você amplie o seu alcance, além de gerar credibilidade adicional e oferecer perspectivas valiosas para seu público. 

Essas parcerias também podem abrir portas para novas oportunidades de negócios.

8. Mostre a cultura empresarial

Compartilhe conteúdo que mostre a cultura da sua empresa, incluindo fotos de equipe, celebrações de marcos e iniciativas de responsabilidade social.

Ao executar este tipo de estratégia no Instagram para B2B, você humaniza sua marca e ajuda a construir conexões emocionais com seu público. Isso é particularmente importante no B2B, onde os relacionamentos de longo prazo são fundamentais.

9. Use Hashtags Estratégicas

As hashtags não morreram! rs Algumas pessoas acreditam que elas não existem mais,  porque não as usam em suas publicações particulares. 

Entretanto, elas são MUITO importantes para as empresas porque aumentam a descoberta do seu conteúdo, permitindo que você alcance pessoas interessadas em tópicos específicos relacionados ao seu negócio. Elas também ajudam a categorizar seu conteúdo e aumentar o engajamento.

Para usar as hashtags corretas, pesquise conteúdos relevantes sobre a sua indústria e nicho. Além disso, crie hashtags próprias para campanhas específicas ou eventos.

10. Analise e faça uma otimização contínua

Utilize as ferramentas de análise do Instagram para monitorar o desempenho do seu conteúdo, e preste atenção especial às métricas de:

  • engajamento;
  • alcance;
  • conversão. 

Use esses insights para refinar sua estratégia continuamente, afinal, a análise de dados permite que você entenda o que ressoa com seu público, otimize seu conteúdo e estratégias, e demonstre o ROI de seus esforços no Instagram.

Dicas finais para ter sucesso no Instagram para B2B

Ao implementar as dicas que apresentamos acima, é crucial manter uma abordagem coesa e alinhada com seus objetivos de negócio. Aqui estão algumas dicas adicionais para maximizar seu sucesso:

  • Desenvolva um estilo visual, ou uma identidade visual, que reflita a identidade da sua marca e seja consistente, não apenas dentro do canal, mas em relação às suas outras formas de se comunicar, como seu site e espaço físico.
  • Crie um calendário de conteúdo que equilibre diferentes tipos de posts e mantenha uma frequência regular.
  • Responda a comentários, directs e menções para construir relacionamentos genuínos com seu público.
  • Conecte sua estratégia do Instagram com outros canais de marketing digital para uma abordagem omnichannel.

Por último, mas não menos importante, lembre-se, o sucesso no Instagram para B2B não acontece da noite para o dia. Requer consistência, criatividade e uma compreensão profunda do seu público-alvo. Mas com dedicação e uma estratégia bem planejada, o Instagram vai se tornar um canal valioso no seu mix de marketing B2B.

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Todas as etapas do trabalho são executadas por especialistas, que contam com as melhores ferramentas para monitorar redes sociais da marca do mercado, gerando insights e estratégias prontas para alavancar seus resultados. 

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