Google SEO: 5 estratégias para ganhar o 1º lugar nas buscas!

O que é, como funciona e como fazer? Tudo sobre Google SEO, principias estratégias, boas práticas e cuidados. Dê os primeiros passos e chegue lá!

Google SEO: o que é, como funciona e como fazer? Tutorial

Uma pesquisa da Opinion Box de 2023, indicou que cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras online. Isso significa que aparecer como um dos resultados dessa busca, tende a colocar a sua empresa entre as opções de compra dos clientes. Fazer isso depende da sua estratégia de Google SEO.

Google SEO ou SEO para o Google é um conjunto de boas práticas voltadas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa.

Com esse objetivo, as ações se preocupam em otimizar diversos elementos de um site, como:

  • conteúdo;
  • estrutura de navegação;
  • palavras-chave;
  • distribuição de links e mais.

Todos esses (e outros) cuidados devem ser tomados para que a página seja considerada relevante e valiosa pelos algoritmos da ferramenta de busca. 

São eles os responsáveis por avaliar as páginas de todos os sites do mundo e “pontuá-las” conforme a qualidade que oferecem para a experiência do usuário.

De maneira geral, quanto melhor for essa experiência, melhor posicionada a sua página tende a ficar em um resultado de pesquisa. 

O que é SEO para Google?

Como dissemos, o SEO para o Google é um conjunto de ações que visam colocar as páginas de um site nas primeiras posições de um resultado de pesquisa feita na plataforma. 

A partir de um melhor posicionamento nos resultados orgânicos, você aumenta a probabilidade de os usuários encontrarem e visitarem o site.

Uma vez dentro do seu canal, os consumidores passam a conhecer mais sobre a marca, seus produtos e serviços, o que é fundamental para o prosseguimento das etapas do funil de vendas

Como funciona o Google SEO?

O Google é um mecanismo de pesquisa automatizado que usa rastreadores para explorar a web em busca de sites para indexar.

O rastreamento é o processo de procura por páginas novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios

Ao encontrar páginas novas ou atualizadas, ele faz a indexação delas. Nessa etapa, a ferramenta armazena as páginas em seu índice

Essa etapa é fundamental para que ele comece a apresentar a sua página como resultado de uma pesquisa feita por um usuário. 

Nesse caso, é importante deixar claro que o Google não aceita pagamentos para rastrear um site com mais frequência nem para atribuir a ele uma classificação mais alta.

Se você quiser anunciar no Google, esse processo acontece por meio de outra funcionalidade, o Google Ads. 

Para isso, indicamos que você leia o artigo, Como anunciar no Google Ads: tutorial para iniciantes [2024]”. 

Mas, voltando ao SEO para Google, após indexada a página passa a fazer parte das opções de resposta dos usuários, mas isso não significa que ela ficará na primeira página. 

Os algoritmos do Google

Existem milhões de páginas criadas e o Google usa outro recurso automatizado para escolher a “ordem” em que os conteúdos serão apresentados a cada pesquisa.

Essa etapa envolve os conhecidos algoritmos, que vão avaliar a qualidade das páginas, considerando os critérios pré-definidos para classificar cada uma.

Os algoritmos consideram uma ampla gama de parâmetros, incluindo:

  • a relevância do conteúdo;
  • a qualidade dos links que apontam para a página;
  • estrutura do site;
  • a experiência do usuário e muitos outros fatores. 

Essas orientações são constantemente atualizadas pelos desenvolvedores dos motores de busca para melhorar a precisão e a relevância dos resultados apresentados aos usuários. 

Entender e adaptar-se às diretrizes dos algoritmos é fundamental para profissionais de SEO que buscam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.

Como fazer SEO no Google?

Não existem regras fixas para a sua empresa ter bons resultados de SEO no Google, contudo. Todavia, algumas práticas se mostram muito benéficas para as estratégias das empresas. Vamos a elas!

1. Identifique palavras-chave relevantes para o seu conteúdo e público-alvo

Um usuário que acessa o Google usa palavras para fazer uma pesquisa, correto? A elas damos o nome de palavras-chave. 

Nesse cenário, para você começar a sua estratégia com chance de ser bem posicionado para uma busca feita com um termo importante para o seu negócio, é importante saber quais são os termos mais usados por seus clientes. 

Para isso, existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Planejador de Palavras-chave do Google.

2. Crie conteúdo de qualidade

As palavras-chave são guias que vão te ajudar a organizar os conteúdos que você deve criar para o seu site. 

É importante que você use as palavras-chave naturalmente e inclua informações úteis para os usuários. 

Por exemplo, imaginemos que você gerencia uma empresa de software para RH. Com isso, identificou que uma palavra-chave importante para o seu nicho é “ferramenta de avaliação de desempenho”. 

Logo, para o seu site aparecer em uma busca feita com esse termo dentro do Google, é importante criar um conteúdo que inclua esse termo. 

Mas, o que falar sobre o assunto? 

Essa é uma pergunta que recebemos com frequência, mas o processo é bem simples: pense nas dúvidas que o seu cliente tem sobre “ferramenta de avaliação de desempenho” e crie um conteúdo que responda a essas questões. 

Outra forma de encontrar ideias para o texto é continuar usando a ferramenta para palavras-chave, em busca de long tails, nome dado para palavras mais específicas como “o que é ferramenta de avaliação de desempenho” ou ainda “como usar ferramentas de avaliação de desempenho”.

Com essas informações em mãos, escreva um conteúdo inédito, relevante e que responda às dúvidas do usuário. 

Leia também: Como ter ideias de conteúdo: 9 dicas para criar o plano de ação

3. Realize a otimização on-page

O SEO on-page é o nome dado ao conjunto de práticas de otimização realizadas no interior das páginas de um site para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. 

Essas otimizações visam tornar o conteúdo mais amigável para os motores de busca, facilitando a compreensão do tema e da relevância da página. 

Na lista de práticas mais importantes estão:

  • otimizar títulos, meta descrições e tags de cabeçalho;
  • utilizar URLs amigáveis e estruturadas;
  • incluir texto alternativo (alt text) em imagens e mais.

4. Melhore a navegabilidade e usabilidade do site

Esteja atento a elementos como tempo de carregamento das páginas e responsividade do site para dispositivos móveis.

Esses elementos são imprescindíveis para bons resultados no Google SEO.

Crie uma estratégia de link building

Link building é a prática que envolve a obtenção de links de outros sites para o seu próprio. 

Sem dúvida, está entre as ações mais importantes para bons resultados de SEO. Afinal, estes links, também conhecidos como “backlinks“, são percebidos pelos motores de busca como votos de confiança ou recomendações para o conteúdo do seu site.

Logo, a estratégia de link building não pode ficar de fora de seu plano de ação. 

Concentre-se em conseguir links de qualidade e relevantes e evite práticas de spam, pois o Google penaliza essas atividades.

5. Monitore os resultados

Utilize ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console para monitorar o desempenho do site e obter insights valiosos.

É importante destacar que o algoritmo do Google é constantemente atualizado e isso pode interferir nos resultados do Google SEO. 

Por isso, é importante que você esteja continuamente atento a essas alterações e se adapte a elas. 

De fato, ao entender como funciona o Google SEO é fundamental ter em mente que esse é um processo contínuo.

Além disso, evite práticas consideradas “black hat”, que buscam manipular os resultados de pesquisas de maneira não ética, pois isso pode resultar em penalidades do Google.

Leia também: White Hat SEO x Black Hat SEO: diferenças e boas práticas

Como mostramos, fazer SEO no Google envolve a implementação de práticas e estratégias específicas para otimizar um site e melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. 

O trabalho é múltiplo, porque envolve muitas áreas, como SEO técnico, conteúdo, otimização do site e mais. Por isso, o suporte de uma empresa especializada, com diversos profissionais especializados em SEO, é uma alternativa que não ode ser ignorada por empresas que querem aumentar os acessos e as vendas online. 
Conheça a a/b lab e agende uma conversa com nossos consultores especializados em SEO para escalar seu tráfego e vendas.