Entenda o que é, quais são os principais formatos de display do Google Ads e aprenda como otimizar os anúncios para melhorar os resultados.
Formatos de display do Google Ads: quais são + dicas de criação
Quer alcançar um público-alvo relevante em diferentes canais de mídia, utilizando imagens personalizadas dos seus produtos ou serviços para atrair seu público-alvo? Então, você precisa conhecer os formatos de display do Google Ads.
A rede de display, como é chamada, possibilita que anunciantes criem campanhas para alcançar pessoas, sem que elas necessariamente pesquisem pelos termos na caixa de pesquisa dos buscadores.
Neste artigo, explicamos os principais formatos de campanhas de display do Google Ads, os tamanhos das imagens e dicas de boas práticas para criação de banners dos anúncios.
Continue a leitura e aprenda como otimizar os seus criativos.
O que é rede de display do Google Ads?
A rede de display é uma das opções dentro da rede do Google para que os usuários do Google Ads anunciem seus negócios. Os canais disponíveis são: sites do Google, como YouTube, Blogger e Gmail, além de inúmeros sites parceiros em toda a internet.
O objetivo desse tipo de campanha do Google Ads é atingir um público-alvo relevante para o anunciante, aumentando o alcance da marca além da rede de pesquisa (página de resultados do Google).
Então, se o seu objetivo é “fisgar” o usuário sem que ele esteja pesquisando ativamente por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, a rede de display é uma ótima solução.
Segundo dados da Comscore, os sites que fazem parte da rede de display alcançam mais de 90% dos usuários de internet do mundo. O Google afirma que tem mais de três milhões de sites e 650.000 aplicativos nos quais os criativos dos anunciantes podem rodar.
Leia também >>> Como anunciar no Google Ads: tutorial para iniciantes [2023].
Quais os melhores formatos de display do Google Ads?
Existem dois formatos de anúncios possíveis para as campanhas de display: os responsivos e as imagens estáticas.
Anúncios com imagem estática
O anunciante que escolhe veicular uma imagem estática precisa produzir essa imagem e fazer o upload do arquivo pronto na plataforma durante a configuração do anúncio nos seguintes formatos: GIF, JPG e PNG.
Como é uma imagem fechada e criada em um formato com tamanho específico, os anúncios não se adaptam a espaço com tamanho diferente e não mudam conforme o desempenho.
Formato em dispositivos móveis
Os tamanhos das imagens que podem ser criadas para os anúncios estáticos veiculados em dispositivos móveis são:
- 250 x 250 pixels;
- 200 x 200 pixels;
- 300 x 50 pixels;
- 300 x 100 pixels;
- 300 x 200 pixels.
Formatos displays mobile.
Formatos em computadores
Já para os anúncios estáticos para computador existem nove opções de tamanho. São elas:
- 160 x 600 pixels;
- 200 x 200 pixels;
- 250 x 250 pixels;
- 300 x 250 pixels;
- 300 x 600 pixels;
- 336 x 280 pixels;
- 468 x 60 pixels;
- 728 x 90 pixels;
- 970 x 90 pixels.
Formatos displays para computador.
Anúncios responsivos
A principal característica dos anúncios responsivos é que os banners se adaptam automaticamente a diferentes espaços de anúncio disponíveis nos sites parceiros.
Além do tamanho, a aparência e o formato são modificados para potencializar o desempenho do criativo. Nessa opção, em vez de enviar uma imagem pronta, o anunciante detalha as seguintes informações na criação:
- título;
- logotipo da marca;
- imagem;
- descrição;
Observação: o Google Ads permite que os anunciantes enviem mais de uma opção de cada item e a própria plataforma os combina automaticamente para gerar o display.
Diretrizes para imagens responsivas
O principal ponto de atenção para os anúncios responsivos é a imagem. O Google Ads permite o upload de até 15 imagens em três orientações: paisagem, quadrado e retrato.
Para cada tipo, é recomendado uma proporção e tamanho mínimo. Confira:
- Imagens com orientação paisagem: proporção de 1.91:1, tamanho mínimo de 600 x 314 e recomendado de 1.200 x 628
- Imagens quadradas: proporção de 1:1, tamanho mínimo de 300 x 300 e recomendado de 1.200 x 1.200.
- Imagem com orientação retrato: proporção de 9:16, tamanho mínimo de 600 x 1.067 e recomendado de 960 x 1.600.
A imagem abaixo ilustra como o Google Ads combina as informações para montar e veicular os anúncios responsivos na rede display:
6 dicas para criar uma campanha de display do Google Ads
Agora que você já conhece os formatos de display do Google Ads, reunimos dicas estratégicas para você montar seus criativos.
1. Fique atento ao selecionar as imagens
Tão importante quanto definir o formato ideal é escolher uma boa imagem para ilustrar seus anúncios, seja uma imagem estática ou responsiva.
Então, evite imagens distorcidas e desfocadas, priorizando as que têm boa qualidade e mostram o produto ou a ideia de forma clara. Descarte também as que possuem bordas, espelhamento, cores invertidas ou filtros exagerados.
2. Não sobreponha o logotipo e o texto a imagem
A imagem comunica o objetivo do anúncio, por isso, não coloque o logotipo ou o texto em cima dela. É possível subir a imagem com o logo, mas a melhor opção é enviar apenas a imagem original.
Ao escolher o modelo responsivo, deixe a combinação dos elementos por conta do Google Ads, certificando-se apenas de enviar cada parte corretamente.
3. Crie títulos persuasivos
Para garantir a adaptação correta nos formatos de display do Google Ads, envie títulos com até 80 caracteres. Seja criativo e persuasivo para chamar a atenção do usuário em poucas palavras.
Leia também: Tipos de palavra-chave do Google Ads e quando usar cada um?
4. Use palavras atrativas na descrição
Vai divulgar uma “promoção especial”, um “cupom de desconto” ou um “código para primeira compra”? Inclua essas palavras na descrição, por exemplo, para atrair a atenção das pessoas certas para o seu anúncio.
5. Link uma página do site ao anúncio
Se criar uma chamada para ação, é essencial que seus anúncios levem o usuário direto para a página do produto ou da categoria anunciada em seu site. Esse detalhe aumenta as chances de conversão.
6. Crie vários anúncios no mesmo grupo
Com os anúncios responsivos, você pode explorar diversos formatos de display do Google Ads nas suas campanhas. Crie até quatro anúncios por grupo e acompanhe os resultados para verificar qual teve o melhor desempenho.
O Google Ads prioriza automaticamente os que alcançam resultados mais relevantes. Dessa forma, você otimiza suas campanhas cada vez melhor a partir do que aprendeu com os anúncios anteriores.
Pronto! Agora, você está preparado para aproveitar as oportunidades de cada formato de display do Google Ads. Siga as dicas acima e aumente as chances de alcançar seus objetivos com marketing digital.
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