Entenda o que é marketing digital e como empresas de marketing de conteúdo ajudam a montar estratégias competitivas que dão resultado.
Empresas de marketing de conteúdo e seu papel na estratégia digital
As marcas estão de olho no potencial de alcance das mídias digitais para alavancar suas marcas e as empresas de marketing de conteúdo são parceiras estratégicas para alcançar essa meta.
Afinal, o principal ativo que conecta pessoas e empresas é um conteúdo consistente e de alta qualidade, que gera valor. Tanto que existe uma área exclusiva para planejar os temas que serão trabalhados, pensando sempre nos melhores formatos para engajar.
Segundo o relatório State of Inbound, produzido pela Hubspot, a criação de conteúdo é prioridade para 80% dos profissionais de marketing.
Ainda conforme o relatório, 42% afirmam que o número de campanhas nas quais trabalharam por trimestre aumentou de 2021 para 2022 e que não há indícios de que essa tendência desacelere.
Seu objetivo é criar conteúdo qualificado? Entenda o que é, como fazer e estratégias que empresas de marketing de conteúdo seguem na hora de montar um planejamento.
Boa leitura!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de promoção de marca para atrair clientes por meio da criação e compartilhamento de informações valiosas e relevantes, que resolvam os problemas do público-alvo e respondam às suas principais dúvidas. Quando bem feito, contribui para a empresa crescer, gerando reconhecimento e vendas.
Vídeos, artigos de blog, e-books, ferramentas e postagens em redes sociais são alguns dos formatos possíveis de explorar na hora de planejar o marketing de conteúdo.
É importante destacar que, nesse método, o objetivo não é fazer propaganda direta da marca, mas sim chamar a atenção por meio de materiais úteis que ajudem as pessoas a resolver problemas.
Por exemplo, uma empresa que vende produtos para cabelos cacheados e crespos pode produzir conteúdos que ensinam como cuidar desses tipos de fio. É uma forma de oferecer conhecimento e, ao mesmo tempo, mostrar como os itens vendidos facilitam os cuidados.
Leia também: 7 benefícios do marketing de conteúdo e como implementar.
Como fazer marketing de conteúdo?
O primeiro passo é reunir insights, orientações e objetivos. As empresas de marketing de conteúdo ajudam nessas tarefas, orientando cada passo da estratégia, incluindo todas as boas práticas de SEO recomendadas. Confira o passo a passo de como o processo é feito:
1. Descubra quem é o público-alvo
Saber quem é o público-alvo do negócio é fundamental para as empresas de marketing de conteúdo entenderem as necessidades e principais dúvidas que a marca pode ajudar a responder online. Para isso, responda às seguintes perguntas:
- Qual a faixa etária do público-alvo?
- Onde essas pessoas moram?
- Quais são seus canais de mídia social favoritos?
- Quais são seus objetivos, desafios ou necessidades?
- Como e por quais motivos usam o produto ou serviço da marca?
Esses dados ajudam a criar um ou mais perfis de compradores, chamados de buyer persona, ou apenas persona, para a marca.
2. Faça uma análise de concorrência
Outro passo importante para ter uma estratégia de marketing de conteúdo competitiva é analisar o que os concorrentes estão produzindo. O objetivo é descobrir quais são os temas mais abordados e ações que chamaram a atenção.
Além disso, essa busca ajuda a ter insights do que ainda não foi explorado por meio de comentários e feedbacks de usuários. Use ferramentas de SEO, como Ubersuggest e SEMrush, para responder às seguintes perguntas:
- Que tipo de conteúdo os concorrentes estão criando?
- Quais canais eles utilizam e minha empresa não?
- O que gera mais engajamento em suas redes sociais?
3. Defina objetivos com o marketing de conteúdo
Como em qualquer trabalho, as empresas de marketing de conteúdo priorizam a criação de metas para acompanhar a evolução do trabalho desde o começo. Porém, as definições precisam ser assertivas.
Uma ferramenta de gestão muito útil é a técnica SMART, que guia o processo de definição, propondo que cada meta seja:
- específica;
- mensurável;
- atingível;
- relevante;
- temporal (tenha um prazo definido).
Dessa forma, fica mais fácil definir o investimento necessário, equilibrando os custos com o orçamento disponível e estimando um retorno do investimento desejado.
4. Crie um funil de conteúdo
O funil de conteúdo é dividido em três partes principais e o conteúdo de cada uma atende ao que o público-alvo está procurando no momento:
- Atração: o usuário quer aprender sobre as potenciais soluções para seu problema ou desejo. Exemplo: conteúdos que explicam “o que é” ou “como fazer”;
- Educação: o usuário já está ciente das soluções disponíveis e começa a buscar conteúdos que ajudem a comparar recursos e benefícios. Conteúdo do tipo “o melhor tipo de…” são um exemplo;
- Conversão: o conteúdo é mais promocional, pois o usuário está pronto para conversão, e foca em vantagens, formas de uso e demonstrações (teste grátis, amostra, etc.).
O funil ajuda a diversificar os temas e formatos de conteúdo, atendendo aos objetivos de cada etapa e, consequentemente, às metas de marketing do negócio.
5. Monte um plano editorial e um calendário de conteúdo
O último passo que as empresas de marketing de conteúdo orientam é a montagem do plano editorial e do calendário de conteúdo.
O plano reúne os assuntos mais relevantes que se conectam com a oferta da marca e com os interesses do público-alvo. Separe os assuntos por categorias para organizar o calendário e explorar todos os temas em diferentes formatos ao longo das semanas.
Qual estratégia de marketing de conteúdo seguir?
A melhor estratégia de marketing de conteúdo é aquela criada de forma personalizada para a marca com base em objetivos de negócio claros. Desta forma, é possível planejar conteúdo digital inédito e realmente competitivo no mercado. Algumas dicas finais para afinar o planejamento são:
- Dê total atenção à pesquisa de público, pois ela traz informações valiosas.
- Crie conteúdo humanizado que gere conversas com e entre a audiência.
- Foque na criação de conteúdos inéditos e enriqueça-os com dados reais.
- Varie os formatos de conteúdo (vídeos, podcasts, newsletter, infográficos, etc.).
- Analise as métricas de desempenho do conteúdo e use-as para fazer melhorias.
Todo esse trabalho é guiado por empresas de marketing de conteúdo especializadas em ajudar outras empresas a alcançar seus objetivos de marketing digital.
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