EAT em SEO: o que é e como funciona?

Veja o que é EAT em SEO, qual a importância para a sua empresa e como melhorar a otimização dos seus conteúdos com base nesses pilares.

EAT em SEO: qual a importância para os seus conteúdos?

EAT em SEO é uma estratégia que considera os três principais critérios usados pelo Google para ranquear um conteúdo em suas páginas de pesquisas. A sigla se refere aos termos em inglês expertise, authoritativeness e trustworthiness, que na tradução para o português significam especialização, autoridade e confiabilidade, respectivamente. 

E se a maior plataforma de pesquisa web do mundo toma como base esses pilares na hora de sugerir para os visitantes quais links vale a pena ser lidos, é certo que segui-los fará toda diferença na sua estratégia de marketing de conteúdo, concorda?

Além de gerar mais autoridade para suas páginas, esses parâmetros ajudam (e muito) para os seus artigos chegarem a um número maior de pessoas. Logo, quanto potenciais clientes forem alcançados, maiores as suas chances de venda.

Neste artigo, falaremos todos os detalhes sobre o EAT em SEO, incluindo características, particularidades, como funciona e quanto pode ajudar a tornar sua marca, produtos e/ou serviços mais conhecidos na internet.

Continue a leitura e confira tudo sobre esse tema agora mesmo!

O que é EAT em SEO?

EAT em SEO é uma prática de otimização de páginas e conteúdos para web que considera três principais fatores, que são expertise, autoridade e confiabilidade. Esses são os pilares considerados pelo Google para mensurar a qualidade de um artigo e ranqueá-lo bem nas pesquisas feitas em sua plataforma.

O conceito do Google EAT ganhou destaque após a última atualização do seu algoritmo, em agosto de 2018, chamada de Medic Update.

Desde então o EAT em SEO é o principal parâmetro utilizado para analisar automaticamente quanto um conteúdo é relevante ou não para quem está fazendo pesquisas com palavras-chave relacionadas a ele.

Uma forma de entender melhor esse conceito, é compreendendo o que cada uma dessas siglas quer dizer.

E — Expertise/Especialização

Se refere à experiência e à demonstração de conhecimento apresentada durante o desenvolvimento do texto. 

Os motores de busca do Google são treinados para dar mais visibilidade a páginas escritas por autores que se mostram especialistas nos temas abordados. Por serem considerados mais confiáveis, os conteúdos conquistam posicionamentos melhores.

A — Authoritativeness/Autoridade

No EAT em SEO, a letra A representa a autoridade do domínio ou do site que hospeda o conteúdo. 

Quando uma plataforma web é respeitada e apontada por outras em suas publicações, o Google entende que o que é postado ali é relevante e seguro, por isso, merece ser divulgado para os leitores.

T — Trustworthiness/Confiabilidade

A confiança aqui se refere à precisão das informações, à ética e à imparcialidade do que está descrito nos conteúdos.

Artigos que usam fontes confiáveis para embasar os dados citados também são considerados como verdadeiros, seguros e válidos pelos motores de busca do Google.

Qual a importância do EAT em SEO? 

Um dos principais objetivos de trabalhar o EAT nos seus conteúdos é melhorar o ranqueamento das suas páginas web no Google.

Ao atender as diretrizes dadas por essa plataforma de pesquisa, você ajuda os algoritmos a encontrar suas publicações e sugeri-las para as pessoas interessadas no que seus textos abordam.

Aqui, precisamos falar um pouco sobre marketing de conteúdo, que é uma estratégia que utiliza diferentes peças digitais para atrair público para a sua empresa.

A ideia é, por meio de textos, posts em redes sociais, e-books, infográficos, entre outras ferramentas, esclarecer as principais dúvidas das pessoas e direcioná-las pelo funil de compras, até tomarem suas decisões de aquisição.

Quanto mais você nutri-las com boas informações, maiores serão as chances de elas considerarem a sua empresa como a melhor opção para resolver as dores que têm. Consequentemente, isso gera para o seu negócio mais vendas e lucratividade. 

Porém, para chegar a esse resultado, não basta ter conteúdos bem escritos. É fundamental que eles estejam devidamente otimizados para serem encontrados e sugeridos pelos motores de busca do Google. E uma ótima maneira de conseguir isso é implementando o conceito de EAT.

Como melhorar o EAT em SEO dos seus conteúdos?

Existem algumas boas práticas que podem ser implementadas para melhorar o EAT em SEO das suas páginas web e conteúdos. E as que mais se destacam são:

  • procure trabalhar com autores especializados nos temas que serem abordados, a fim de explorar a expertise que eles detêm e, se possível, crie uma página de autores;
  • use links de qualidade, extraídos de sites e fontes realmente confiáveis e que têm a característica de autoridade no mercado;
  • publique apenas conteúdos completos, corretos, honestos e verdadeiros;
  • aproveite o potencial de pesquisas, dados e estatísticas para embasar suas afirmações;
  • use uma linguagem compatível com o perfil do seu público-alvo, dando a devida atenção para a gramática e concisão do texto;
  • submete o artigo a conferências antes de publicá-los;
  • utilize vídeos, fotos, desenho e imagens relacionadas às palavras-chave presente no conteúdo;
  • entregue para os leitores uma leitura fluida e segura, com camadas de proteção como o certificado SSL, que tem a criptografia como base de conexão;
  • conte com a ajuda de profissionais para aprimorar sua estratégia de SEO.

Quanto a esse último tópico, a ABlab pode ajudar você!

Entre os diversos serviços que oferecemos, está o voltado para otimização de páginas web. 

Para isso, criamos um ecossistema digital e conteúdos incríveis para alcançar e conquistar o seu público, conforme o perfil da sua empresa e o que os algoritmos do Google exigem.

Quer saber como? Acesse agora o site da a/b lab e converse com um dos nossos especialistas!