Display Google Ads: o que é e como funciona?

Veja o que é a rede display Google Ads, como funciona, vantagens para a sua empresa + passo a passo de como criar campanhas desse formato.

Display do Google Ads: por que vale a pena usar essa rede?

A rede de Display do Google Ads é formada por inúmeros sites e aplicativos parceiros do Google, que aceitam anúncios pagos de outras empresas em suas páginas. Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é que ela ajuda a atingir um público mais diverso, mas altamente segmentado.

Para esse conceito ficar mais claro, usaremos um exemplo. Sabe quando você está assistindo um vídeo no YouTube e o anúncio de um produto ou serviço surge no meio da transmissão? Esta é uma propaganda feita pelo Display do Google Ads.

Ela existe em outros formatos também, como em imagens em banners que aparecem nas laterais dos sites, textos semelhantes aos links patrocinados, entre outros.

Se você busca uma solução que ajude a melhorar a geração de leads, ampliar a divulgação da sua marca na web e abrir novas oportunidades de vendas, a rede de Display do Google Ads pode ser a estratégia que faltava!

Ainda não conhece esse recurso? Então, siga a leitura deste artigo e confira todos os detalhes!

O que é Display no Google Ads?

O Display no Google Ads é uma rede digital formada por sites e aplicativos parceiros do Google que aceitam receber publicidade paga de outras empresas para divulgar em suas páginas. O maior diferencial dessa ferramenta é o elevado poder de alcance e de segmentação das propagandas.

Segundo dados do próprio Google, a rede display já conta com mais de 2 milhões de aplicativos, vídeos e sites nos quais os anúncios em formato Ads podem ser publicados. Outra informação interessante é que mais de 90% dos usuários da internet de todo o mundo são alcançados com esse recurso de divulgação.

A principal característica da rede Display no Google Ads é a possibilidade de segmentar os anúncios para aparecerem em páginas e em conceitos específicos. Por exemplo, se sua empresa tem como público-alvo jovens adultos entre 20 e 24 anos, as propagandas aparecerão em espaços web pesquisados e acessados por eles.

Como funciona o Display no Google Ads?

Como comentamos, esse tipo de anúncio Google Ads funciona a partir da veiculação de propagandas em ambientes web relacionados ao que está sendo divulgado

Essa plataforma utiliza recursos de Inteligência Artificial para saber quando e onde fazer os disparos, de forma estratégica. Com isso, é possível chegar a um número maior de pessoas, conforme a segmentação que você definiu.

Para utilizar essa estratégia, é preciso criar uma campanha na rede de display, a qual pode ser feita em cinco passos:

  1. defina o objetivo da sua ação de marketing;
  2. escolha o público-alvo;
  3. decida o formato do anúncio;
  4. crie a campanha;
  5. monitore e mensure os resultados. 

1. Defina o objetivo da sua ação de marketing

Por quais motivos você quer utilizar esse meio de divulgação web? Entre as diversas possibilidades, estão:

  • aumentar o tráfego no seu site, blog, e-commerce ou aplicativo;
  • gerar mais leads para elevar as chances de vendas;
  • potencializar a consideração da sua marca junto a pessoas que já demonstraram algum interesse no que sua empresa comercializa.

Seja qual for o objetivo, é fundamental que ele esteja bem claro, pois é a partir dessa definição que você dará os próximos passos.

2. Escolha o público-alvo

A próxima pergunta que você precisa responder é: quem deve visualizar seus anúncios? Ter essa definição é essencial para o direcionamento correto da sua audiência. Isto é, para apontar ao Google Ads onde quer que seus anúncios apareçam.

3. Decida o formato do anúncio

No terceiro passo você deve escolher o formato das suas divulgações, os quais podem ser:

  • anúncio de imagem: banners que aparecem nas laterais, topo, ou no rodapé de sites e aplicativos;
  • anúncio de texto: formato por título e descrição em uma pequena caixa de texto;
  • anúncio de vídeo: veiculado no YouTube;
  • anúncio de mídia rica: em formato de animações e carrosséis, por isso, são mais interativas.

4. Crie a campanha

Aqui, você chegou à parte da criação da campanha, propriamente dita. Para isso, utilize os recursos fornecidos pelo próprio Google Ads para montar anúncios nos tamanhos e formatos certos.

Não deixe de pensar também em um título e imagem atrativos, e em um texto convincente que leve o leitor a clicar na sua propaganda.

Quanto aos valores, os pagamentos podem ser feitos de acordo com os cliques ou interações feitas nos anúncios, ou por conversões, as quais você paga apenas quando o visitante gera algum tipo de conversão para o seu aplicativo ou site.

5. Monitore e mensure os resultados

O monitoramento dos resultados das suas campanhas pode ser feito pelo código de acompanhamento no Google Analytics, que é uma ferramenta própria para isso.

Somente verificando os números de perto você conseguirá identificar o que está dando certo e pode ser mantido, e o que precisa de ajustes para gerar mais retorno para a sua empresa.

Quais as vantagens do Display no Google Ads?

Com todas essas explicações, já dá para ter uma boa ideia das vantagens da rede Display para as campanhas do seu negócio, concorda?

Para deixar essa percepção mais clara, separamos os pontos positivos que mais se destacam. São eles:

  • poder de alcance nacional e internacional, conforme o público que deseja atingir;
  • segmentação detalhada;
  • oportunidade de explorar a criatividade visual;
  • possibilidade de fazer anúncios de diferentes formatos;
  • mensuração precisa de resultados.

Apesar de todos esses benefícios, acha que é muita coisa para o seu time absorver? Então, que tal contar com uma ajudinha profissional? 

A a/b lab ajuda você com todas as ferramentas do Google Ads, para sua marca chegar muito mais longe na internet. 

Entre em contato agora pelo site da ABlab e confira como podemos ajudar o seu negócio!