Entenda o que é conteúdo topo de funil, quais são os tipos de conteúdo produzidos para essa etapa e exemplos de três empresas nacionais.
Conteúdo topo de funil: o que é e quais são os tipos?
Posicionar uma marca na internet para aumentar sua relevância no mercado e captar novos clientes exige um planejamento estratégico do que vai ser divulgado. E tudo começa com a definição do conteúdo topo de funil.
O funil de conteúdo é uma estrutura que organiza a produção de materiais e postagens em blog, redes sociais e outros canais, segmentando os temas conforme o estágio da jornada de compra que o cliente se encontra.
Imagine um gestor que busca um software de atendimento ao cliente. Se ao pesquisar sobre as funções da ferramenta, ele receber uma avalanche de links de vendas, oferecendo descontos e chamadas do tipo “compre agora”, provavelmente ela vai interromper a pesquisa.
Isso porque ele ainda não está no momento de decidir sobre a compra e sim de entender o que o software faz para analisar se esse tipo de sistema vai realmente ajudar a resolver o problema que ela tem na empresa.
Neste artigo, explicamos o que é a primeira etapa do funil, chamada de topo, quais são os tipos de materiais ideais e exemplos de ações de marcas para atrair novos clientes.
Continue e boa leitura!
O que é conteúdo topo de funil?
O conteúdo topo de funil é aquele direcionado para quem está no estágio inicial do funil de vendas, a parte mais larga que atrai um grande volume de potenciais clientes. O tipo de conteúdo é educativo, pois o foco é atrair o visitante e ajudá-lo a entender seu problema e apontar formas de resolvê-lo.
À medida que os visitantes interagem com o conteúdo de uma empresa, ele avança no funil até chegar o momento de receber uma proposta de compra, que pode ser falar com um vendedor, ser direcionado para a página do produto ou outra ação direta.
Por isso, a fase de aprendizado e descoberta, a qual o conteúdo topo de funil atende, precisa ser certeira e responder as principais dúvidas do visitante por meio de materiais variados e ricos.
Entre os formatos de conteúdo utilizados estão aqueles que explicam ‘o que é’, ‘como funciona’, ‘importância’, ‘motivos do problema’, entre outros.
É a partir de conteúdos bem escritos e ilustrados que o visitante entende qual a questão que precisa resolver e ainda pode entender sobre outros aspectos que nem sabia que estavam relacionados.
Alcançando esse objetivo, as chances de levar o visitante para as fases seguintes — conteúdo meio do funil, ajuda no reconhecimento do problema e na consideração da solução e conteúdo fundo de funil, auxilia na decisão de compra — aumentam consideravelmente.
Exemplo de funil de conteúdo. Fonte: Colina Tech.
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Quais são os tipos de conteúdo topo de funil?
O segredo de uma boa estratégia de conteúdo é utilizar diferentes tipos de conteúdo para que os usuários tenham desde formatos mais compactos, como posts de redes sociais até e-book e artigos de blog.
Para conteúdo topo de funil, os principais tipos que podem ser trabalhados são:
Mídias sociais
As mídias sociais permitem explorar diferentes formatos de conteúdos em foto e vídeo. Por isso, são ideais para trabalhar conteúdo topo de funil, pois atraem muitos usuários de vários perfis. Só o Instagram tem 113,5 milhões de usuários no Brasil.
Como o foco desses canais é em relacionamento, a linguagem do conteúdo em texto e em vídeo deve ser clara e direta, entregando informação de valor ao usuário. Além disso, as mídias sociais ajudam a divulgar materiais ricos, como e-books, infográficos e blog posts.
Artigos de blog
O blog é um canal essencial para o funil de conteúdo, pois permite criar artigos detalhados que seguem as boas práticas de SEO, que contribuem para que a marca apareça organicamente nos resultados dos buscadores.
Outra vantagem é que além do conteúdo topo de funil, outros tipos de conteúdos também são trabalhados no canal. A diferença é que cada um terá uma chamada de ação (CTA) que vai incentivar o usuário a aprender mais sobre o tema.
Alguns exemplos de conteúdo são:
- X maneiras de melhorar (problema) na sua empresa de (nicho)
- Como automatizar (tal tarefa) e ganhar mais tempo?
- X formas de evitar (problema) na gestão
- O que é e para que serve (ferramenta)?
Materiais gratuitos
E-books, infográficos, testes online, webinars são conteúdos topo de funil muito úteis dentro da estratégia para capturar leads. Para ter acesso a esses materiais gratuitos, os usuários informam nome e e-mail, por exemplo, em uma landing page criada para divulgação.
Dessa forma, a marca consegue continuar o relacionamento, alimentando os potenciais clientes com novos materiais produzidos, e-mails personalizados e entre outros.
Alguns formatos de conteúdo interessantes de disponibilizar para download são:
- E-books no formato de “guia completo” sobre um assunto, lista de dicas para melhorar uma determinada tarefa ou no estilo “tudo que você precisa saber”;
- Infográficos que resumem conceitos-chave sobre um tema, apresentam estatísticas sobre o mercado ou que explicam como fazer uma tarefa;
- Testes online para o usuário descobrir qual a sua necessidade em relação ao serviço/produto vendido;
- Webinars com especialistas da marca para oferecer conhecimento e interagir com o público.
3 exemplos de conteúdo topo de funil
Separamos algumas marcas nacionais que fazem um trabalho interessante de conteúdo topo de funil para atrair clientes e criar um bom relacionamento
1. Sallve
A Sallve é uma marca de produtos de cuidados com a pele. Para atrair novos clientes, a marca disponibiliza no site um ‘Quiz da pele’, um teste online para descobrir o melhor tratamento para seu tipo de pele. Com o resultado, o usuário recebe indicações de produtos da marca.
2. Dermaclub
O Dermaclub é um site e programa de benefícios das marcas do Grupo L’Oreal. A ferramenta ‘Descubra sua rotina’ usa inteligência artificial para analisar a pele do usuário por meio de uma selfie e mostra a análise da pele e sugere uma rotina, além de dicas de especialistas.
3. Zendesk
A Zendesk, empresa de software de atendimento ao cliente, foca em webinars como uma das estratégias de conteúdo topo de funil para educar potenciais clientes sobre diversos temas da área, atualizando sobre tendências e divulgando as pesquisas da empresa.
Agora que você sabe o que é conteúdo topo de funil, os tipos e exemplos de como colocá-lo em prática, pode começar a planejar o trabalho de marketing de conteúdo do seu negócio.
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