Conteúdo para TikTok: como escolher + 7 ideias para postar

Aprenda como escolher conteúdo para TikTok e criar um cronograma de postagens criativas e variadas para o perfil de público do seu negócio.

Conteúdo para o TikTok: 7 ideias para postar no perfil da sua empresa

Se tem um formato de conteúdo que chama a atenção nas redes sociais é o vídeo. Esse aumento teve a contribuição direta do TikTok, que chegou no Brasil em 2018, e hoje tem uma base de usuários de mais de 1,5 bilhão de pessoas.

Você é um dos que torcem um pouco o nariz para a rede social, pois acha que só as dancinhas fazem sucesso por lá? Saiba que o conteúdo para TikTok é muito variado e praticamente todos os nichos de mercado podem aproveitar a plataforma.

Uma pesquisa da Opinion Box obteve dados interessantes:

  • 56% achavam que nunca usariam o TikTok e atualmente usam bastante;
  • 41% usam o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam;
  • 68% já conheceram produtos que nunca tinham visto no TikTok;
  • 52% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais o TikTok.

Já pensou em incluir o TikTok na sua estratégia de marketing de conteúdo? Neste artigo, explicamos como escolher conteúdo para postar na rede social e ideias do que postar em um perfil empresarial. 

Boa leitura!

Como escolher conteúdo no TikTok?

Na hora de planejar o conteúdo para o TikTok pense nas histórias que pode contar sobre a empresa e cliente para gerar conexões genuínas com os usuários. 75% dos entrevistados pela Opinion Box concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas.

Para alcançar criar um cronograma de conteúdo rico, siga os seguintes passos:

Liste os diferenciais do seu negócio

Para escolher os assuntos mais atraentes para postar, liste quais são as características que tornam o seu negócio único, ou seja, os diferenciais da marca para pensar em tipos de vídeo para o funil de conteúdo

Por exemplo, sua empresa vende um software que ajuda a fazer a programação de conteúdo em menos tempo. Criar um vídeo mostrando como o recurso funciona, cronometrando a ação na tela, é uma forma diferente de destacar o serviço.

Estude as personas do seu negócio

O TikTok tem uma base de usuários em sua maioria jovens (entre 13 e 34 anos), mas a rede atinge um público mais velho, ainda que em menor proporção.

Faça um estudo das personas do seu negócio para analisar qual delas usaria a rede social e o que gostariam de consumir por lá. 

Essa avaliação pode ser feita em equipe em formato de brainstorming, onde todos contribuem com ideias e refinam quais são mais interessantes.

Monte um cronograma de conteúdo

A melhor forma de organizar e escolher conteúdo para o TikTok é fazer um cronograma de conteúdo semanal com os temas que serão trabalhados e formato do vídeo utilizado.

Por exemplo, escolha uma história de cliente para contar, explique um conceito, ensine como fazer algo ou usar um recurso, conte sobre um momento marcante da trajetória da empresa, etc.

Dica: ter alguém em frente a câmera falando diretamente com o usuário é ótimo, mas também existe a possibilidade de fazer vídeo com narração. Segundo o Tiktok, para 88% dos usuários o som é fundamental para sua experiência no aplicativo. 

Leia também: Como planejar o marketing de conteúdo? TOP 9 dicas!

7 ideias de conteúdo para TikTok para empresa

Agora que você sabe como escolher conteúdo, listamos algumas ideias de conteúdo para o TikTok que ajudam a divulgar sua marca. Confira!

1. Pesquise as hashtags populares

Assim como em outras redes, as hashtags no TikTok servem para marcar diferentes tipos de conteúdos. Pesquise tags relacionadas ao nicho do seu negócio e assista aos tipos de conteúdo produzidos.

Assim, sua marca pode aproveitar ideias ainda não exploradas dentro dos temas em alta, identificar tendências que estão começando e utilizar as hashtags para ganhar relevância. 

2. Dê dicas profissionais

Aproveite o conhecimento e a experiência da equipe para criar vídeos dando dicas profissionais sobre a área de atuação da empresa, que podem ajudar o público-alvo a resolver problemas pontuais e a melhorar seu desempenho.

Selecione sugestões de temas internamente, mas incentive as pessoas a deixarem dúvidas e sugestões do que gostariam que fosse respondido nos comentários.

3. Descomplique termos 

Outra ideia de conteúdo para TikTok é explicar termos e conceitos da sua área que as pessoas têm dificuldade de entender ou com os quais tem menos familiaridade. 

Por meio desses conteúdos, sua empresa pode educar os usuários sobre os diferentes serviços ou produtos da marca, destacando a importância de ajuda qualificada e de investir em itens de qualidade.

4. Responda comentários

Os comentários deixados nos vídeos podem ser respondidos em novas postagens e até entrar no cronograma de conteúdo. 

O legal dessa ideia é que o TikTok destaca o comentário na tela, dando visibilidade para quem fez a pergunta, o que valoriza a interação e incentiva outras pessoas a deixarem suas dúvidas e sugestões.

5. Mostre os bastidores da marca

Mostrar como a empresa funciona, onde a equipe trabalha, como um produto é produzido e testado, entre outros detalhes de bastidores, ajuda a gerar proximidade com público da marca.

Além disso, membros da equipe podem fazer o tour pela sua área ou narrar o vídeo para que o conteúdo seja ainda mais natural e espontâneo.

6. Duete vídeo de outros criadores de conteúdo

A ferramenta de dueto permite que um usuário comente o vídeo de outro perfil da rede dando sua opinião sobre o tema ou aprofundando o assunto do primeiro vídeo.

Selecione criadores de conteúdo que tenham o perfil da marca para interagir e estreitar relacionamento, que podem resultar em parcerias vantajosas para ambos os lados. 

7. Use a ferramenta ‘Análises’ para extrair insights

Cada postagem no TikTok tem um relatório de análise que mostra o desempenho do post e ajuda a avaliar o interesse do público nos temas abordados.

Com esses dados, a equipe de marketing pode priorizar conteúdos com melhor alcance, que atingiram o perfil de público desejado para continuar movimentando o perfil da empresa.

Melhore a estratégia da sua empresa nas redes sociais

Um conteúdo para TikTok rico e dinâmico pode destacar a sua marca em uma rede que cresce a cada dia e chama a atenção de novos usuários. Porém, essa estratégia pode ser integrada com outras redes para aumentar o alcance da sua marca.

A gestão correta da presença digital aliada a uma boa curadoria de conteúdo são aspectos essenciais da estratégia de marketing.

Quer começar e conseguir resultados positivos? Fale com um dos especialistas da a/b lab e saiba como podemos ajudar sua marca a conquistar os objetivos de negócios.