Divulgar cases, promover interação dos leitores e mais. Confira 21 dicas de como criar conteúdo para LinkedIn para sua empresa
Conteúdo para LinkedIn: como criar para sua empresa? 21 dicas!
Um bom conteúdo para LinkedIn pode ser a porta de entrada para captar novos clientes, gerar diversas oportunidades de negócio, promover networking em favor da sua empresa, e muito mais.
Isso porque o LinkedIn é uma rede social corporativa, voltada especificamente para companhias e profissionais que querem expandir suas atuações por meio do marketing de conteúdo e, com isso, elevar o volume de vendas e a lucratividade.
Apenas para você ter uma ideia do poder de alcance dessa rede, segundo dados apresentados pela própria plataforma, já são mais de 930 milhões de membros, distribuídos em mais de 200 países e regiões por todo o mundo.
Do ponto de vista empresarial, o LinkedIn aponta uma comunidade composta por mais de 63 milhões de negócios de todo o mundo, o que mostra quantas oportunidades podem surgir e serem exploradas.
Especificamente no Brasil, o LinkedIn já conta com mais de 65 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas, que exploram a rede para divulgar suas marcas, recrutar talentos, encontrar vagas de emprego e muito mais.
Quer saber como entrar nesse cenário com o pé direito e se beneficiar das possibilidades geradas por essa plataforma? Então siga a leitura deste artigo e confira 21 dicas de como produzir o melhor conteúdo para LinkedIn.
Como criar conteúdo para LinkedIn?
Uma boa estratégia LinkedIn para empresas deve contar com as seguintes abordagens:
Conheça bem seu público-alvo
Essa identificação é fundamental para saber qual o que sua audiência tem interesse em ler, quais assuntos são relevantes e despertam a atenção, qual tom de voz usar, entre outras definições fundamentais para que seu conteúdo chegue até as pessoas certas.
Descubra o que publicar no LinkedIn
O ponto de atenção aqui é fazer conteúdos que tenham relação com sua empresa, produtos e/ou serviços comercializados. No entanto, você pode (e deve) explorar os micromomentos, que são assuntos em destaque, relacionados à jornada de compra do seu público-alvo.
Conheça os diferentes tipos de conteúdo para LinkedIn
Não há apenas um tipo de conteúdo para LinkedIn. Nessa plataforma é possível postar fotos, vídeos, artigos, eventos, fazer divulgações e muito mais. Explore-as de acordo com plano de marketing de conteúdo.
Explore as ferramentas oferecidas pela plataforma
O LinkedIn para negócios conta com recursos para criação de páginas empresariais, LinkedIn Pulse, que é um espaço próprio para criação de artigos mais longos, indicador de performance, entre outras.
Escreva artigos com temas de domínio
Pense que o conteúdo para LinkedIn é mais uma maneira de construir autoridade web para sua empresa. Por isso, tome o cuidado de apenas produzir artigos sobre temas que domina, a fim de mostrar quanto são especialistas na área em que atuam.
Crie conteúdos completos
Conteúdos longos — com 1 mil palavras ou mais, por exemplo — podem ser muito interessantes para os leitores, além de ajudar no ranqueamento. Mas, atenção! Eles devem ser relevantes, abranger bem o tema abordado, não ser repetitivo, utilizar uma boa linguagem, ter coerência e coesão.
Pense em títulos que chamem a atenção
O título é a primeira linha que as pessoas leem do seu conteúdo. É a partir deles que elas decidem se seguem ou não com a leitura. Por isso, pense em algo chamativo, que desperte a curiosidade, mas que tenha relação com o tema abordado. E não se esqueça de usar a palavra-chave!
Monte um calendário de publicações
Manter uma boa frequência de publicações é fundamental para fidelizar público no marketing de conteúdo. Para não se perder nessa estratégia, monte um calendário com dias, horários, temas e tipos de conteúdos que serão postados e siga corretamente.
Crie chamadas de ação
As chamadas de atenção (CTA) são gatilhos que induzem o leitor a fazer algo, por exemplo, deixar um comentário, acessar uma landing page, entre outras possibilidades. Utilize CTA relacionados ao tema, à etapa da jornada do cliente e potencialize as conversões.
Aproveite para gerar tráfego para o seu site/blog
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, aproveite os conteúdos criados para o LinkedIn para ler os leitores para o site e/ou blog da sua empresa. Essa é uma ótima maneira de explorar a oportunidade de apresentar as soluções que comercializa e de gerar mais tráfego orgânico para suas páginas.
Divulgue cases de sucesso
Os cases de sucesso da sua empresa são ótimos temas para serem transformados em conteúdos. Além de ser mais um assunto que pode ser explorado, é uma boa maneira de apresentar os resultados alcançados e, com isso, conquistar oportunidades de fechar novos negócios.
Estimule a interação dos clientes
O LinkedIn oferece a possibilidade de criar enquetes. Você pode usar esse recurso para diversas estratégias. Por exemplo, para saber quais são as principais dúvidas do seu público e, com base nessa informação, criar conteúdos que as respondam.
Compartilhe conteúdos relevantes criados por outros
Se estiver sem ideia de conteúdo para criar, pode compartilhar os de outras empresas que tenham relação com a sua — nunca de concorrentes, hein! Reportagens de fontes confiáveis, e artigos e publicações de clientes e parceiros de negócio são ótimos exemplos do que pode ser compartilhado na sua página.
Reaproveite antigas postagens
Outra estratégia para utilizar quando não souber que temas abordar é reaproveitar postagens antigas. Aqui, a ideia é repostar conteúdos antigos com alguns ajustes, a exemplo da inclusão de dados atualizados ou de informações complementares.
Explore datas comemorativas
Outra boa dica para ter mais conteúdos a serem trabalhados é explorar as datas comemorativas. Novamente, isso deve ser feito considerando aquelas que têm relação com o seu negócio e que, por isso, são interessantes para o público-alvo e podem estimular as vendas.
Insira vídeos às suas postagens
Vídeos são tipos de conteúdos fáceis de consumir, os quais podem ser postados sozinhos ou inseridos no conteúdo para complementar informações. No caso, você pode usar vídeos da sua empresa, ou de outras que tenham relação com o assunto apresentado.
Não abra mão do SEO
Estratégias de SEO precisam estar presentes também em conteúdos criados para o LinkedIn. Esse cuidado ajuda no ranqueamento interno da plataforma, e também no posicionamento do seu post nos sites de pesquisa, como o Google.
Utilize hashtags
As hashtags também ajudam no ranqueamento e para que seus conteúdos sejam encontrados mais facilmente no campo de pesquisa do LinkedIn. Todavia, evite poluir suas publicações com muitas hashtags e use apenas as relacionadas com o seu mercado e tema abordado.
Use os emojis certos
Emojis ajudam a deixar o texto mais divertido, leve, explicativo e escaneável. Entretanto, tenha cuidado com o excesso, com quais usará e somente apele para esse recurso se ele for compatível com o perfil da sua empresa e do seu público-alvo.
Crie um post com outros posts
Acha que tem uma boa quantidade de postagens? Então, que tal criar um conteúdo com algumas delas? A sugestão aqui é fazer uma publicação com links para outros artigos que já foram publicados na página do LinkedIn da sua empresa. Isso ajuda a mostrar autoridade, bem como reativar o tráfego em posts anteriores.
Mensure os resultados
E a melhor forma de saber se tudo o que sugerimos até agora trouxe o retorno esperado, é mensurando os resultados. Como dissemos, o próprio LinkedIn conta com uma ferramenta para isso. Ao ter essa informação, você tem a chance de manter o que está dando certo e de ajustar o que não está de acordo.
Acha que é muita coisa para fazer? Não se preocupe! A Ablab é uma agência que, entre os diversos serviços que oferece, também trabalha com gestão de LinkedIn para ajudar você com toda essa demanda.
Acesse agora mesmo o site da a/b lab e confira como!