Conteúdo meio de funil: o que é, exemplos e como criar?

Aprenda a criar um conteúdo de meio de funil que atenda às demandas de compradores e os leve à compra. Conheça os exemplos de recursos essenciais.

O que é conteúdo meio de funil de vendas e como usar?

Se você já tem alguma experiência com o marketing de conteúdo, sabe que ele precisa atingir compradores em diferentes estágios de sua jornada de compra. nesse cenário, sabemos que no topo do funil de vendas o foco é atrair e, no fundo do funil é vender, então, qual é o conteúdo meio de funil?

Antes de responder a essa pergunta, é essencial entender quais são as demandas do comprador que está nesse estágio do processo de decisão. Afinal, o que ele quer? Quais dúvidas ele possui? Que tipo de conteúdo tem valor para ele?

Na prática, os consumidores do meio do funil já estão cientes do problema que possuem e estão considerando opções específicas para atender às suas necessidades.

Logo, o conteúdo do meio de funil é projetado para educar e fornecer informações detalhadas sobre as soluções disponíveis, entre elas o produto ou serviço que você oferece. 

O que é conteúdo meio de funil?

O conteúdo do meio de funil é uma estratégia que se alinha com o estágio intermediário de “consideração” da jornada do comprador. Ele informa, educa e nutre leads, oferecendo informações que vão ajudá-los a resolver seus problemas e a se tornarem mais informados e preparados para tomar uma decisão de compra.

É importante criar conteúdo relevante que responda às perguntas e preocupações do público-alvo durante essa fase do processo de compra.

Vale a pena lembrar que a jornada do cliente tem três estágios principais: topo, meio e fundo. 

Essas etapas servem para ilustrar diferentes necessidades do comprador que está naquele ponto específico de sua trajetória, em busca de uma solução para a sua necessidade

Nesse cenário, podemos considerar que:

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  • o topo do funil diz respeito a clientes que estão se conscientizando sobre um problema
  • o meio do funil reúne aqueles consumidores que estão considerando uma solução; 
  • no fundo do funil estão clientes que estão tomando uma decisão de compra.

Isso significa que o conteúdo do meio do funil oferece suporte à pesquisa e avaliação do comprador.

A jornada do cliente atual

Antes de avançarmos, é fundamental a compreensão de que toda essa lógica de pensamento surgiu diante de demandas atuais dos clientes, que estão mais exigentes, com acesso a mais informações.

Conforme a Hubspot, 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas de uma empresa com a qual consideram fazer negócio. 

Grande parte desse conteúdo é consumido por quem está no meio do funil e está em busca de mais conhecimento e ajuda para responder dúvidas frequentes.

Isso significa que é improvável que um comprador deixe de ser alguém que nunca ouviu falar em sua empresa para um comprador, no primeiro contato com o seu produto ou serviço. 

Criar um relacionamento, informar, mostrar relevância e autoridade, são fatores essenciais para direcionar um potencial comprador por esse percurso. 

Por outro lado, sem uma estratégia de conteúdo de meio de funil, seus leads podem perder rapidamente o interesse em sua marca e procurar por um concorrente.

Ao impedir que isso aconteça, e manter esse relacionamento próximo, o conteúdo de meio de funil se transforma em um importante recurso.

A importância dos diferentes tipos de conteúdo meio de funil

Para entender os tipos de conteúdo do meio de funil é interessante pensar um pouco na pessoa que vai recebê-lo. 

Acima, entendemos que esse usuário já está considerando soluções. Contudo, ele também tem outra característica importante: ele é um lead. 

Sim, geralmente, um usuário que está no meio do funil é um contato que se cadastrou em algum formulário disponibilizado pela empresa para receber informações mais aprofundadas.

Diante disso, temos um importante aliado aqui: a automação de marketing

Afinal, para você educar um lead é essencial que entenda e responda aos seus comportamentos, interesses e ao envolvimento que ele tem com a companhia e com seus materiais. 

Isso é totalmente individual, e quase impossível de acompanhar manualmente, logo, sistemas de automação de marketing vão te ajudar a executar os diferentes tipos de conteúdo de meio de funil. 

O recurso é vital para o bom retorno sobre investimento em ações como o envio de e-mail marketing segmentado e personalizado, por exemplo. 

Esse conjunto de elementos é obrigatório para atender à característica definidora do conteúdo do meio do funil: seu direcionamento para a nutrição de leads

Diante do que vimos até aqui, um conteúdo de meio de funil, independente do canal em que for publicado ou acessado, deve ser:

  • persuasivo;
  • educacional;
  • segmentado.

Exemplos de conteúdo meio de funil

Na lista de exemplos de conteúdo de meio de funil estão:

  • e-mail marketing personalizado e segmentado;
  • compartilhamento de depoimentos e estudos de caso;
  • entrevista com o cliente;
  • resultados alcançados;
  • webinars e vídeos educacionais;
  • comparativos e análises;
  • ferramentas e calculadoras interativas;
  • whitepaper;
  • perguntas frequentes (FAQ);
  • avaliações do produto;
  • páginas de serviço detalhadas e com excelentes descrições e mais.

Já o conteúdo que você usa para se comunicar com os compradores neste estágio deve estar em sintonia com suas necessidades específicas neste momento específico, gerar confiança e orientação.

Além disso, precisa estar conectado às demais fases da jornada do cliente e do plano de marketing, para garantir melhores resultados de conversão, nutrição e venda. 

Criar um funil de conteúdo que atenda às variadas demandas dos múltiplos estágios a caminho percorrido por seus consumidores, aumentará as suas chances de alcançar o alto desempenho e tornar seu relacionamento com os clientes mais forte e estável.

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