Como planejar o marketing de conteúdo? TOP 9 dicas!

Atrair, educar e fidelizar clientes. Confira como planejar o marketing de conteúdo em 9 passos e conquiste resultados como esses

Como planejar o marketing de conteúdo? 9 passos essenciais!

Saber como planejar o marketing de conteúdo consiste em, basicamente, criar uma estruturação que aborda todas as etapas dessa estratégia. Esse plano inicial é fundamental para que esse tipo de marketing traga os resultados esperados para sua empresa. 

Apenas para relembrarmos, marketing de conteúdo é uma técnica que tem por objetivo gerar tráfego orgânico para o site, blog e mídias sociais de uma companhia, a fim de atrair, educar e fidelizar clientes.

Para isso, são elaborados e entregues conteúdos que respondem os questionamentos do público-alvo, dão diretrizes, trazem novas informações, apresentam alternativas para solucionar suas dores, entre diversas outras abordagens que contribuem para resolver os problemas que têm.

Nesse cenário, alguns exemplos de marketing de conteúdo são artigos para blogs, e-books, infográficos, textos para mídias sociais, e outros.

Apenas com essa explicação inicial já dá para ter uma boa ideia do quanto precisa ser produzido e entregue para que esse tipo de marketing funcione, não é mesmo? Isso sem falar na frequência de postagem necessária para que as páginas consigam bons ranqueamentos em plataformas de pesquisa, especialmente o Google.

Sobre isso, vale destacarmos um levantamento feito pela Hubspot, desenvolvedora de software para inbound marketing, vendas e atendimento ao cliente, o qual revelou que o fluxo ideal de publicação para pequenos blogs é de 3 a 4 vezes por semana, e para grandes blogs de 4 a 5 vezes por semana, somado à difusão de notícias e atualização de postagens antigas.

Ou seja, realmente fica inviável fazer tudo isso sem saber como planejar o marketing de conteúdo da empresa, concorda? 

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, siga a leitura e confira o passo a passo de como fazer esse planejamento agora mesmo!

Como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa?

Para planejar o marketing de conteúdo da sua empresa, há nove passos fundamentais que precisam ser seguidos. São eles:

  1. Conheça os pilares do marketing de conteúdo 
  2. Entenda o que é funil marketing de conteúdo 
  3. Identifique o perfil do seu público-alvo
  4. Tenha metas e objetivos claros
  5. Defina os tipos de conteúdos que serão criados
  6. Estabeleça a maneira como os conteúdos serão distribuídos
  7. Utilize boas ferramentas de gestão de marketing de conteúdo
  8. Mensure os resultados alcançados
  9. Ajuste o que não gerou o retorno esperado

1. Conheça os pilares do marketing de conteúdo 

Para começar algo é preciso, primeiro, saber o que o alicerça, certo? Por isso, a estruturação do marketing de conteúdo do seu negócio deve começar pelo entendimento de quais são os pilares dessa estratégia.

Esse tipo de marketing é embasado sobre cinco estruturas principais, que são:

  • persona: representação semifictícia de como seria o cliente ideal da marca;
  • jornada do cliente: trajeto percorrido por uma pessoa (física ou jurídica) até se tornar efetivamente cliente da sua empresa;
  • entrega de conteúdo de valor: criação de materiais realmente relevantes e interessantes que agregam algo à jornada da persona;
  • divulgação certa: distribuição dos conteúdos criados alinhados ao objetivo que se pretende alcançar com o marketing de conteúdo;
  • acompanhamento dos resultados: mensuração dos resultados alcançados, a fim de manter o que está dando certo e ajustar o que não está adequado.

2. Entenda o que é funil marketing de conteúdo 

Outro princípio fundamental para entender como planejar o marketing de conteúdo é conhecer o seu funil.

O funil de marketing de conteúdo pode ser definido como uma ferramenta que ajuda a organizar os materiais produzidos de acordo com a etapa que o cliente está em sua jornada.

Ele é separado por:

  • conteúdos topo de funil (ToFu): visa educar os leitores para se tornarem clientes da empresa em um futuro breve. É composto por conteúdos mais generalizados, que respondem dúvidas iniciais;
  • conteúdos meio de funil (MoFu): aborda conteúdos mais pontuais e direcionados, pois tem por objetivo mostrar o negócio como uma das melhores soluções para o problema que precisa resolver;
  • conteúdos fundo de funil (BoFu): conteúdos aprofundados e pontuais sobre as soluções da marca, que direcionam o potencial cliente para sua tomada de decisão de compra. 

3. Identifique o perfil do seu público-alvo

O terceiro passo de como planejar o marketing de conteúdo consiste em identificar o perfil do seu público-alvo. O objetivo aqui é descobrir exatamente o que essas pessoas buscam para entregar conteúdos alinhados às suas necessidades.

Para descobrir isso, o ideal é construir uma persona que, como dissemos, é uma representação semifictícia do cliente perfeito para sua empresa.

A persona é elaborada a partir de dados reais do público-alvo, tais como idade, gênero, comportamento, motivações, objetivos e outros. Uma vez feita essa identificação, todo o marketing de conteúdo deve ser construído especialmente para essa persona, usando linguagem e formatos de materiais que interessam a ela e chamem sua atenção.

Por exemplo, uma empresa que comercializa roupas de bebês pode ter como persona: mulher de 35 anos, classe média, mãe do primeiro filho, que tem dúvidas sobre como cuidar corretamente do bebê e para mantê-lo confortável e com saúde.

4. Tenha metas e objetivos claros

Por quais motivos você está investindo em marketing de conteúdo? Gerar mais leads, aumentar a presença da sua marca web, se tornar uma autoridade no nicho de atuação? Não importa o motivo, desde que ele seja claro e tenha metas possíveis de serem alcançadas.

Dessa forma, fica mais fácil definir os passos seguintes e chegar aonde pretende com essa estratégia. 

5. Defina os tipos de conteúdos que serão criados

Com os passos anteriores concluídos, o próximo degrau de como planejar o marketing de conteúdo é definir os tipos de materiais que serão criados e entregues. 

Alguns bons exemplos são:

  • blog posts;
  • e-books;
  • infográficos;
  • postagens em redes sociais;
  • newsletters;
  • webinars;
  • vídeos;
  • podcasts.

Lembre-se que é fundamental alinhar esses conteúdos à persona e à etapa do funil de marketing de conteúdo que ela está. Do contrário, não terá a adesão e o engajamento esperado do seu público-alvo.

6. Estabeleça a maneira como os conteúdos serão distribuídos

O passo seguinte dessa jornada consiste em definir a maneira como os conteúdos serão distribuídos. No caso, estamos nos referindo à frequência com que isso será feito

Neste ponto vale relembrarmos que o fluxo de distribuição é tão importante quanto o conteúdo em si. 

Isso acontece porque um dos critérios considerados por plataformas de pesquisa, como o Google, para ranquear os conteúdos é justamente a periodicidade e a regularidade com que um site, blog, rede social ou canal de vídeo publica.

Para essas ferramentas, quanto mais publicações (otimizadas em SEO, claro), mais relevantes as páginas são e, por isso, merecem ser indicadas para o público.

7. Utilize boas ferramentas de gestão de marketing de conteúdo

São várias as ferramentas de gestão de marketing de conteúdo que você pode usar no seu planejamento. A ideia é elas ajudarem na sua programação e evitar que algum processo importante deixe de ser feito.

Assim, alguns bons exemplo de soluções para essa atividade são:

  • Trello: ferramenta visual de organização de projetos;
  • Canva: plataforma online para criação de comunicação visual;
  • Slack: aplicativo empresarial de troca de mensagens instantânea;
  • Google Analytics: solução de monitoramento de resultados de marketing digital;
  • SemRush: ferramenta de SEO para identificação de palavras-chave, relevância de temas e mais. 

8. Mensure os resultados alcançados

Todos os passos foram colocados em prática? Ótimo! Agora, você precisa saber se eles estão dando certo, não é mesmo? 

Para isso, você deve mensurar o resultado da sua estratégia de marketing de conteúdo, o que pode ser feito com o uso de KPIs, que são indicadores-chave de performance. 

Alguns exemplos dos que podem ser usados nesse caso são:

  • visibilidade orgânica;
  • número de visitas nas páginas;
  • tempo médio de visita no site;
  • número de conversões;
  • taxa de rejeição.

9. Ajuste o que não gerou o retorno esperado

Chegamos ao último passo de como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa, que é ajustar o que não gerou o retorno esperado. 

Isto é, se após mensurar os resultados, percebeu que eles estão abaixo das suas expectativas, é preciso identificar os pontos de falhas e ajustá-los quanto antes.

Pode ser que algo não esteja devidamente alinhado ao perfil da persona, que os conteúdos não foram corretamente otimizados para SEO, entre outros pontos relacionados.

Seja quais forem, quanto antes resolver esses problemas, mais cedo conseguirá ver os primeiros resultados com sua estratégia de marketing de conteúdo.

Gostou dessas dicas? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira outros artigos tão interessantes quanto este!