Quando você realiza um investimento, espera receber algo em troca. Caso contrário, não estaremos falando de investimento, mas de gasto. Com isso em mente, você sabe se os investimentos que você anda fazendo em marketing estão gerando retorno? Para responder a essa pergunta é necessário aprender como medir ROI em social media.
Afinal, com bilhões de usuários ativos em diversas plataformas, o potencial de alcance e engajamento nas redes sociais é imenso. No entanto, será que você está conseguindo alcançar clientes e convertê-los?
Ou, ainda, o quanto sua marca está ganhando em reputação?
Aprender como medir o retorno sobre o investimento (ROI) vai te ajudar a responder a essas e outras perguntas.
O que é ROI?
ROI, ou Return on Investment (Retorno sobre Investimento), é uma métrica financeira utilizada para avaliar a eficiência de um investimento. Em termos simples, o ROI mede o ganho ou perda gerado em relação ao montante investido. No contexto do marketing digital, o ROI ajuda a determinar se os recursos alocados em campanhas estão gerando resultados positivos para o negócio.
A fórmula básica para calcular o ROI é:
ROI = (Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento
O resultado é geralmente expresso em porcentagem. Por exemplo, um ROI de 20% significa que, para cada real investido, a empresa obteve um retorno de R$ 1,20, ou seja, um ganho líquido de R$ 0,20.
Entendido o que é ROI seguimos para sua análise e dicas de como medi-lo.
Como medir ROI em social media?
Medir o ROI em social media pode ser mais complexo do que em outros canais de marketing, devido à natureza diversificada das interações e à variedade de objetivos que uma campanha pode ter.
No entanto, com a abordagem correta, é possível obter uma visão clara do retorno gerado por seus esforços nas redes sociais.
A seguir, compartilhamos algumas dicas de como medir ROI em social media e, acredite, elas vão muito além de saber a fórmula matemática.
1. Defina objetivos claros
Antes de falarmos em média de ROI para redes sociais, é crucial estabelecer objetivos específicos para suas ações em social media, para, só então, calcular seus resultados.
Neste cenário, alguns dos objetivos mais comuns de campanhas de social media são:
- Aumento de vendas online
- Geração de leads
- Aumento de tráfego para o site
- Melhoria na conscientização da marca
- Aumento no engajamento dos seguidores
Cada objetivo tem suas métricas específicas associadas, que ajudarão a determinar o sucesso da campanha.
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2. Identifique os custos envolvidos
Para calcular o retorno de um investimento é preciso ter em mãos o montante investido.
Afinal, quanto você “gastou” para implementar suas ações de social media?
Neste momento, considere os custos associados às suas atividades, incluindo:
- custos de produção de conteúdo (design, redação, vídeo);
- investimentos em anúncios pagos;
- ferramentas de gerenciamento e análise de redes sociais;
- custos de pessoal (equipe interna ou agência);
- custos indiretos (como equipamentos e software).
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3. Determine o valor das conversões
Se você voltar à fórmula de como medir ROI em social media, que citamos acima (ROI = (Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento), verá que além do custo de investimento, existe outra variável: o ganho de investimento.
Logo, é preciso calcular o valor monetário das conversões, que vão depender dos seus objetivos. Por exemplo:
- Para vendas online, o valor é direto (receita gerada)
- Para leads, calcule o valor médio de um cliente ao longo do tempo
- Para métricas de engajamento, você pode estimar o valor com base em benchmarks da indústria
4. Utilize ferramentas de análise
Plataformas como Google Analytics, Facebook Insights e outras ferramentas ajudam a rastrear conversões e atribuir valor às ações nas redes sociais.
Logo, é preciso acessar um desses sistemas e configurar metas e eventos de conversão para uma medição precisa dos resultados.
5. Calcule o ROI
Agora, sim, com todos os dados em mãos, aplique a fórmula do ROI:
ROI de Social Media = (Valor Gerado pelas Redes Sociais – Custo Total) / Custo Total
6. Analise além dos números
Lembre-se que nem todos os benefícios das redes sociais são facilmente quantificáveis. Fatores como aumento na lealdade do cliente, melhoria na percepção da marca e insights do consumidor também são valiosos, mesmo que não entrem diretamente no cálculo do ROI.
Melhores práticas para otimizar o ROI nas redes sociais
Como você deve imaginar, quanto maior o ROI, melhor para a sua empresa. Afinal, um ROI alto indica retornos altos para os investimentos.
Em outras palavras, ele mostra que seus investimentos em marketing foram capazes de trazer excelentes retornos.
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Com isso em mente, além de aprender como medir roi em social media, é necessário dominar as técnicas de como maximizar o retorno sobre o investimento em social media.
Segmentação precisa
Utilize as ferramentas de segmentação oferecidas pelas plataformas para atingir o público mais relevante para sua marca. Quanto mais específico for seu targeting, melhor será o ROI.
Além disso, durante a execução das suas campanhas, como anúncios no Google Ads, Meta Ads e outras ferramentas, dê atenção especial à etapa de segmentação e definição de público.
Conteúdo de qualidade
Invista na criação de conteúdo relevante e envolvente, capaz de gerar mais engajamento e conversões, melhorando o ROI.
Teste A/B
Realize testes constantes em suas campanhas, experimentando diferentes formatos, mensagens e imagens para identificar o que gera melhores resultados.
Otimização para dispositivos móveis
Entre as estratégias para aumentar o ROI da marca, está a otimização das suas campanhas, sejam com foco orgânico ou pago, para a visualização em smartphones e tablets.
Com a maioria dos usuários acessando redes sociais via smartphones, é vital que as suas campanhas e landing pages sejam otimizadas para mobile.
Retargeting
Utilize estratégias de retargeting para alcançar usuários que já demonstraram interesse em sua marca, aumentando as chances de conversão.
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Seguindo nossas dicas, você vai dominar como medir o ROI em social media e ainda iniciar um trabalho de melhoria dos indicadores coletados.
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