Como funciona o Google Ads? Entenda os termos e a estrutura

Entenda como funciona o Google Ads, o significado de impressão e dos termos CPA, CPC e CTR e os detalhes da estrutura de uma campanha.

Como funciona o Google Ads? Entenda as principais métricas

Responda rápido: qual a primeira coisa que você faz quando quer comprar algum produto ou serviço? Provavelmente, sua resposta é pesquisar no Google, certo? Com você, estão outros 3,5 bilhões de pessoas que usam o buscador todos os dias. As empresas estão de olho nesse potencial e, por isso, focam em aprender como funciona o Google Ads

O Google Ads (antigo Google Adwords) é a plataforma de publicidade do Google, que ajuda a posicionar as ofertas de negócio em destaque no ecossistema de pesquisa por meio de anúncios para atrair mais leads, fechar mais vendas ou gerar reconhecimento de marcas.

Segundo o site Statista, em 2022, a receita anual alcançada pelo Google ultrapassou os 224 bilhões de dólares. A maior parcela desse montante vem da publicidade na ferramenta de pesquisa.

O número expressivo não surpreende, afinal, o site é líder do mercado de pesquisa online e móvel em todo o mundo. Em janeiro de 2023, o Google foi responsável por mais de 84% do tráfego global de buscas via desktop.

Se a sua empresa está de olho nessa oportunidade de investimento para potencializar as ações de marketing do negócio, continue a leitura do artigo e aprenda os principais detalhes sobre o funcionamento do Google Ads.

Boa leitura!

Como funciona o Ads no Google?

A plataforma do Google Ads permite a configuração de anúncios segmentados para perfis de público-alvo específicos (idade, local e idioma), em dias, horários e frequência pré-determinados e no posicionamento e nos dispositivos desejados, baseando-se principalmente na escolha de palavras-chave. O objetivo é se destacar na página de resultados de buscas.

Porém, é importante ressaltar que esse destaque é para o público de interesse da empresa dentro do seu mercado. Ou seja, para uma audiência qualificada.

Por exemplo, uma marca de tênis esportivo, especializada em produtos para atletas corredores, pode anunciar seu produto diretamente para as pessoas interessadas em ‘tênis de corrida profissional’. 

Caso deseje direcionar a campanha para um gênero, pode refinar a segmentação usando a palavra-chave ‘tênis de corrida profissional masculino’. Os anúncios são posicionados em diferentes formatos, como:

  • Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de busca;
  • Display: anúncios gráficos em sites;
  • Vídeo: anúncios em vídeo no YouTube;
  • Shopping: mostra informações detalhadas de produtos no topo da página de resultados do Google;
  • App: promoção do seu aplicativo em vários canais, incluindo a Play Store.

Pelo painel da campanha no Google Ads, o anunciante acompanha o desempenho do anúncio, quanto está pagando por clique, o alcance e poder ajustar as configurações, pausar e reiniciar os tipos de campanha criados.

No vídeo abaixo (em inglês), dá para conferir como funciona o Google Ads depois da última atualização no design do painel da plataforma:

Google Ads Tutorials: Meet the new Ads design

O que é CPA, CPC e CTR no Google Ads?

As siglas CPA, CPC e CTR significam:

CPA (Custo por Aquisição/Ação)

É o valor médio cobrado por uma conversão do seu anúncio. A média é calculada dividindo o custo total das conversões pelo número total de conversões obtidas. 

Por exemplo, se o anúncio gerar três conversões, uma de R$ 3, uma de R$ 1 e outra de R$ 5, o CPA médio dessas conversões será de R$ 3.

CPC (Custo por Clique)

É o valor pago a cada clique nos anúncios em campanhas configuradas com essa opção de lance. O Google Ads permite definir um lance máximo de CPC a pagar (“CPC máx.”) para controlar os custos, mas também é possível escolher as opções de CPC otimizado ou ajustar manualmente conforme o desempenho da campanha. 

CTR (Taxa de cliques)

É a frequência com que as pessoas visualizam o anúncio e clicam nele. A CTR possibilita avaliar o desempenho das palavras-chave, anúncios e listagens gratuitas.

O cálculo da CTR é feito dividindo o número de cliques recebidos do anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se um anúncio recebesse 6 cliques e registrasse 150 impressões, sua CTR seria de 6%.

O que são impressões no Google Ads?

O número de impressões no Google Ads significa a frequência com que um anúncio é exibido. Uma impressão é registrada quando o anúncio é exibido na página de resultados ou em outros canais selecionados.

Para acompanhar as impressões, procure a abreviação “Impr.” na conta para acompanhar o número de impressões do seu anúncio.

Qual a estrutura básica de uma campanha de Google Ads?

Para o investimento ser bem-sucedido, é importante entender a estrutura de campanha do Google Ads para saber por onde começar. Veja o passo a passo:

1. Objetivo

Toda campanha precisa ter um objetivo e, no Google Ads, é possível escolher entre as seguintes finalidades para uma campanha:

  • captura de leads;
  • geração de tráfego para o site;
  • alcance e reconhecimento de marca; 
  • consideração de produto; 
  • marca ou visitas a lojas locais e promoções.

Conforme o objetivo selecionado, a plataforma apresenta opções de configuração específicas para a campanha.

2. Tipo de campanha

O próximo passo é a definição do tipo de campanha (YouTube, display, pesquisa, shopping). Após a seleção do objetivo, o Google Ads mostra sugestões de local nos quais o anúncio pode aparecer e ainda uma pré-visualização de como ele aparecerá para o usuário. 

Um ponto importante sobre como funciona o Google Ads é que para alcançar o melhor resultado, o ideal é ter metas de marketing claras, uma estratégia de marca bem definida e tempo que para investir nas campanhas.

3. Orçamento

O orçamento é outra parte-chave da estrutura de campanha do Google Ads. O usuário pode definir uma média de orçamento diária para controlar os custos com os lances de anúncio. A vantagem é que esse valor pode ser alterado para otimizar os resultados.

4. Opção de lance

A plataforma do Google Ads recomenda uma opção de lance, conforme o objetivo da campanha. Geralmente, a recomendação padrão de foco dos lances é em “conversão”.

Porém, é possível utilizar uma estratégia de lances automática, como custo por aquisição (CPA) desejado ou retorno do investimento em publicidade (ROAS) desejado.

5. Informações extra

Campanhas de pesquisa ou vídeo, por exemplo, permitem incluir informações extra sobre o que está sendo anunciado, como link para site, número de telefone, rotas, etc. Esses dados dão mais informações para as pessoas e incentivam o clique no anúncio.

6. Segmentação

A segmentação é outra parte fundamental da estrutura da campanha por ser o que define o alcance dos anúncios. Dessa forma, as marcas conseguem atrair clientes específicos com interesse no que a empresa oferece.

7. Conversão

Depois que a campanha entra no ar, acompanhar as conversões ajuda a monitorar se as ações que os clientes estão realizando estão dentro do esperado. Assim, é possível fazer ajustes na segmentação e orçamento para melhorar os resultados do investimento.

Leia também >>> Como anunciar no Google Ads: tutorial para iniciantes [2023]

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