Como fazer storytelling? Confira nosso passo a passo!

Veja neste nosso guia um passo a passo de como fazer storytelling, com tudo aquilo que você precisa, além de exemplos para você se inspirar.

Aprenda como fazer storytelling seguindo nosso passo a passo!

Aprender como fazer storytelling é manter viva a prática milenar de contar histórias. Histórias essas que têm grande poder de inspirar e gerar fortes emoções em quem as ouve. 

O storytelling tem um imenso poder sobre a forma como as histórias serão recebidas. É a partir de uma boa estrutura de storytelling que uma história envolve sua audiência.

Esse poder do storytelling vai além do cinema ou mesmo dos livros. Ele segue até mesmo para o marketing, com diversos exemplos de empresas que fizeram campanhas marcantes, que são lembradas por décadas.

A capacidade de envolver e criar conexões por meio de histórias é primordial na comunicação. Seja qual for o objetivo que você tem ao aprender como fazer storytelling, tenha em mente que, antes de mais nada, a sua mensagem é o ponto principal que precisa ser compreendido por sua audiência.

Aqui neste nosso artigo, você aprenderá como fazer storytelling, desde o conceito básico do que ele é até os melhores exemplos de uso da técnica. Para isso, dividimos este texto da seguinte forma:

  • O que é storytelling
  • Passo a passo de como fazer storytelling
  • Exemplos de storytelling

Portanto, sem mais delongas, siga com a gente para aprender tudo o que você precisa saber sobre como fazer storytelling.

O que é storytelling

Storytelling nada mais é que a arte de contar histórias. Ou seja, saber como contar histórias da melhor forma possível, para que sejam cativantes, marcantes ou qualquer que seja o seu objetivo com ela. O principal aqui, é saber como contar e envolver sua audiência. Para isso, existem diversas técnicas.

As principais técnicas envolvem trabalhar a estrutura de storytelling, de modo que você consiga atingir seus objetivos com a história que deseja contar. No próximo tópico, onde você vai aprender como fazer storytelling, você poderá entender melhor este processo.

Passo a passo de como fazer storytelling

Separamos os pontos mais importantes em um passo a passo de como fazer storytelling para que você tenha uma ideia clara do que será preciso, do início ao fim do seu processo de criação.

A nossa ideia com a elaboração dessas dicas de criação de storytelling, é que elas sirvam de maneira geral, não importando se você tem foco em usar na publicidade, em um livro, filme ou curta. Portanto, podemos definir os seguintes passos de como fazer storytelling:

  1. Defina o seu objetivo
  2. Conheça o seu público-alvo
  3. Defina a estrutura do storytelling
  4. Utilize a emoção a seu favor
  5. Conclua com uma chamada para a ação

Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

1. Defina o seu objetivo

O primeiro passo quando se conta uma história é definir qual o seu objetivo com a história que pretende contar. O que você deseja com a mensagem que você quer passar?

É a partir do objetivo que você vai planejar toda a sua história. O seu objetivo é inspirar? Informar? Ou quem sabe, persuadir?

Seja qual for o seu objetivo com a sua história, mantenha-o sempre em mente.

2. Conheça o seu público-alvo

Com o objetivo em mente, é hora de definir a quem a sua história será destinada. Quem é o seu público-alvo?

É preciso conhecer bem o seu público-alvo, para que você possa escolher a forma como sua mensagem vai ser passada. Como por exemplo, o tipo de linguagem a se utilizar, ou o canal escolhido para a divulgação da história.

3. Defina a estrutura do storytelling

A estrutura do storytelling é um dos pontos de maior importância. É aqui que diversas técnicas ficaram famosas e fazem sucesso até hoje.

Entre as estruturas de storytelling mais famosas estão:

  • jornada do herói: a técnica mais conhecida, aquela em que um personagem sequer queria fazer algo mas acaba convencido, passa por desafios, provações e por fim se torna o herói de todos (quantos filmes você já viu assim, hein?!);
  • viagem, missão ou aventura: aquela em que um personagem decide ir de um ponto A até B, ou mesmo ir a um ponto indefinido. Em sua viagem, muitas coisas acontecem e no final ele é uma versão melhor daquela que foi anteriormente;
  • volta por cima: esse é aquele tipo de história em que tudo de ruim acontece com o personagem. Ele começa a história em seu pior momento. Mas ele dá a volta por cima.

4. Utilize a emoção a seu favor

Uma boa história sempre mexe com nossas emoções. Seja lá qual for. Há histórias de compaixão, empatia e até mesmo de terror.

Seja lá qual for a sua escolha, lembre-se sempre do seu objetivo e o que você quer despertar em seu público.

5. Conclua com uma chamada para a ação

Essa é uma técnica especialmente importante para criações voltadas para o marketing. Fazer uma chamada para a ação ao final da sua história significa chamar o seu público a realizar algo.

É uma boa forma de encerrar a história trazendo o público para dentro daquilo que foi proposto ali.

Exemplos de storytelling

Separamos três exemplos de storytelling famosos que você poderá se lembrar e identificar o uso de técnicas de storytelling. São eles:

  • [Livro] O Código Da Vinci: o famoso best-seller de Dan Brown é um ótimo exemplo de uso de storytelling ao estilo jornada do herói. Um personagem comum, que se vê atraído a solucionar diversas questões, passar por desafios, provações e ao final sair vencedor.
  • [Comercial] Johnnie Walker – O homem que andou pelo mundo: um dos comerciais mais icônicos da famosa marca de Whisky. Nele você acompanha a história de superação e ascensão do fundador que dá nome a marca.
  • [Filme] O Rei Leão: neste clássico da Disney, nosso leãozinho predileto passa por todos os estágios clássicos de um personagem dentro da técnica da jornada do herói.

Pronto para começar a escrever suas histórias?

Agora que você aprendeu como fazer storytelling e tudo o que há de mais importante na hora de escrever uma boa história, é hora de colocar tudo em prática.

Uma boa dica é começar com histórias simples, e só depois ir adicionando elementos que ajudem na força do seu storytelling.

Como você viu aqui, com tudo bem planejado e uma boa estrutura de storytelling, sua história terá tudo para ser um sucesso.