Como fazer SEO em sites, blogs, YouTube e TikTok?

Aprenda como fazer SEO em diferentes canais, como sites, blogs, YouTube e TikTok e ganhar relevância com conteúdo de marca no meio digital.

Como fazer SEO: dicas para YouTube, sites, blog e TikTok

Quando o assunto é conteúdo digital, as técnicas de otimização podem ir além dos meios tradicionais, como site e blog. Aprender como fazer SEO em diferentes canais vai potencializar o alcance da sua marca, ajudando a ganhar visibilidade e reconhecimento.

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas para quatro mídias populares, com usuários engajados e com as quais é possível obter bons resultados. 

Continue a leitura e aprenda técnicas para fazer SEO no YouTube, sites, blog e TikTok. 

Como fazer SEO de sites e blogs?

A otimização deve ser prioridade em uma estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, ter materiais de valor, com informações de qualidade para o público-alvo, sem pensar nas técnicas para que ele seja encontrado, atrasa os resultados.

Por isso, reunimos nesta primeira parte do artigo dicas para os canais tradicionais, como sites e blogs. Confira!

SEO de sites

Criar um site é uma decisão estratégica para sua empresa construir uma presença digital. Além disso, com as técnicas de SEO, o canal gera tráfego qualificado, ou seja, atrai pessoas interessadas nos serviços ou produtos oferecidos.

Imagine que uma pessoa abre o navegador com foco total na busca pela solução que precisa. Dessa forma, um site com layout bem desenhado, textos claros e objetivos e chamadas para ação estratégicas, têm mais chances de captar a ação do usuário.

Para 89% dos profissionais de marketing, suas estratégias digitais são bem-sucedidas graças aos benefícios do SEO, segundo dados reunidos pela WebFX.

Confira as dicas de como fazer SEO de sites e otimizar as principais páginas para responder à intenção de busca dos usuários:

Otimize páginas estratégicas do site

Use o Google Search Console e pesquise no menu ‘Performance’ a posição em que as páginas principais são classificadas nos resultados de busca. 

Avalie a classificação da home, páginas de serviços, planos/preços, quem somos, contato, entre outras, e otimize os seguintes pontos:

  • avalie se a página responde à intenção de busca do usuário;
  • revise o conteúdo e altere a posição dos tópicos para facilitar a leitura e destacar informações importantes;
  • inclua vídeos ou imagens interativas (ex: GIFs) para explicar de forma didática o conteúdo;
  • coloque links internos entre as principais páginas do site;
  • priorize textos curtos e objetivos, focando em chamadas para ação para que o usuário execute o ato desejado (ex: entrar em contato).

Trabalhe palavras-chave menos concorridas 

As principais palavras-chave do seu nicho de mercado são altamente concorridas, certo? Então, faça um estudo de termos menos concorridos, mas ainda assim relevantes para incluir nos textos das páginas.

As palavras-chave que respondem a perguntas, como ‘o que é’, ‘como funciona’, ‘por que (investir, fazer)’ são estratégicas para a otimização porque ajudarão o usuário a entender a proposta da sua empresa.

Leia mais >>> Tipos de palavra-chave do Google Ads e quando usar cada um?

Crie um site responsivo

As estatísticas reforçam as vantagens de ter um site responsivo: 92,3% dos usuários acessam a internet pelo celular e mais de 55% do tráfego dos sites vem de dispositivos móveis, segundo dados do Exploding Topics.

O Google é um dos buscadores que recomenda essa adaptação por priorizar a versão mobile do conteúdo dos sites para fazer a indexação e classificação. 

Essa adaptação garante uma boa experiência para o usuário, o que é fundamental para fazer um bom SEO.

SEO de blogs

Na área do blog, sua empresa pode criar um funil de conteúdo, planejando a produção de artigos que vão guiar o usuário desde a descoberta da marca até a decisão de compra. Para fazer o SEO com sucesso, siga as dicas para otimização de blog a seguir: 

Priorize o link building

As técnicas de link building são importantes para fazer SEO de um blog e realmente alcançar bons resultados. O ponto de partida é o planejamento de conteúdo, pois é fundamental escolher palavras-chave de forma que um post possa ser linkado ao outro.

Dessa forma, você aumenta o tempo do visitante no site, destacando outras páginas relevantes e com autoridade dentro do site. 

Os links externos que vêm de parceiros podem ser obtidos via trocas de guest post e realização de estudos e pesquisas exclusivas, que podem ser referenciados por sites qualificados.

Escreva featured snippets

Os featured snippets são um recurso do Google que destaca o trecho de um conteúdo que responde à pesquisa realizada pelo usuário no topo da página, antes dos resultados orgânicos, ou seja, na posição zero.

Ao escolher uma palavra-chave, pense na estrutura do texto para conseguir identificar oportunidades de ranquear snippets relacionados à palavra principal e as secundárias.

Leia também: Como planejar o marketing de conteúdo? TOP 9 dicas!

Pesquise antes de escrever

Um detalhe estratégico para fazer SEO de blog com sucesso é pesquisar os resultados atuais para a palavra-chave que vai ser trabalhada. O objetivo é avaliar como o assunto já foi trabalhado em outros blogs e, assim, criar uma proposta nova no artigo que vai ser produzido.

Observe principalmente os sites de concorrentes e analise o que faltou na abordagem do tema, o que pode ser incluído e como explicar o tema de uma forma ainda mais fácil.

Como fazer SEO no YouTube e TikTok?

Saindo dos canais tradicionais, vamos focar em duas redes sociais: YouTube e TikTok. A primeira reúne 2,7 bilhões de usuários ativos por mês e a segunda 500 milhões de usuários. Uma audiência que não pode ser ignorada.

SEO para YouTube

Para destacar o conteúdo dentro da plataforma do YouTube, sigas as seguintes dicas para fazer SEO:

  • use a palavra-chave principal no título do vídeo;
  • crie uma descrição para o vídeo, resumindo o conteúdo e usando as palavras-chave principal e relacionadas;
  • escolha a categoria correta para o vídeo ao fazer o upload na plataforma;
  • faça uma imagem personalizada para a thumbnail do vídeo para atrair mais cliques;
  • inclua uma tela final para fazer indicações de vídeos relacionados;
  • coloque tags para marcar os assuntos que o vídeo vai abordar;
  • tenha uma chamada para ação ao final de cada vídeo (inclua também na descrição). 

Leia também >>> Dicas de conteúdo para redes sociais: 3 fases do funil de vendas

SEO para TikTok

As interações geradas, o tipo e o valor do conteúdo do vídeo e as configurações de língua e local definidas pelo usuário são fatores que o algoritmo do TikTok analisa. As dicas para fazer SEO e chamar a atenção de audiência na plataforma são:

  • analise os conteúdos em alta para identificar oportunidades de criar conteúdo de marca utilizando as tendências do momento;
  • inclua texto na tela para melhorar a acessibilidade do conteúdo e facilitar a leitura do algoritmo;
  • marque os vídeos com hashtags para que os usuários encontrem organicamente o conteúdo;
  • use palavras-chave relevantes no títulos dos vídeos e nas legendas;
  • crie conteúdos úteis para serem favoritados e compartilhados via TikTok, pois as interações são valorizadas pelo algoritmo e ajudam a aumentar a visibilidade do perfil.

Conteúdo otimizado é rei!

Um bom conteúdo é o ponto de partida para conquistar resultados unindo SEO e marketing de conteúdo. Aproveite as dicas acima para alinhar os pontos básicos das estratégicas e avance nas otimizações para melhorar cada vez mais seus resultados.

Se precisar de auxílio nessa missão, visite o site da a/b lab, conheça nossos serviços e o como nosso time de especialistas trabalha para aprimorar a comunicação digital e a performance de marcas na internet.