Como fazer link building? 9 passos principais!

Veja como fazer link building, quais as melhores técnicas e os resultados que essa prática de SEO pode trazer para suas páginas web.

Como fazer link building? As 9 melhores técnicas!

Aprender como fazer link building pode mudar o posicionamento das páginas do site nas plataformas de busca web. Isso porque essa é uma prática de SEO que tem por objetivo aumentar a autoridade dos seus conteúdos, deixando-os mais interessantes de serem sugeridos aos usuários pelas plataformas de pesquisa.

Esse é um dos critérios que sites como o Google utilizam para avaliar se um artigo é mesmo relevante. 

Neste caso, os robôs de busca entendem que, quando há links internos e externos em um texto, ele tem muito mais credibilidade. Por esse motivo, vale a pena indicá-lo para quem procura o tema abordado.

Ao adotar essa prática, é possível obter vantagens como melhor ranqueamento, ganho de relevância e popularidade na web, e mais tráfego orgânico (que é aquele que não é pago para ser divulgado).

Porém, para chegar a resultados como esses, é preciso adotar boas técnicas de link building. Quais seriam? Siga a leitura e confira as nove mais indicadas!

Afinal, como fazer link building?

Para implementar uma boa prática do link building no site da sua empresa, as melhores dicas que você pode seguir são:

  1. defina o objetivo da sua estratégia;
  2. analise seus concorrentes
  3. crie conteúdos relevantes para receber os links;
  4. procure bons parceiros;
  5. use fontes seguras de referência;
  6. adote diferentes técnicas de link building;
  7. encontre menções que estejam sem links;
  8. redirecione links quebrados;
  9. use boas ferramentas para encontrar oportunidades de links.

1. Defina o objetivo da sua estratégia

É possível utilizar essa estratégia por diversos motivos, tais como:

  • construir bons relacionamentos comerciais;
  • aumentar o tráfego orgânico do seu site;
  • reduzir custos com tráfego pago;
  • conquistar mais autoridade para a sua marca.

A definição do objetivo é importante porque é ela que norteará os próximos passos de como fazer link building, visto que cada finalidades distintas podem ter abordagens diferentes.

2. Analise seus concorrentes

Veja quais links seus concorrentes estão utilizando. A ideia não é copiar, mas, sim, se inspirar, pois eles podem estar usando linkagens de fontes que também podem ser interessantes para os seus conteúdos.

3. Crie conteúdos relevantes para receber os links

A base para uma boa prática do link building é ter conteúdos relevantes para o público-alvo. Por isso, é fundamental criar artigos que ajudem a responder às principais dúvidas dos leitores, não se esquecendo de otimizá-los com as palavras-chave certas, em locais estratégicos do texto. 

4. Procure bons parceiros

Outro passo importante de como fazer link building é procurar bons parceiros. Afinal, sites como o Google só consideram essa estratégia para ranqueamento se os links utilizados forem de fontes seguras, confiáveis, verdadeiras e que também estão bem posicionados nas pesquisas.

5. Use fontes seguras de referência

E por falar em fontes seguras, se não fechar parceria com outros sites, você pode usar links de plataformas conhecidas para sua implementar a prática de link building nas suas páginas web.

Alguns bons exemplos são portais de notícias, plataformas oficiais de pesquisas, sites governamentais e de instituições de ensino, entre outros semelhantes.

6. Adote diferentes técnicas de link building

Existem várias técnicas de link building. A mais conhecida e usada é a inclusão de links externos em artigos para posts. Porém, também é possível:

  • criar outros materiais de marketing digital para fazer linkagens, como infográficos, questionários e outras peças interativas;
  • usar links internos, ou seja, extraídos das suas próprias páginas;
  • escrever para outros sites, prática que é chamada de guest post.

7. Encontre menções que estejam sem links

Se alguns dos seus conteúdos têm menções interessantes, como nome de empresas relevantes para o seu nicho, mas estão sem links, faça uma revisão para inseri-los.

O Google também considera esse tipo de técnica, desde que o endereço web esteja devidamente posicionado sobre a palavra-chave em questão.

8. Redirecione links quebrados

Aproveite essa revisão para verificar links quebrados, a exemplo daqueles que foram tirados do ar com o passar do tempo, ou que tiveram a URL modificada.

Não fazer esse ajuste afeta negativamente a experiência do leitor, que clicará em um conteúdo que não existe mais; assim como na autoridade e credibilidade dos seus conteúdos aos olhos dos robôs de busca.

9. Use boas ferramentas para encontrar oportunidades de links

E último passo de como fazer link building é usar boas ferramentas para pesquisar oportunidades dentro dessas estratégias.

Algumas boas opções são:

Como analisar sites para link building?

Para analisar sites para link building, há alguns critérios que precisam ser considerados. São eles:

  • relevância do site e dos conteúdos postados;
  • autoridade na web;
  • qualidade e quantidade dos links presentes nos conteúdos já postados.

As ferramentas que acabamos de listar são essenciais para essa análise, pois ajudam a reduzir o tempo de busca e a fazer uma verificação mais minuciosa.

Na hora de escolher os links, não deixe de verificar também se os que pretende usar tem relação com o ramo de atuação da sua empresa, se agregam algum valor para o seu público-alvo e, o principal, se não fazem menção a concorrentes.

Gostou de aprender a como fazer link building? Que tal outras dicas de SEO tão importantes quanto essas? Então, aproveite que está aqui e confira os outros artigos do blog da a/b lab que falam sobre esse tema, tais como: