Como criar uma loja no Instagram e vender muito: passo a passo

 Aprenda como criar uma loja no Instagram. Siga nosso passo a passo de como configurar e divulgar sua loja e veja dicas para vender muito!

Como criar uma loja no Instagram e ter sucesso com o negócio?

Aprender como criar uma loja no Instagram é o primeiro passo para você começar a vender os seus produtos ou serviços dentro da plataforma.

Encontrar consumidores significa estar presente onde eles estão, mas isso não significa mais alugar uma loja em algum ponto movimentado da cidade. Agora, você pode se fazer presente de outras formas, nas redes sociais.

Um dos melhores lugares para se fazer presente nas redes sociais atualmente, é dentro do Instagram. A terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros em 2023, perdendo apenas para o Whatsapp e o Youtube.

Graças a Meta, atualmente é possível criar uma loja no Instagram com diversos recursos que vão facilitar muito a sua vida. E é sobre como criar uma loja no Instagram que iremos te ensinar hoje aqui neste texto.

Você verá aqui neste conteúdo os seguintes tópicos:

  • Como criar uma loja no Instagram?
  • Como configurar uma loja no Instagram?
  • Como divulgar uma loja no Instagram
  • Dicas para loja virtual no Instagram

Agora, sem mais delongas, siga com a gente para aprender como criar uma loja no Instagram e começar a vender seus produtos e serviços.

Como criar uma loja no Instagram?

Para criar a sua loja no Instagram é preciso, primeiramente, que você cadastre uma conta profissional. 

Para isso será preciso utilizar uma conta pessoal e: 

  • ir em seu perfil;
  • clicar em configurações no canto superior direito;
  • Ir em Configurações e privacidade;
  • Tipo e ferramentas da conta e em Mudar para conta profissional
  • Agora é preciso escolher a categoria que represente a sua empresa e selecionar Empresa.

Pronto! A sua loja no Instagram será criada!

Como configurar uma loja no Instagram?

O primeiro passo para configurar uma loja no Instagram é fazer a ligação entre o seu site de vendas com a plataforma. Sim, para criar uma loja no Instagram é preciso que você tenha um site próprio para vendas. Ele precisa ser seu. Não adianta usar marketplaces pois não irá funcionar.

O segundo passo é conferir se a sua conta do Instagram está conectada a sua conta empresarial do Facebook e você possui acesso ao Gerenciador de Negócios da Meta.

O terceiro passo de como criar sua loja no Instagram é fazer a criação do seu catálogo de produtos. Que pode ser feito dentro do Gerenciador de Negócios. Para isso, siga os seguintes passos dentro do gerenciador:

  • vá no menu lateral e procure pela opção Todas as ferramentas;
  • clique em Gerenciador de comércio (no tópico Vender produtos e serviços);
  • dentro de Ativos, clique em Adicionar conta para adicionar a conta de sua nova empresa;
  • siga o passo a passo da plataforma até chegar na opção Adicionar produtos;
  • lá você terá a opção de adicionar produtos e também fazer a criação de um novo catálogo;
  • confira todas as informações e finalize o processo.

Ao final desse processo você terá uma visão geral da sua loja e poderá adicionar seus produtos, personalizar a sua loja e realizar as configurações finais.

Como divulgar uma loja no Instagram

Para divulgar uma loja no Instagram existem diversas estratégias. E algumas delas são essenciais para o sucesso da sua loja. É sobre elas que iremos tratar aqui.

As principais estratégias para divulgar uma loja no Instagram são:

  • Fazer postagens recorrentes: manter a frequência das postagens faz com que sua empresa tenha maiores chances de ser vista e também faz com que a plataforma entenda que a sua loja tem boa atividade.
  • Utilizar hashtags: a utilização de #hashtags é uma ótima forma de fazer com que o seu conteúdo chegue a um público maior. E até mesmo aumentar as chances de sua publicação viralizar. O uso de hashtags também ajuda a categorizar suas postagens e agregar valor aos seus produtos.
  • Produzir conteúdo que gere engajamento: os algoritmos do Instagram possuem um conjunto de regras para mostrar suas postagens para as pessoas. Uma delas é o engajamento. Postagens com maior engajamento, isso é, que fazem com que as pessoas interajam mais, seja curtindo ou comentando, são postagens que a plataforma vai dar preferência e mostrar para mais pessoas.
  • Utilizar anúncios patrocinados: uma boa forma de divulgar uma loja no Instagram é utilizar anúncios patrocinados. Anúncios patrocinados são postagens que você paga para aparecer para mais pessoas. Essa é uma ótima forma de alcançar novos clientes e divulgar seus produtos.
  • Fazer parcerias com influenciadores: outra ótima forma de divulgar sua loja é fazer parcerias com influenciadores. Com isso você terá a oportunidade de aparecer para toda sua audiência, por um preço que, muitas vezes, é menor do que diretamente com anúncios patrocinados.

Dicas para loja virtual no Instagram

Agora que você aprendeu como criar sua loja no Instagram, fazer todas as configurações e a divulgação dela, é hora de se atentar há algumas dicas de ouro:

poste apenas fotos com boa qualidade;

preencha a biografia da sua loja apenas com informações úteis;

utilize serviços como o Linktr.ee para poder organizar mais de um link em seu perfil;

tenha uma foto de perfil que represente sua empresa com profissionalismo;

faça sorteios e traga mais pessoas para a sua loja;

traga ofertas e descontos exclusivos para seus seguidores;

Uma loja no Instagram pode se beneficiar de muitas estratégias. Não tenha medo de experimentar e utilizar aquelas que mais trazem resultados para você.

Pronto para iniciar a sua loja no Instagram?

Agora que você aprendeu tudo o que precisava saber sobre como criar uma loja no Instagram, é hora de colocar a mão na massa e colocar em prática tudo o que você viu aqui.

Vender pelo Instagram pode ser o que faltava para a sua loja ter ainda mais sucesso. Não perca essa oportunidade!