Como criar catálogo no Instagram? Passo a passo completo!

Aprenda como criar catálogo no Instagram em 5 passos, aumente o poder de alcance da sua marca e potencialize as vendas da sua empresa!

Como criar um catálogo no Instagram? 5 passos principais! 

O passo a passo de como criar um catálogo no Instagram é bastante simples, e requer apenas que sua empresa cumpra com os requisitos da rede social para usar esse serviço, conecte a fanpage do Facebook, e insira os produtos que comercializa por meio do Gerenciador de Negócios da Meta.

Fácil, não acha? Mas você sabe por quais motivos vale a pena criar um catálogo no Instagram? Para responder essa pergunta, apresentaremos alguns dados! 

Segundo a pesquisa Digital 2023, da We Are Social, essa é a terceira rede social mais usada entre os brasileiros, com mais de 113,5 milhões de usuários ativos

Já um levantamento do Opinion Box revelou que 82% das pessoas que usam o Instagram no Brasil seguem alguma marca ou empresa.

O que queremos dizer com esses números? Que o público-alvo do seu negócio, certamente, está nessa rede social. Por isso, se você quer elevar seu volume de vendas, nada melhor do que estar presente nela, concorda?

Assim, além de posts, stories e reels, aprender a como criar um catálogo no Instagram é o segredo para atrair mais clientes e, com isso, vender mais!

Então, siga a leitura deste artigo e confira o passo a passo completo de como utilizar essa incrível ferramenta.

O que é o catálogo no Instagram?

O catálogo do Instagram é uma funcionalidade dessa rede social que permite empresas dos mais variados portes e segmentos cadastrarem os produtos que comercializam, como forma de divulgá-los em uma espécie de loja digital criada e gerenciada dentro dessa plataforma.

Uma informação primordial que você precisa ter antes de aprender como criar um catálogo no Instagram é que as vendas não podem ser feitas por essa rede — pelo menos, não por enquanto. O motivo é que a Meta, dona do Instagram, ainda não disponibiliza meios de pagamento agregados à rede social.

Então, o que acontece com os produtos divulgados e por que, mesmo sem esse recurso, continua sendo interessante divulgar os itens que você comercializa nessa plataforma?

Primeiro, essa solução é gratuita, e considerando o altíssimo poder de alcance do Insta (para os íntimos) essa é uma excelente estratégia. Segundo, o Instagram Shopping, como também pode ser chamado, direciona os interessados para o seu e-commerce, aumentando o número de visitas e estimulando as vendas.

Como funciona o catálogo do Instagram?

Uma vez cadastrados os produtos, esse catálogo funciona da seguinte forma: ao entrar no perfil da sua marca no Instagram, logo abaixo da bio, o visitante verá o botão “ver loja”. 

Clicando sobre, ele será direcionado para os produtos que você inseriu nessa ferramenta. Inclusive, o visitante pode organizar a apresentação das fotos por categoria, ou usar o campo “pesquisa” para ir direto ao item de interesse.

Sobre cada post que o visitante clicar, ele verá a descrição da mercadoria, incluindo preço e outros dados que você julgar interessante apresentar.

Se esse potencial comprador se interessar, basta clicar no botão abaixo da imagem “Ver no site”. Automaticamente, ele será direcionado para a página de venda daquele produto. Incrível, não?

Como criar um catálogo no Instagram?

O passo a passo de como criar um catálogo no Instagram são:

  1. verifique se sua empresa cumpre os requisitos impostos pela plataforma;
  2. conecte sua conta do Instagram à conta do Facebook;
  3. monte seu catálogo de produtos;
  4. finalize o processo ativando o Instagram Shopping;
  5. marque os produtos cadastrados nas suas postagens.

1. Verifique se sua empresa cumpre os requisitos impostos pela plataforma

Para que o Instagram Shopping seja aprovado na sua conta, é preciso:

  • cumprir os Termos de Serviço e demais políticas estabelecidas pela Meta;
  • inserir no Instagram e no Facebook apenas produtos que também estão disponíveis na sua loja virtual;
  • fornecer informações e dados precisos e reais sobre os itens comercializados, incluindo preços e políticas de troca e devolução;
  • usar o domínio do seu e-commerce nas lojas do Instagram e do Facebook;
  • ter uma fanpage no Facebook;
  • ter conta comercial no Instagram (Instagram Business).

2. Crie uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

O Gerenciador de Negócios do Facebook é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela Meta, que ajuda na criação, organização e gerenciamento de anúncios e demais funcionalidades do Facebook e Instagram Business.

Abrir uma conta nesse gerenciador é um passo obrigatório para criar seu cadastro no Instagram. Por isso, providencie essa ativação antes de partir para os passos seguintes.

3. Conecte sua conta do Instagram à conta do Facebook

Com a conta do Gerenciador de Negócios do Facebook aberta, a próxima etapa de criação de cadastro consiste em vincular as contas dessas duas redes sociais (Facebook e Instagram) usando essa ferramenta.

Isso pode ser feito da seguinte forma:

  1. configurações;
  2. mais configurações do negócio;
  3. contas;
  4. contas do Instagram;
  5. adicionar;
  6. conectar sua conta do Instagram;
  7. concluir.

4. Monte seu catálogo de produtos

Você está quase finalizando o processo de criação do seu catálogo de produtos no Instagram! Isso porque este passo consiste em, efetivamente, “subir” os itens que deseja divulgar nessa rede social.

Ainda no Gerenciador de Negócios do Facebook, dê os seguintes cliques:

  1. Gerenciador de Comércio;
  2. começar;
  3. criar catálogo;
  4. começar;
  5. comércio eletrônico;
  6. carregar informações de produtos.

Se sua loja virtual tiver integração com a Meta, você pode fazer isso automaticamente, por meio da opção “conectar uma plataforma de parceiro”. Se não tiver, pode fazer o processo de cadastro dos produtos manualmente. 

5. Finalize o processo ativando o Instagram Shopping

Por fim, para ativar seu Instagram Shopping, basta clicar em “lojas” no Gerenciador de Comércio e escolher a loja criada ou gerar uma nova. 

Em seguida, clique em “avançar” para escolher o método de finalização de venda. O mais indicado é o “finalização de compra em outro site”, pois, dessa forma, seus visitantes serão direcionados para o seu e-commerce.

Feito isso, você só precisa escolher em quais países quer que seus produtos sejam divulgados e enviar seu catálogo para aprovação da plataforma. E é só aguardar o retorno!

Quais os benefícios do catálogo no Instagram?

Viu como é fácil montar um catálogo no Instagram? E como dissemos logo na abertura deste artigo, essa estratégia está cercada de benefícios, e um dos que mais se destaca é o potencial de alcance dessa rede social.

Entre as mais de 2 mil pessoas entrevistadas para o estudo do Opinion Box que mencionamos, 44% já usaram essa rede social para conversar com uma empresa, e 64% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram nessa plataforma.

Inclusive, 59% desses entrevistados estão utilizando, cada vez mais, o Instagram para encontrar os produtos que desejam comprar.

O resultado? Ao usar o Instagram Shopping seus produtos têm muito mais chances de se tornarem conhecidos, gerando mais poder de venda e aumento de lucratividade. 

E aqui vai uma dica extra para potencializar sua estratégia: marque os produtos cadastrados nas suas postagens, aprendendo a como fazer link de catálogo no Instagram.

Essa técnica insere um endereço eletrônico sobre uma imagem que, ao ser clicado, direciona o visitante para o seu e-commerce. Isso é feito facilmente dentro do Gerenciador de Negócio. Não deixe de dar uma conferida!

E para saber que quais outras formas o Instagram pode ajudar sua empresa a crescer, confira estes artigos da a/b lab sobre esse tema, tais como: