Como construir uma identidade visual: Guia prático em 6 passos

Como construir uma identidade visual do zero e dar o primeiro passo para se diferenciar da concorrência  e parar de brigar por preço. Tudo o que você precisa.

Como construir uma identidade visual: 6 dicas para criar a sua

O primeiro passo do processo de como construir uma identidade visual é ter em mente que ela é mais do que um logotipo. 

Logo, é preciso ir além da escolha de fontes e cores que estarão presentes no logo e pensar de forma estratégica durante a construção de uma identidade que realmente reflita a “personalidade” da sua marca.

Isso requer pensamento profundo, uma equipe com fortes habilidades de comunicação e design e uma compreensão clara sobre o propósito do negócio. 

Este trabalho não é fácil, mas é um dos trabalhos mais importantes que qualquer organização pode realizar. Então, é preciso arregaçar as mangas e se dedicar a ele. 

Lembrando, que esse trabalho é mais ágil, eficiente e assertivo, se você contar com uma agência de marketing que te ofereça os profissionais, o suporte e o direcionamento para executá-lo. 

Afinal, estamos falando de pessoas que se prepararam e possuem o conhecimento necessário para usar as informações que você vai compartilhar, a história da sua empresa, seus valores e objetivos, e transformá-los em uma identidade visual que reflita tudo isso. 

Como construir uma identidade visual? 6 dicas práticas

O passo a passo de como construir uma identidade visual para a sua empresa inclui:

  1. Conheça mais sobre sua marca
  2. Considere sua concorrência
  3. Comece a esboçar sua identidade
  4. Escreva o briefing 
  5. Projete seu logotipo
  6. Crie um manual de identidade visual

Continue lendo e conheça as principais dicas para fazer uma identidade visual. 

1. Conheça mais sobre sua marca

Ninguém melhor do que você para conhecer sua empresa, entretanto, além de saber quais produtos ou serviços estão em seu portfólio, para construir uma identidade visual, é preciso ir mais a fundo. 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas perguntas e, ao respondê-las, você terá informações mais claras sobre a personalidade do seu negócio. 

Tenha em mente que, primeiro, é necessário saber quem a sua marca é. Para isso, responda:

  • Qual é a personalidade da sua empresa?
  • Com o que a sua marca se importa? 
  • Como você fala sobre o que você faz? 

Esses são os elementos centrais da marca, e que a identidade visual precisa comunicar.

2. Considere sua concorrência

Construir uma identidade visual tem tudo a ver com a sua capacidade de se diferenciar da concorrência. 

Essa é uma das principais razões para a criação de uma personalidade própria: mostrar para o seu público que a sua empresa é diferente das demais. 

Quando você se diferencia do restante do mercado, a “briga” pelo cliente passa a ir além do preço do produto ou do serviço. 

Portanto, é crucial entender quem é sua concorrência, ponderando informações como:

  • quais são os elementos usados por ela para se apresentar ao mercado;
  • qual é a sua personalidade;
  • quais seus argumentos de venda;
  • como a companhia se mostra visualmente.

Por meio de uma auditoria do concorrente, é viável comparar a sua marca com cada concorrente. Esse trabalho oferece insights surpreendentes.

Nessa etapa, aproveite para avaliar outros elementos, por exemplo:

  • quais cores são usadas;
  • qual é a linguagem utilizada;
  • quais elementos fazem parte do conjunto de marketing usado;
  • tipos de fotos presentes nos anúncios;
  • qual material visual das estratégias de marketing

3. Comece a esboçar sua identidade

A terceira etapa de como construir uma identidade visual continua relacionada ao planejamento do trabalho que virá.

Algumas questões ainda precisam ser respondidas, por exemplo:

  • Quais são as principais características da marca que você deseja expressar por meio da identidade visual?
  • O que você deseja que as pessoas sintam ao “verem” sua marca?

Para essa etapa, considere reunir os stakeholders da marca na mesma sala para ter essas conversas. Os clientes mais importantes, vendedores, profissionais de atendimento e, claro, marketing, têm muito a contribuir. 

Os insights que você obtém dessas conversas o ajudarão a elaborar o briefing criativo que os designers usam para dar vida aos recursos visuais.

4. Escreva o briefing 

É provável que não seja você a pessoa que construirá a identidade visual. Na realidade, recomendamos fortemente que busque ajuda de um profissional, como um designer. 

Com isso, e após concluir as etapas anteriores, você terá as informações necessárias para iniciar o design. 

Comece montando um briefing, o documento detalha as informações pertinentes sobre o que você deseja para a sua identidade visual. Com ele, o profissional terá as informações que precisa para começar a criar.

Mas se você quer se arriscar no processo de como construir uma identidade visual, existem algumas ferramentas que podem te ajudar, entre elas o Canva

5. Projete seu logotipo

O logotipo deve ser único e precisa representar a sua marca, afinal, ele estará presente em todos os lugares nos quais a sua empresa estiver. 

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Para criá-lo é preciso estar atento a algumas questões como:

  • Escolha uma paleta de cores que reflita a personalidade da sua marca. Considere as emoções e associações que diferentes cores podem evocar.
  • Defina uma ou duas fontes que se alinhem com a personalidade da sua marca e que sejam usadas consistentemente em todos os materiais de marketing.
  • Crie elementos gráficos adicionais: além do logotipo, desenvolva outros elementos gráficos que podem ser usados em materiais de marketing, como ícones, ilustrações ou padrões específicos.

6. Crie um manual de identidade visual

Chegamos à última etapa de como construir uma identidade visual: a criação do manual.

Ele é imprescindível para que os elementos da identidade sejam usados corretamente. 

Vale a pena destacar que não basta criar a identidade visual, é preciso saber como usá-la.

Só assim todo o estudo que você fez para chegar aqui valerá a pena.

Se sua equipe começar a usar a identidade sem considerar as diretrizes importantes para cada elemento, dificilmente você conseguirá o reconhecimento que busca no mercado. 

Logo, o manual deve documentar todas as especificações e diretrizes para o uso consistente da identidade visual. Isso inclui:

  • tamanhos de logotipo;
  • espaçamentos;
  • proporções;
  • qualquer outra informação relevante.

O que é identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que representam e identificam uma marca, empresa, produto, serviço ou projeto. Esses elementos visuais são criados com o objetivo de transmitir uma imagem consistente, única e reconhecível, ajudando a construir a personalidade e a presença visual da entidade. 

Com este conceito em mente, e após aprender o passo a passo de como construir uma identidade visual, é fundamental conhecer a importância da identidade visual para cada negócio. 

Ela desempenha um papel crucial na comunicação com o público-alvo, proporcionando uma impressão instantânea e contribuindo para a diferenciação em um mercado altamente competitivo.

Diante de tudo isso, mais uma vez reforçamos a necessidade de ter ao seu lado profissionais habilitados e experientes, que saibam como construir uma identidade visual forte e que se comuniquem bem com o seu público.

Esses profissionais conseguem transformar todos os elementos sobre os quais falamos acima, como personalidade, valores, propósitos e diferenciais, em uma identidade visual capaz de representar a sua empresa. 

A equipe da a/b lab está pronta para te ajudar a crescer e conquistar o mercado, otimizando as ações de marketing para um retorno sobre investimento muito maior. 

Além de construir a identidade visual do seu negócio, nossa missão é criar estratégias de performance que o seu negócio precisa para atrair mais clientes e todas as plataformas. 

Agende uma conversa com nosso time e entenda o que podemos fazer junto com você, para escalar seus resultados.