Como analisar métricas do Facebook Ads? + Dicas de anúncio

Aprenda como analisar as principais métricas do Facebook Ads, o que cada uma significa e aprenda dicas para criar campanhas que convertam.

Como analisar métricas do Facebook Ads? Conheça as principais

Você planeja uma campanha no Facebook, define o conteúdo, cria texto e imagem, publica e investe uma parcela do orçamento de marketing do mês para aumentar o alcance da publicação. No fim da ação, outra já está pronta para ir ao ar. Porém, reparou que os resultados da primeira ainda nem foram analisados?

Pular a análise do anúncio e os resultados alcançados é um erro clássico de quem investe em anúncios digitais. O motivo, muitas vezes, é por não saber como analisar métricas do Facebook Ads

Se você tem essa dificuldade, está no artigo certo, pois explicamos como analisar as métricas do Facebook Ads e dicas de como anunciar na plataforma para obter os resultados esperados com as campanhas.

Continue a leitura e aprenda!

Como interpretar as principais métricas do Facebook Ads?

O primeiro passo para aprender como analisar métricas do Facebook Ads é se familiarizar com o ‘Gerenciador de anúncios’, a área onde os anúncios são criados, monitorados e, por fim, interpretados. 

Cada avaliação é guiada pelo objetivo da campanha, que pode ser: reconhecimento, tráfego, engajamento, cadastros, promoção de app e vendas.

A partir do objetivo do anúncio, outras métricas são disponibilizadas pela plataforma. Veja quais são as principais e o que elas significam:

1. Alcance e impressão

Alcance e impressão dos anúncios do Facebook Ads significam o número total de visualizações únicas de uma campanha e o número de vezes que as pessoas viram o anúncio, respectivamente.

Por exemplo, uma postagem com 2.500 de alcance significa que ele foi visualizado uma única vez por este total de usuários. Se o mesmo anúncio obteve 7.500 impressões, quer dizer que esta foi a quantidade de vezes que a postagem foi exibida. Nesse caso, um mesmo usuário pode ter visto a peça mais de uma vez.  

Essas métricas do Facebook Ads dão a dimensão de quantas pessoas foram impactadas pela campanha. Além disso, ajuda a avaliar se o anúncio está sendo exibido excessivamente, o que pode cansar o usuário.

Uma consequência disso é que o anúncio fica mais caro. Para evitar esse problema, o recomendado é criar regras de automatização para paralisar anúncios que são exibidos com alta frequência. 

Essa opção fica no Gerenciador de anúncios do Facebook > Regras automatizadas > Criar e gerenciar.

2. Taxa de engajamento

Ao analisar métricas do Facebook Ads, é fundamental considerar a taxa de engajamento que são as ações de interação do usuário com a postagem, como reações, curtidas e comentários.

Para as campanhas com objetivo de aumentar o alcance, essas informações são essenciais, pois mostram se o conteúdo gera identificação do público ou não. 

Quanto mais engajamento a publicação consegue, o algoritmo a interpreta como um conteúdo digital relevante e, consequentemente, melhora o alcance. 

Esses dados ficam logo abaixo da imagem do anúncio. E lembre-se de responder os usuários que interagiram para aproximá-los da marca. 

Leia também: 7 benefícios do marketing de conteúdo e como implementar.

3. Taxa de clique

A taxa de clique, a famosa CTR, é definida pela quantidade de cliques (quantas pessoas clicaram no anúncio) em relação às impressões (o número de vezes que o anúncio foi visualizado).

O Facebook Ads calcula a CTR dividindo o número total de cliques pelas impressões e multiplicando o resultado por 100 para mostrar a taxa em porcentagem. A fórmula é a seguinte:

CTR = nº cliques ÷ nº impressões × 100

A taxa de clique mostra a eficácia do anúncio. Um anúncio com alta impressão e baixa CTR, indica que algo está errado. Para evitar que isso aconteça, crie uma proposta de valor clara e use uma frase objetiva para que o usuário não tenha dúvidas sobre a oferta. 

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4. Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra informação importante que você pode extrair aprendendo como analisar métricas do Facebook Ads.

Quando o usuário realiza a ação planejada para a campanha, como efetuar a compra, fazer a assinatura do serviço ou se cadastrar para receber a newsletter da marca significa que ele “converteu”.

O Facebook ainda disponibiliza detalhes da ação, como custo por conversão, que é o valor médio pago por cada conversão, de acordo com o objetivo da campanha que pode ser:

  • finalização de compra iniciada;
  • adição ao carrinho;
  • cadastro;
  • instalação de aplicativo;
  • compra.

Outro dado relacionado é o valor total das conversões, que mostra se a campanha atingiu a meta planejada, por exemplo, a quantidade de adições ao carrinho no site ou o número de ativações do app pretendida.

5. Diagnóstico de relevância do anúncio

O diagnóstico de relevância do anúncio é uma métrica do Facebook Ads que faz a classificação da campanha como abaixo, na média e acima da média, destacando também o status das taxas de engajamento e conversão.

Além disso, informa as causas para um diagnóstico abaixo do esperado e recomendações de melhorias para o anúncio. 

O objetivo de acompanhar essa métrica é identificar anúncios com baixo desempenho que podem ser otimizados para evitar o desperdício nos investimentos de marketing.

Dicas para anunciar no Facebook Ads

Agora que você sabe mais sobre como analisar métricas do Facebook Ads, separamos algumas dicas úteis para anunciar e criar campanhas cada vez melhores, alcançando os resultados planejados para o negócio. Confira!

  • Faça análises comparativas entre campanhas antigas e atuais e verifique se as métricas estão evoluindo e alcançando resultados melhores com as otimizações feitas de uma para outra.
  • Avalie o impacto do anúncio nas conversões e a variação que ocorre durante o período em que a campanha está ativa.
  • Analise os resultados por plataforma (Facebook e Instagram), tipo de aparelho pelo qual as pessoas visualizaram o anúncio e posicionamento do anúncio. Essas informações ajudam a tomar decisões mais embasadas sobre cada detalhe.
  • Use as informações do tópico acima para saber de onde vieram os acessos do seu site ou aplicativo e crie abordagens personalizadas para as plataformas ou tipo de aparelho ou priorize aqueles que geram mais tráfego. 

Qual a importância da análise de métricas das campanhas no Facebook Ads?

A análise de métricas das campanhas no Facebook Ads serve de guia para melhorar as configurações dos anúncios, alinhando-as com o objetivo desejado, além de permitir a otimização enquanto as campanhas acontecem. Dessa forma, o orçamento é bem aproveitado, trazendo o máximo de retorno do investimento.

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