Certificação Google Ads: como conseguir? 3 passos principais

Veja o que é a certificação Google Ads, como obter a sua, quanto custa + as 3 principais vantagens dessa forma de anúncio para a sua empresa.

Certificação Google Ads: o que é preciso fazer para obter a sua?

A certificação Google Ads pode ser definida com um credenciamento profissional, concedido a pessoas físicas que realizaram os devidos treinamentos e testes, e que comprovaram ter o conhecimento necessário para serem reconhecidas como experts nessa plataforma de anúncio, tanto de nível básico quanto avançado. 

Explicando de outra forma, essa certificação é uma constatação dada pelo próprio Google de que uma pessoa é especialista em publicidade on-line, e que tem domínio em trabalhar com as ferramentas para anúncios Ads oferecidas pela plataforma.

Para os profissionais, ter um desses certificados no currículo é extremamente vantajoso, pois mostra credibilidade e comprova aptidão para o gerenciamento de campanhas publicitárias digitais, aumentando o nível de confiança dos contratantes.

Já do ponto de vista das empresas, os principais benefícios que podem ser sentidos são aumento da geração de leads, ampliação da visibilidade da marca e, consequentemente, conquista de mais oportunidades de vendas.

Isso sem falar que a certificação Google Ads ajuda para o negócio se tornar um Google Partner, que consiste no atendimento dos requisitos estabelecidos pelo Google para uma companhia se tornar um parceiro certificado.

Diz se não é bastante interessante? Quer saber onde e como conseguir certificado Google Ads? Basta seguir a leitura deste artigo!

Como conseguir o certificado Google Ads? 3 passos!

Para conseguir a certificação Google Ads, você deve seguir estes passos:

  1. abra uma conta na Skillshop;
  2. escolha as certificações que deseja retirar;
  3. realize as avaliações.

1. Abra conta na Skillshop

A Skillshop é a plataforma de treinamento do Google, na qual estão centralizadas todas as soluções, ferramentas e cursos para quem quer se profissionalizar e atestar conhecimento na área de anúncios Ads.

Os treinamentos são no formato e-learning — isto é, a distância —, e os interessados têm total liberdade para definir o ritmo e os horários de aprendizado e avaliações.

2. Escolha as certificações que deseja retirar

Atualmente, existem 11 certificação no Google Ads disponíveis, que são:

  • rede de pesquisa do Google Ads;  
  • display do Google Ads;
  • vídeo do Google Ads;
  • anúncios do Shopping;
  • apps do Google Ads;
  • métricas do Google Ads;
  • profissionais da rede de pesquisa do Google Ads;
  • profissionais de display do Google Ads;
  • profissionais de vídeo do Google Ads;
  • criativos do Google Ads;
  • aumente as vendas off-line.

Para as empresas que pretendem se tornar parceiras (Google Partner), um dos principais requisitos é ter estas certificações:

  • rede de pesquisa do Google Ads;  
  • display do Google Ads;
  • vídeo do Google Ads;
  • anúncios do Shopping;
  • apps do Google Ads.

3. Realize as avaliações

Após escolher os certificados do seu interesse, é preciso passar pelas avaliações, que é a forma usada pelo Google para atestar que você tem o conhecimento necessário naquele tema.

Você terá 75 minutos para responder as questões de cada certificação que pretende tirar, sendo necessário obter um aproveitamento de 80% para passar. Caso não consiga chegar a esse percentual, é possível tentar novamente após um dia.

Saiba que assim que a avaliação é iniciada, o cronômetro começa a correr, e não há mais como pausá-lo. Se você sair da tela, ou o dispositivo que estiver usando desligar, é necessário esperar um dia para recomeçar a avaliação.

Se achar que precisa se preparar melhor antes de passar por esse teste, na própria plataforma há programas de aprendizado que você pode usar como base para estudo.

Onde fazer a certificação Google Ads?

A certificação Google Ads é obtida na própria central de treinamento do Google, que é a Skillshop, que já mencionamos neste artigo — anteriormente chamada de Academy for Ads.

Para ir direto para as avaliações, é fundamental ter alguma experiência prática nesse tipo de anúncio, assim como é recomendado conhecimento em publicidade on-line e em gerenciamento de diferentes modelos de campanhas do Google Ads.

Caso esteja começando do zero e não tenha essa bagagem, faça primeiro os cursos oferecidos na plataforma.

Quanto custa uma certificação no Google Ads?

A certificação Google Ads é gratuita, assim como os programas de aprendizado, bastando abrir conta na plataforma a partir do seu e-mail do Gmail. A validade é de um ano e, após esse período, é preciso refazer as avaliações.

É interessante você saber também que esses certificados estão disponíveis em 22 idiomas, que são:

  • alemão;
  • chinês simplificado;
  • chinês tradicional;
  • coreano;
  • eslovaco;
  • espanhol;
  • espanhol (América Latina);
  • francês;
  • holandês;
  • indonésio;
  • inglês (EUA);
  • inglês (Reino Unido);
  • italiano;
  • japonês;
  • polonês;
  • português;
  • português (Brasil);
  • russo;
  • tailandês;
  • tcheco;
  • turco;
  • vietnamita.

Quais as vantagens do Google Ads para a sua empresa?

O Google Ads é a plataforma de anúncios on-line do Google. Com ele você cria diversos tipos de propaganda para divulgar sua empresa, tais como rede de pesquisa, rede de display, anúncios no YouTube, entre outros.

As principais vantagens de usar o Google Ads para tornar sua marca, produtos e/ou serviços mais conhecidos na internet são:

  • maior alcance: já que a divulgação dos anúncios é alinhada às pesquisas e palavras-chave usadas;
  • segmentação avançada: que inclui interesses do público-alvo, dados demográficos, comportamento, e outros critérios;
  • facilidade de mensuração: pois a própria plataforma oferece diferentes ferramentas e métricas para acompanhamento e análise dos resultados das campanhas.

Quer explorar ao máximo o potencial do Google Ads? Então, você precisa da ajuda de profissionais! 

A a/b lab é uma agência Google Partner, o que atesta nossa competência e profissionalismo nas estratégias e anúncios que criamos para essa plataforma.

Para saber tudo o que oferecemos para sua empresa, acesse nosso site e entre em contato agora mesmo!