Campanha de pesquisa no Google Ads: o que é, criação + dicas

Entenda o que é uma campanha de pesquisa no Google Ads, para que serve, passos para fazer, vantagens e dicas de otimização.

Campanha de pesquisa no Google Ads: como funciona + dicas de criação

Competir por uma posição e por links no buscador mais utilizado pelos usuários da internet, é um trabalho que exige a elaboração de uma boa estratégia e uma execução ainda melhor. Para complementar o trabalho orgânico, a campanha de pesquisa do Google Ads é um dos tipos mais utilizados pelas empresas.

A taxa de cliques, ou CTR, é extremamente importante para os anunciantes. Na maioria das plataformas, incluindo Google Ads, o indicador auxilia a determinar a classificação do anúncio e o custo por clique.

Por isso, um bom posicionamento é fundamental, pois quanto mais no topo da página de resultados seu site da sua empresa estiver, melhor.

As campanhas da plataforma contribuem para alcançar melhores taxas de cliques, mas precisam ser configuradas corretamente conforme o objetivo desejado.

A rede de pesquisa é uma das opções mais utilizadas pelas empresas na plataforma do buscador. Se você está pensando em investir nesse tipo de campanha, continue a leitura do artigo e confira os principais pontos para a criação e as vantagens de investir.

O que é uma campanha de pesquisa no Google Ads?

A campanha de pesquisa no Google Ads é um anúncio em formato de texto que aparece na página de resultados de busca (SERP) do Google, posicionado na parte de cima ou depois dos resultados orgânicos, destacando-o para os usuários, aumentando a exposição da marca e a quantidade de cliques

A rede de pesquisa do Google é o conjunto de sites e aplicativos referentes à pesquisa em que seus anúncios podem ser exibidos. Além dos canais da empresa, existe uma rede de sites parceiros na qual os anúncios também podem aparecer.

O anúncio mostrado perto dos resultados de busca sempre está relacionado aos termos (palavras-chave) que o usuário pesquisa.

Por isso, os tipos de palavras-chave selecionadas são fundamentais para a campanha obter bons resultados, pois vão fazer com que os anúncios apareçam para quem está interessado na solução ou serviço oferecido. 

Os principais tipos de anúncio nas campanhas de pesquisa são:

  • Anúncios de texto: são a opção mais utilizada pelos anunciantes da rede de pesquisa. São dinâmicos e responsivos e o objetivo é servirem de chamada. O anúncio tem um título principal e ainda permite colocar detalhes, como local e telefone da empresa.
  • Anúncios do Shopping: são anúncios focados em venda, colocando em destaque os produtos foco da oferta conforme a palavra-chave. Pode aparecer tanto na página de resultados de pesquisa quanto em sites parceiros
  • Anúncios gráficos e em vídeo: são anúncios que utilizam imagens personalizadas ou vídeos de ofertas em sites parceiros.

O anunciante não é obrigado a vincular suas campanhas a parceiros. Essa opção pode ser utilizada quando a estratégia considerar que esse alcance trará benefícios.  

Como fazer uma campanha de pesquisa no Google Ads?

O Ads é uma plataforma intuitiva, ajudando bastante, principalmente quem está começando a usar a plataforma. Confira abaixo as principais etapas para criar uma campanha de pesquisa no Google Ads:

1. Criar a campanha e estabelecer o objetivo

Ao abrir o painel do Google Ads, clique no ícone ‘Campanhas’ (é um megafone) e no menu suspenso, selecione ‘Campanhas’. Depois clique no ícone mais “+” para criar uma campanha.

Em seguida, selecione o objetivo entre as opções disponíveis, que são: vendas, leads ou tráfego do site. Na seção “Selecione um tipo de campanha”, defina como “Pesquisa”. É possível adicionar mais informações sobre a empresa em “Selecione como você quer alcançar sua meta”.

Dê um nome para a campanha e continue. Todas essas definições são salvas automaticamente, então não se preocupe.

2. Fazer a configuração da campanha

A configuração é a etapa em que a campanha de pesquisa no Google Ads ganha forma. Por isso, preencha detalhadamente todos os campos. 

Na segmentação, coloque todas as características do público-alvo do anúncio e dedique se deseja incluir os parceiros de pesquisa do Google. Outros detalhes como local e idioma também podem ser incluídos.

Os lances são uma parte importante da configuração por definirem o que você, anunciante, quer que uma pessoa faça ao ver seu anúncio. Vendas ou leads, o foco é conversão. Já o tráfego no seu site, o foco é em cliques.

3. Formar grupos de anúncios

Uma mesma campanha de pesquisa no Google Ads pode conter vários anúncios. Por exemplo, você vende eletrodomésticos. Um grupo de anúncio voltado para “televisão” pode incluir na segmentação palavras-chave, como rack, painel para TV, suporte para TV, entre outras. 

Os grupos podem ser criados manualmente na configuração, chamado de opção ‘Padrão’, ou é possível permitir que o Google use os dados do seu site para segmentar e formar os anúncios, chamado de modo ‘Dinâmico’.

4. Montar os anúncios

Nesta etapa da criação da campanha de pesquisa no Google Ads, você cria o corpo do anúncio, ou seja, o que os usuários vão visualizar. A referência é sempre a palavra-chave. 

Então, crie títulos e descrições atrativas que incluam as palavras-chave do grupo, para garantir o posicionamento adequado. O Google recomenda ter pelo menos três anúncios em cada grupo da campanha.

5. Definir o orçamento

Agora que você já definiu quem verá o anúncio (segmentação) e a ação a ser executada (lances), defina o orçamento que será investido para determinar para quantos usuários ele vai aparecer. 

Existe a possibilidade de incluir um orçamento diário pré-definido pela sua estratégia, sendo a média do que será gasto por dia. O Google dá sugestões baseadas nas configurações, que você pode utilizar ou não. 

Concluída essa etapa, sua campanha está pronta para começar.

Quais as vantagens da campanha de pesquisa Google Ads?

As principais vantagens da campanha de pesquisa são: contribuir para alcançar os objetivos do negócio, seja vendas, tráfego ou lendas, impactar mais pessoas que se buscam pelo seu serviço ou solução e ter acesso a uma ferramenta fácil e intuitiva na estratégia de marketing.

Dicas para otimizar uma campanha de Google ads na rede de pesquisa

Para garantir que todo o investimento de tempo e recursos financeiros dê resultados positivos, a dica é ficar atento às notificações que o Google faz sobre a campanha, baseado nas suas configurações.

Os alertas podem incluir melhorias ou problemas que sua campanha pode ter. Assim, você tem a chance de otimizar a configuração e excluir o que pode prejudicar o desempenho dos anúncios.

Aproveite os recursos adicionais que podem ser incluídos, como sitelink, frases de destaque, ligação, formulários de lead, entre outros para estimular a interação e até aumentar o espaço do anúncio na página. O Google recomenda incluir até quatro recursos.

Por fim, acompanhe o desempenho geral do anúncio para identificar oportunidades de melhorias nos lances, seja ampliando a segmentação de público, orçamento, novas palavras-chave e mais. 

Gostou desse formato, mas achou complexo criar e monitorar uma campanha de pesquisa no Google Ads? Então, este é seu dia de sorte!
Fale com um dos especialistas a/b lab, pois a gente sabe como te colocar em destaque no Google para atingir seu público em cheio e ainda gerenciamos todo o processo.