Entenda o que é black hat no SEO, diferença do white hat, como eliminar os erros do site e evitar as punições que prejudicam o ranqueamento.
Black hat no SEO: o que é e quais práticas eliminar do seu site?
Já tentou pegar um atalho em uma estrada e, no fim das contas, demorou mais tempo do que se tivesse seguido a estrada original? É o que acontece quando em vez de seguir as boas práticas de SEO, você utiliza técnicas de black hat no SEO do seu site.
Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, como o Google, são extremamente afinados e conseguem identificar sites e blogs que tentam enganar o sistema para conseguir ranqueamento sem oferecer conteúdo relevante.
Utilizar técnicas de black hat pode gerar penalizações importantes, como ranquear em posições mais baixas e diminuição do tráfego orgânico.
Neste artigo, explicamos o que é black hat no SEO, a diferença para o white hat, quais táticas devem ser eliminadas das suas páginas e as punições quando são identificadas.
Boa leitura!
O que é black hat no SEO?
O black hat SEO é uma tática que utiliza as técnicas de otimização e ranqueamento, mas de forma a manipular o algoritmo dos mecanismos de busca para conseguir uma evolução rápida na classificação das páginas de resultados e tráfego orgânico. Assim como pegar atalhos na estrada, o black hat não é efetivo em longo prazo.
Essa prática afeta a experiência do usuário, pois ao clicar no link, ele não encontra o que está descrito no meta título e na meta descrição no site.
Além das tags de títulos e descrição que ocultam o real conteúdo, o excesso de palavras-chave é outra tentativa de burlar o algoritmo para ranquear.
Porém, essas ações vão de encontro às diretrizes das plataformas, como Google e Bing, que penalizam os sites que otimizam suas páginas sem realmente oferecer conteúdo de qualidade e ajudar o usuário a encontrar o que precisa.
Planejar o marketing de conteúdo da empresa, executar e alcançar resultados a partir desses esforços é uma tarefa que exige trabalho constante, pois o resultado é construído aos poucos.
Então, nunca use as técnicas de otimização se você não oferecer o prometido apenas para ganhar relevância rápido, pois as perdas não compensam. Mais adiante no artigo explicamos as punições de sites pegos praticando black hat no SEO.
Leia também: O que é conteúdo evergreen, benefícios, exemplos e como criar?
Qual a diferença entre black hat SEO e white hat SEO?
O black hat SEO é a tentativa de burlar o algoritmo dos buscadores, sem entregar valor ao usuário, o white hat SEO é o conjunto de boas práticas de otimização que prioriza a experiência do usuário e entrega conteúdo de qualidade, em formatos variados, com design responsivo e fáceis de compreender.
Os termos são inspirados nos antigos filmes de bangue-bangue nos quais os vilões sempre usavam um chapéu preto e os mocinhos algum acessório branco.
Uma analogia simples de entender para reforçar a importância de jogar dentro das regras para alcançar e manter os resultados da estratégia em longo prazo.
SEO black hat: como eliminar da sua página?
Agora que você sabe o que é black hat no SEO, vamos para próxima etapa: eliminar das páginas do seu site as seguintes práticas:
1. Palavras-chave em excesso
A repetição indiscriminada de palavras-chave em um conteúdo prejudica o ranqueamento. Um dos motivos é que o texto perde a fluidez e a naturalidade, o que torna a leitura desagradável para os visitantes.
Em um texto de blog de 1.000 palavras, por exemplo, a recomendação é repetir a palavra-chave principal entre seis e oito vezes. Para enriquecer o texto, utilize palavras-chave secundárias.
Quem comete esse erro de black hat no SEO tem a intenção apenas de garantir o número de ocorrências recomendado, mas a palavra-chave não está distribuída em um texto bem escrito. Invista em conteúdo útil e limpe textos com excesso de repetição.
Dica: use o plugin Yoast para analisar os texto e as páginas do site e identificar quais precisam ser otimizadas
Leia também: 7 ferramentas de SEO para empresas + dicas de otimização.
2. Conteúdo oculto
A ocultação de conteúdo é outra prática considerada black hat no SEO, pois o dono do site otimiza alguns detalhes da página para ranquear, mas oculta esse texto colocando da mesma cor do fundo do site para que ele não apareça.
O texto que fica disponível, entretanto, não entrega aquilo que o usuário busca, o que é bastante frustrante. Essa é uma técnica muito usada por sites de spam.
3. Redirecionamento tendencioso
O redirecionamento é um recurso que permite levar o usuário para a página correta quando a URL de um artigo de blog ou página do site muda, ou é atualizada.
Porém, no black hat SEO, o redirecionamento em vez de levar para a página que apareceu no resultado da pesquisa, abre uma página completamente diferente da esperada pelo usuário. Dessa forma, quem ganha tráfego e autoridade é a página sem conteúdo.
O redirection é um plugin essencial para qualquer site, pois evita os fomo ‘Erro 404’ de página não encontrada, algo que deve ser evitado, pois praticamente expulsa o usuário do site.
4. Conteúdo que não agrega valor
O objetivo do marketing de conteúdo e do SEO é levar conteúdo qualificado para os usuários, ajudando a encontrar um produto ou esclarecer uma dúvida.
Para isso, invista na criação de conteúdo original e de valor para seu público-alvo, e nunca copie materiais de outros sites, pois os algoritmos dos buscadores reconhecem as cópias e o site é penalizado.
Leia também: Quais são os pilares do marketing de conteúdo?
5. Dados estruturados incorretamente
Os dados estruturados são uma forma de destacar o conteúdo do site nas páginas de resultados, o que contribui para gerar mais cliques e tráfego.
Porém, montar o conteúdo apenas para simular essa formatação, como explicação de conceito, lista de dicas ou passo a passo para fazer uma tarefa, sem realmente aprofundar o conteúdo, é considerado black hat SEO.
Organize sua equipe para avaliar quais conteúdos estão muito pequenos e invista na criação de conteúdo para evitar punições.
Punições para sites que praticam black hat no SEO
As principais punições para sites que são pegos praticando black hat SEO são:
- perda de posições no ranqueamento;
- diminuição de relevância do site (pagerank);
- redução do tráfego orgânico;
- limitação no posicionamento de novos conteúdos e materiais;
- banimento do site.
Não existe um número de irregularidade mínimo ou máximo para gerar uma punição. Ela pode acontecer e o site deverá identificar e corrigir o erro o mais rápido possível.
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