Conheça a sua concorrência e as campanhas de marketing que ela está criando! Desvende o que é e como usar a biblioteca de anúncios do Facebook
Biblioteca de anúncios do Facebook: o que é e como usar? Guia
Ter acesso a informações sobre o mercado, clientes e, claro, sobre a concorrência tende a levar uma empresa a excelentes resultados estratégicos. E é, justamente, esse o objetivo da biblioteca de anúncios do Facebook.
Na verdade, a ferramenta foi criada pensando em ampliar a transparência em relação aos anúncios criados por políticos, que poderiam interferir nos resultados das eleições por todo o mundo.
Contudo, sua função original, atualmente, representa apenas uma parte dos benefícios que o recurso pode oferecer.
Na prática, a biblioteca de anúncios do Facebook possibilita que as empresas tenham acesso a informações que a auxiliem a:
- visualizar as ações de marketing da concorrência;
- analisar as tendências;
- buscar referências do mercado e mais.
Para que você possa encontrar e usar todas essas informações, é essencial começar respondendo a uma pergunta básica: o que é biblioteca de anúncios do Facebook?
O que é biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook ou biblioteca de anúncios da Meta é uma central que reúne informações sobre todos os anúncios ativos e inativos que circulam ou já circulam pelas plataformas que fazem parte do grupo. A biblioteca tem o objetivo de aumentar a transparência da publicidade no Facebook.
Nesse sentido, ela oferece aos usuários uma maneira simples de entender como os anúncios são segmentados e exibidos para diferentes públicos dentro do Facebook ou Instagram.
Logo, a ideia da funcionalidade é permitir que qualquer pessoa visualize e pesquise por anúncios criados no Facebook Ads. Para isso, é possível usar qualquer termo, nome ou página no campo de busca e ter acesso a muitos dados importantes.
Por exemplo, ao acessar o recurso você pode pesquisar por um anunciante e visualizar todos os anúncios ativos da página dele.
Essa é uma boa solução para quem quer entender mais sobre a estratégia de marketing nas redes sociais usada por um concorrente.
Afinal, ao visualizar os anúncios ativos de uma página, você terá acesso a dados como o criativo (imagem ou vídeo) e o textos usados no anúncio.
Nesse sentido, em busca de oferecer informações relevantes para anunciantes e para o público, a biblioteca de anúncios do Facebook permite que qualquer pessoa tenha uma visão abrangente das campanhas que estão “no ar”.
A análise é ainda mais completa porque o sistema gera um relatório que pode ser baixado e avaliado por você e por sua equipe, em detalhes.
Como acessar a biblioteca de anúncios do Facebook?
Para acessar a biblioteca de anúncios você só precisa do link da plataforma. Para isso, é possível, por exemplo, clicar em Facebook Ads Library.
Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?
Para usar a biblioteca de anúncios do Facebook é preciso:
- Acessar a biblioteca de anúncios em https://www.facebook.com/ads/library.
- Selecionar um país.
- No menu “Categoria de anúncio”, escolha “Todos os anúncios”.
- Digite o que está procurando.
- Selecione “Ver detalhes do anúncio” para encontrar os dados que busca.
Existem outras opções para uma pesquisa dentro da biblioteca de anúncios do Facebook, por exemplo, você pode fazer uma pesquisa usando o nome de um concorrente para visualizar os anúncios ativos veiculados pelas páginas dele.
Com isso, você terá acesso aos dados como:
- a mídia (criativo);
- o texto da campanha.
Também é possível filtrar sua pesquisa selecionando algumas características como:
- país;
- impressões, assim você verá quais anúncios receberam mais impressões durante um período específico;
- mídia, dessa forma é possível analisar quais anúncios foram exibidos no Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network da Meta;
- palavra-chave.
Após a pesquisa e a aplicação de filtros, você verá uma lista de anúncios que correspondem aos critérios definidos. Então, clique em qualquer anúncio listado para ver mais detalhes sobre ele, como:
- data de início da veiculação;
- valores investidos;
- em quais plataformas da Meta o anúncio foi exibido (Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network da Meta);
- algumas métricas relacionadas à campanha e ao público.
Vale a pena destacar que a biblioteca de anúncios do Facebook é uma ferramenta pública, então você não precisa de uma conta de anúncios para acessá-la.
No entanto, a quantidade de informações disponíveis pode variar com base nas políticas e regulamentações locais, bem como nas configurações de privacidade dos anunciantes.
Leia também: Como funciona o Facebook Ads: guia para montar seu anúncio
O que o relatório da biblioteca de anúncios diz sobre as campanhas?
Como dissemos acima, ao acessar a biblioteca de anúncios do Facebook, você terá acesso a um relatório com informações valiosas sobre as campanhas da página que você deseja avaliar, mas, afinal, quais são esses dados?
Na lista de métricas que podem ser acessadas a partir do relatório estão:
- o valor total estimado que cada anunciante gastou desde o início da biblioteca ou desde a data da criação do primeiro anúncio até o final da semana selecionada;
- o número total de anúncios que esse anunciante tem;
- o valor total estimado que cada anunciante gastou na semana selecionada;
- o número total de anúncios que o anunciante tem na biblioteca dentro do período que você escolheu analisar;
- os termos mais relevantes pesquisados por semana e mais.
Com esses dados em mãos é hora de aprender com a concorrência, a partir da análise das estratégias e resultados alcançados por eles.
De fato, esse deve ser um dos seus principais objetivos ao analisar os relatórios da biblioteca de anúncios do Facebook.
Como vimos, é possível usar o recurso para identificar quais tipos de anúncios estão sendo criados por concorrentes, por exemplo.
Além disso, você descobre o montante de investimento financeiro feito por eles e ainda tem a chance de encontrar uma lacuna no planejamento e aproveitá-la para crescer e melhorar os números de seus anúncios.
Você ainda pode usar a biblioteca para avaliar tendências em termos de:
- copywriting;
- estratégias de conteúdo;
- uso de imagens estáticas e vídeos;
- estratégias de marketing;
- etapa do funil de vendas.
Tudo isso com base no que está sendo feito por empresas que possuem um público ou produto similar ao seu.
Lembre-se que a ideia não é copiar o que está dando certo, mas se inspirar e encontrar oportunidades a partir da observação em relação às ações que estão sendo usadas por várias organizações.
Em suma, aprender como usar a biblioteca de anúncios do Facebook vai te colocar diante de números e insights valiosos sobre como as empresas estão segmentando seu mercado.
A partir disso, e de seus objetivos e planejamento estratégico, você deve buscar ações para manter a competitividade de mercado e ganhar ainda mais espaço no setor.
Entretanto, como você deve saber, ter acesso a dados como estes é apenas um passo rumo à criação de uma estratégia de marketing de sucesso.
Para escalar seus resultados, apresentamos a a/b lab, uma agência de marketing especializada no digital, capaz de impulsionar seus números e realmente atrair novos clientes usando as redes sociais e outras soluções.
Para entender como podemos nos tornar seu braço direito, entre em contato com o nosso time e agende uma conversa.