Backlinks para SEO: como eles te levam ao 1º lugar do Google?

Aprenda o que é e como aplicar a tática de backlink para SEO, uma estratégia essencial para aumentar o alcance e o tráfego orgânico do seu site.

Backlinks para SEO: o que é, importância e 5 ações essenciais

Entender o que é backlink no SEO é uma das etapas mais importantes de uma estratégia de indexação e ranqueamento de uma página nos resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google.

Isso porque o backlink funciona como um apoio à credibilidade e autoridade do seu site e do seu conteúdo. 

Esses são critérios importantes, que ajudam o algoritmo do Google a compreender que a sua página é confiável e oferece boas informações.

Logo, especialistas de SEO devem focar, não apenas na produção de conteúdo interno, por meio da atualização do site e do blog, mas também na divulgação em outros canais. 

Nesse cenário, existem diferentes estratégias que podem ser usadas visando aumentar a relevância da sua plataforma. 

É sobre isso que falaremos sobre elas ao longo deste artigo. Contudo, antes, é preciso entender o que são backlinks no SEO.

O que são backlinks em SEO?

Backlinks são links que apontam de um site externo para o seu próprio site. Eles também são conhecidos como links de entrada ou links externos. No SEO, os backlinks indicam relevância e autoridade. Páginas com um alto número de backlinks tendem a ocupar boas posições no resultado de uma pesquisa Google.

Os backlinks dizem para o Google, que o conteúdo é valioso, confiável e útil.

Afinal, por que alguém incluiria um link para um material de outro site se ele não fosse relevante para o usuário? 

Nesse cenário, a quantidade de backlinks que uma página recebe (ou seja, o número de vezes que o link dela é incluído em sites externos) é importante, porque funciona como se mais canais confirmassem a qualidade do seu conteúdo. 

A qualidade da página de origem do backlink

Entretanto, mais importante do que o volume de links recebidos, é a qualidade da origem deles. 

Ou seja, é preciso que os sites que colocam o backlink para o seu site, também tenham autoridade. 

Isso faz sentido, porque a relevância da fonte de uma recomendação faz diferença na sua importância. 

Em outras palavras, se você recebe um backlink de um portal de notícias importante, com autoridade de domínio, o impacto dele em seu resultado de SEO é maior do que se você recebe a mesma indicação de uma plataforma sem histórico ou volume de acessos.

Pense no seu dia a dia fora da internet, se você estiver procurando por uma pós-graduação em mídias sociais, é provável que a indicação do seu chefe seja mais relevante do que a do seu primo que formou em medicina, correto? 

Um processo similar acontece com o algoritmo do Google, que considera a autoridade da plataforma de origem do backlink ao pontuar a relevância da página de destino. 

É importante dizer que existem muitos critérios que vão considerar um site como uma fonte confiável, entre eles o alinhamento dos assuntos. 

Por exemplo, se você tem uma empresa que trabalha com moda e recebe um link de um portal de notícias sobre o assunto, a relevância dessa linkagem é maior do que se você recebe um backlink de um portal de jogos online.

Logo, um site pode ser mais ou menos relevante conforme os nichos de mercado se aproximam ou afastam.

Leia também: O que é SEO e para que serve: MANUAL de boas práticas 🥇

Qual é a importância dos backlinks SEO?

A importância central dos backlinks para o SEO está no fato de que quanto maior e melhor a quantidade e qualidade dos links recebidos por uma empresa, maior tende a ser a classificação da página, nos mecanismos de pesquisa.

Esse impacto é tão relevante que, segundo especialistas do Google, ele é um dos dois principais fatores de classificação, junto com o conteúdo. 

Ao te ajudar a ganhar posições nos resultados de busca, a linkagem externa gera outros resultados positivos como:

  • aumento da autoridade;
  • reconhecimento da marca;
  • maior tráfego orgânico nas páginas da empresa e mais. 

Contudo, como dissemos acima, existem melhores e piores fontes de backlinks e estar atento a isso é essencial.

Esse alerta é importante porque existem páginas que podem prejudicar a sua marca. 

Na prática, quando sites de baixa qualidade incluem um link do seu conteúdo, isso pode ter um efeito negativo no seu ranqueamento. Por isso, esteja atento em relação aos canais que mencionam seus materiais.

Se você está se perguntando sobre como descobrir a autoridade de domínio de um site, nossa indicação são duas ferramentas: MozBar e o Website Authority Checker.

Estratégias de backlinks para SEO

Agora é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo o que falamos até aqui, em prática. 

A seguir, listamos as principais estratégias de backlink para SEO, ideais para quem está começando a implementar essa tática, em busca de mais tráfego orgânico.

Confira! 

Encontre oportunidades de guest post

Guest post é um termo inglês que traduzido significa “conteúdo convidado”, o que diz muito sobre o que ele é na prática. 

Afinal, estamos falando de uma estratégia de marketing em que uma empresa cria e oferece conteúdo a um blog ou site de terceiros.

É como se a sua empresa fizesse uma participação especial no blog ou site de outra marca, por meio de um material produzido por você. 

Nele, é possível inserir alguns links que levam os leitores do blog parceiro para as suas páginas, gerando, assim, backlinks. 

O material não deve ser comercial, nem cheio de links. Compartilhe informação relevante e inclua de 2 a 3 links para o seu site.

Faça uma pesquisa de canais que recebem o perfil de público semelhante ao seu, mas que não seja concorrente e proponha uma parceria.

Lembre-se de avaliar a qualidade do portal, ok?

Faça parceria com influenciadores 

Influenciadores que possuem canais de comunicação ativos e se relacionam com pessoas que atendem ao perfil de cliente ideal da sua marca são bons parceiros. 

Uma sugestão de ação envolvendo esse tipo de profissional é enviar seus produtos ou oferecer serviços gratuitamente e solicitar que eles compartilhem em suas redes sociais uma avaliação positiva sobre o que acharam do seu trabalho. 

Em outras situações, será necessário contratar o influenciador, realizando a tradicional parceria paga. Nem sempre a permuta funciona.

Mais uma vez é essencial que você tire o tom comercial desse tipo de estratégia, e priorize a produção de conteúdo relevante. 

Crie conteúdo visual envolvente

O conteúdo visual, como infográficos, ajuda na compreensão das informações e gera um grande interesse de compartilhamento. 

Logo, esse tipo de ação está na lista de boas estratégias de backlink para SEO, afinal, as imagens são facilmente usadas em outras páginas, que citam sua empresa como a criadora do material. 

Por isso, sempre que possível, desenvolva imagens interessantes e que abordem assuntos que podem ser melhor trabalhados com a ajuda de imagens. 

Lembre-se, nem todo mundo tem acesso a designers, então você pode aproveitar e gerar as imagens que todos vão usar.

Grave conteúdo em vídeo

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, a produção de vídeo é uma boa estratégia de SEO

Algumas pesquisas, apontam que os posts com vídeos ganham mais backlinks e têm um aumento de 157% no tráfego de busca.

Por isso, não perca a oportunidade de conquistar todos esses acessos e indicações. 

Tenha o seu próprio blog

Estudos como o da Hubspot, indicam que marcas com blogs atraem 97% mais backlinks e não é difícil entender a razão disso, uma vez que esse é o espaço no qual a produção de conteúdo relevante, geralmente, se concentra. 

Além de ter mais informação para ser compartilhada por outros canais, o blog recebe um com fluxo constante de assuntos novos, algo que os mecanismos de busca valorizam.

Agora você já está pronto para dar mais esse passo em sua estratégia. Lembre-se que essa é apenas uma parte de todo o planejamento que deve ser bem organizado.

Sim, um plano de SEO demanda muito conhecimento e atenção a uma série de áreas como:

  • marketing de conteúdo;
  • seleção correta de palavras-chave;
  • otimizações de recursos internos e externos ao site;
  • cuidado com aparatos técnicos essenciais e mais.

Tudo isso em conjunto leva ao aumento do tráfego orgânico no seu site, ampliando suas chances de conversão. 

E se você quer melhorar as chances de ocupar o primeiro lugar no Google, te convidamos a conversar com um dos especialistas de marketing e SEO da a/b lab. Estamos prontos para criar estratégias que o seu negócio precisa.