Aprenda o que é storytelling. Conheça técnicas e exemplos

Vamos te ensinar o que é storytelling com tudo aquilo que é importante levar em consideração. Desde as estruturas mais comuns aos exemplos.

O que é storytelling? Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Você pode até estar se perguntando o que é storytelling, mas é bem provável que você mesmo já tenha se utilizado dele em algum momento. Ficou um pouco em dúvida?! Não fique!

O storytelling nada mais é do que a arte de contar uma história. Contar uma história que seja marcante, de alguma forma, a seu público. Saber como contá-la para que ela atinja um objetivo pré-determinado por você. Seja ele uma emoção, identificação ou até mesmo conexão.

O termo storytelling ficou famoso com o livro “O herói de mil faces” de Joseph Campbell, onde ele apresenta a técnica que ele chama de “jornada do herói”. 

Na famosa técnica da jornada do herói, de forma resumida, temos um personagem que se vê diante de um chamado ao qual, normalmente, é recusado em um primeiro momento, mas que acaba sendo aceito; a partir daí ele se vê passando por diversas provações e momentos em que tudo parece perdido. E é aí que ele renasce e vence seu desafio, se consagrando o herói.

É bem provável que você tenha se lembrado de diversas histórias em que essa estrutura de storytelling estava presente, não é mesmo?!

O storytelling é muito mais que uma narrativa, ele é uma forma de contar histórias que busca conquistar o público. Um bom storytelling é aquele que te ajuda a atingir os objetivos de sua mensagem.

E para que você tenha sucesso, você precisa aprender o que é storytelling, as estruturas conhecidas, técnicas e claro: exemplos de storytelling. Para isso, elaboramos este com os seguintes tópicos:

  • O que é storytelling
  • Quais são as estruturas de storytelling mais famosas

Portanto, siga com a gente e aprenda o que é storytelling e tudo o que ele pode fazer por você.

O que é storytelling

O storytelling é o termo como chamamos o conjunto de técnicas por trás de uma história. A partir dele você irá definir não só a estrutura, mas também os objetivos, público-alvo e até mesmo a emoção que você deseja passar, além de diversos outros componentes que vão fazer com que sua história possa ser bem recebida.

Para que você tenha um storytelling de sucesso, é preciso que você se atente aos seguintes cuidados:

  • defina um objetivo: o objetivo é aquilo que você deseja alcançar com a sua história. Ele precisa ser o seu ponto de conquista. Tenha sempre ele em mente durante a produção de sua história;
  • escolha seu público-alvo: a escolha do público-alvo é tão importante quanto o seu objetivo. Saber para quem você está passando a mensagem vai te ajudar a saber como criá-la;
  • defina a estrutura do storytelling: a estrutura do storytelling é o ponto mais conhecido da estratégia. É ela quem dita a narrativa e como ela será apresentada ao público;
  • pense na emoção que você quer despertar: histórias têm o poder de despertar muitas emoções. Seja conexão, alegria ou até mesmo terror (como em diversos livros e filmes). O mais importante é que a emoção precisa se relacionar com o seu objetivo inicial;
  • use o tom apropriado: a utilização do tom apropriado tem relação direta com o seu público-alvo. Pense que sua história precisa se comunicar com aqueles que a estão recebendo.

Tudo isso são técnicas de storytelling que servem como base para criação de suas histórias. Mas, vamos conferir um pouco mais sobre as estruturas de storytelling que é um ponto primordial.

Quais são as estruturas de storytelling mais famosas

As estruturas de storytelling são os pontos mais comentados quando o assunto é storytelling. E não é para menos. Quando conhecemos algumas estruturas e percebemos que elas estão em toda parte, é comum ficarmos relembrando obras e reconhecendo cada uma delas. 

Separamos algumas estruturas e exemplos de storytelling. Algumas das estruturas de storytelling mais famosas são:

  • a jornada do herói (monomito): como vimos no início deste texto, esta técnica de storytelling é uma das mais famosas e está em quase todas as histórias épicas. O personagem principal é chamado a uma aventura, passa pela recusa inicial, um mentor, desafios, clímax e a coroação de seu heroísmo;
  • estrutura de três atos: essa técnica de storytelling também é muito famosa e consiste em dividir sua história em um ato introdutório, um ato de desenvolvimento e um de conclusão;
  • volta por cima: em um storytelling de volta por cima, vemos um personagem que começa sempre por baixo, sofrendo tudo o que se possa imaginar e quando você menos espera ele encontra forças para dar a volta por cima e sair vencedor daquilo que está fazendo ele sofrer;
  • flashback: essa é a técnica de storytelling onde você inicia sua história a partir do final da narrativa, para só depois retroceder no tempo e explicar os eventos que culminaram naquilo. Criando suspense e despertando a curiosidade do público;
  • história não linear: uma forma de contar histórias sem ordem cronológica, fazendo com que o público precise conectar os pontos e entender o que está acontecendo, criando mistério e expectativa.

Entre os mais famosos exemplos de storytelling que utilizam essas técnicas estão:

  • O rei leão [jornada do herói]
  • Duro de Matar [estrutura de três atos]
  • Gênio Indomável [volta por cima]
  • Amnésia [flashback]
  • O Sexto Sentido [história não linear]

Aprendeu um pouco mais sobre o que é storytelling?

Será que ler tudo isso sobre o que é storytelling te despertou alguma vontade de escrever sua própria história?! Esperamos que sim! Principalmente depois de ler estes exemplos de storytelling de peso!

Para criar histórias é preciso prática, e prática só se ganha colocando a mão na massa! Portanto, pegue tudo isso que você aprendeu aqui e comece já a experimentar. Comece por uma história simples, e aos poucos vá colocando mais elementos. Essa é uma boa forma de começar.