Aprenda o que é régua de relacionamento e como fazer

Confira o que é régua de relacionamento, como fazer, qual o seu objetivo e importância para empresas de todo o tipo. Um guia prático!

Aprenda o que é régua de relacionamento e como fazer, neste guia completo!

Aprender o que é a régua de relacionamento e como fazer te ajuda a se comunicar melhor com seus clientes, aumentando a proximidade entre vocês e reforçando as estratégias de marketing da sua empresa.

Em um mercado cada vez mais competitivo, fidelizar clientes e gerar vendas recorrentes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Nesse contexto, a régua de relacionamento surge como uma ferramenta estratégica poderosa para empresas que desejam construir relacionamentos sólidos e duradouros com seu público.

Imagina ter um mapa do tesouro que te guia na jornada do cliente, desde o primeiro contato até a fidelização? Essa é a ideia por trás da régua de relacionamento. Ela serve como um guia que te ajuda a se conectar com o seu público de forma relevante e personalizada.

E para falarmos um pouco mais a fundo sobre o que é régua de relacionamento e como fazer, escrevemos este artigo.

Falaremos aqui sobre seus benefícios para empresas de todos os portes e setores, e as etapas essenciais para sua criação e implementação. Abordaremos também sua importância nas diferentes etapas da jornada do cliente.

Para facilitar a sua leitura dividimos este conteúdo da seguinte forma:

  • O que é régua de relacionamento
  • Qual o objetivo da régua de relacionamento
  • Como fazer régua de relacionamento
  • Importância da régua de relacionamento

Então, siga com a gente e aprenda tudo sobre régua de relacionamento, como fazer e muito mais.

O que é régua de relacionamento

Uma régua de relacionamento é um conjunto de estratégias e práticas que formam um guia estratégico, usado para gerenciar e cultivar o relacionamento com seus clientes ao longo de cada etapa de sua jornada. A ideia é ajudar empresas a manterem contato com seus clientes de forma relevante e consistente, fornecendo valor continuamente, construindo lealdade à marca.Conforme veremos a seguir.

Qual o objetivo da régua de relacionamento

O objetivo da régua de relacionamento é cultivar e manter relações sólidas e duradouras com seus clientes, ao longo do tempo. Esse objetivo envolve se comunicar adequadamente em todas as etapas da jornada de compra e ir além da comunicação básica, criando uma conexão duradoura.

Com isso, alguns objetivos finais poderão ser sentidos em sua empresa, como:

  • fidelização de clientes;
  • aumento das vendas;
  • melhoria da experiência do cliente;
  • fortalecimento de marca;
  • otimização de tempo e recursos.

Veremos então como fazer a régua de relacionamento para sua empresa.

Como fazer régua de relacionamento

Aprender como fazer a régua de relacionamento vai facilitar muito a sua comunicação com seus clientes. Facilitando o seu trabalho, principalmente ao utilizar automatizações para a realização destas tarefas.

Para fazer régua de relacionamento é preciso que você siga estes 3 passos:

  1. Definir quem é o seu cliente (ou persona)
  2. Fazer um mapeamento de sua jornada de compra
  3. Criar conteúdos estratégicos para cada etapa da jornada de compra

1. Definir quem é o seu cliente (ou persona)

Antes de mais nada, é fundamental entender quem é a sua persona, ou seu cliente ideal. Quais suas necessidades, preferências e comportamentos?! Entender e conhecê-lo a fundo vai te ajudar a personalizar suas abordagens de comunicação e interação.

2. Fazer um mapeamento de sua jornada de compra

Mapeie os diferentes pontos de interação entre sua empresa e seus clientes ao longo do seu ciclo de vida, da aquisição à fidelidade e recompra. O mais comum é fazer essa comunicação por e-mail.

Você provavelmente já recebeu um e-mail de alguma loja agradecendo seu cadastro em seu site, ou lhe enviando um desconto, ou mesmo um incentivo para voltar a comprar.

Todos esses e-mails foram planejados em uma régua de relacionamento e enviados de acordo com a etapa da jornada de compra que você estava.

3. Criar conteúdos estratégicos para cada etapa da jornada de compra

Após identificar a jornada de compra de seus clientes, é hora de definir o canal de contato (ou os canais) e criar suas mensagens de acordo com a etapa da jornada de compra que seu cliente estiver.

Seja ele um lead em topo ou fundo de funil, sua mensagem precisa fazer sentido com o momento em que ele se encontra. Por isso é tão importante conhecer bem a sua persona.

Importância da régua de relacionamento

A importância da régua de relacionamento se dá em diversos aspectos como planejamento da sua comunicação, padronização e automação. Principalmente, ao se comunicar com dezenas ou milhares de clientes. Sua comunicação precisa ser rápida, direta e eficaz.

Além disso, a importância da régua de relacionamento também se dá pelos benefícios que ela pode trazer para sua empresa, como:

  • aumento nas vendas e consequentemente na receita;
  • melhorar a experiência do cliente;
  • otimizar padronizar a comunicação da sua empresa;
  • fortalecer sua marca;
  • fidelizar seus clientes;
  • incentivar a recompra e muito mais.

Pronto para criar a sua própria régua de relacionamento?

Agora que você já aprendeu o que é régua de relacionamento, como fazer e muito mais, que tal começar a criar uma para sua empresa?

Uma régua de relacionamento bem planejada e implementada não apenas fortalece os laços entre sua empresa e seus clientes, mas também vai contribuir significativamente para o sucesso e crescimento do seu negócio no longo prazo.